Como lidar com a vaidade de forma saudável?- Por Ju Bueno

Você sabia que é possível encontrar sua melhor versão com a vaidade? Mas, para isso, é preciso obter a dosagem certa dessa característica.

Afinal, existem linhas muito tênues entre aquilo que é saudável e o que é exagerado e destrutivo. Assim, devemos optar por sempre estimular em nós aquilo que nos edifica.

A vaidade possui diversas definições, e desde tempos antigos ela é assunto de livros históricos importantes, e até mesmo religiosos.

Ou seja, a vaidade existe desde muito tempo, e com toda essa trajetória, devemos aprender com ela o que é melhor para cada um de nós e a sociedade.

Dessa forma, escrevo este texto para elucidar um assunto que é tão recorrente nos tempos atuais. Em épocas em que todos querem se destacar, vamos aprender como ser vaidoso de uma maneira agradável.

A seguir, algumas explicações sobre o assunto. Leia o artigo com mente e coração abertos para aprender um pouco mais.

Encontre sua melhor versão: o que é a vaidade?

Você sabe como lidar com a vaidade? Talvez, o primeiro passo seria entendê-la. Para tanto, trouxe algumas definições que explicam alguns sentimentos quando lidamos com ela.

Existem vários sites que trago para iniciar o debate:

  • Segundo a Wikipedia, a vaidade é uma preocupação excessiva com nossas próprias habilidades, e do quanto nós aparentamos bons para os demais;
  • Por conseguinte, no site Dicio, ela é característica daquilo que é vão e vazio, além de oferecer uma aparência enganosa sobre alguém;
  • Já no site Significados, a vaidade seria uma preocupação excessiva com a aparência, com intuito de atrair admiração e elogios de outras pessoas;
  • Por fim, de acordo com a Bíblia, essa característica é algo que engana, e ademais, leva à idolatria e ostentação.

No geral, percebe-se que as definições são, em geral, negativas. Entretanto, será possível viver sem um resquício de vaidade?

Por isso, perguntei-me várias vezes como utilizá-la de maneira saudável e estimulante. Hoje, percebo que isso é plenamente possível. Vejamos.

Como lidar com a vaidade?

Você já ouviu falar que “a diferença entre o remédio e o veneno está na dose”? Essa frase, do médico e físico Paracelso, ressalta muito bem o que tenho para explicar.

A vaidade, quando bem dosada, pode motivar você a ser alguém diferenciado e de destaque. Certamente, ela pode servir para alcançar metas.

Desse modo, digo que esse traço da personalidade, quando nulo, talvez possa torná-lo alguém com dificuldades nessa sociedade em que vivemos.

Não existe nada de errado em ser melhor. Você só precisa manter o equilíbrio pessoal, e não esquecer de obter humildade e empatia.

Acima de tudo, não seja movido apenas pela opinião dos demais. Assim, digo que é muito importante trabalhar o autoconhecimento para uma vida mais plena.

Com isso, se você se interessou pelo tema, e quer saber sobre outros assuntos relacionados, contrate-me para uma palestra inspiradora, de acordo com suas demandas.

As palestras de Ju Bueno são dinâmicas e especiais

Ju Bueno é Coach e um fenômeno corporativo. Multifacetada, aborda temas de maneira impactante e sempre desperta o melhor em seu público. Por isso, visite o perfil de Ju Bueno e a contrate para uma palestra!

 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes