Como destravar o poder de engajamento dos colaboradores em seu negócio? – Por Isabella Barros

O engajamento dos colaboradores é um assunto de suma importância para qualquer empresa, e ele diz muito sobre as lideranças daquele ambiente.

Afinal, um bom líder é capaz de motivar e inspirar aqueles que o rodeiam, assim como o contrário também é possível, quando o gestor comete muitos erros.

Ademais, o engajamento é necessário também para criar um bom clima organizacional, e alcançar resultados mais desejáveis.

Aliás, o sonho de todos os recrutadores é encontrar alguém engajado o suficiente, para obter um colaborador que goste de desafios e sinta-se realizado naquele lugar.

Então, fica a pergunta: de que maneira é possível destravar o engajamento dessas pessoas que já estão na corporação?

Para tanto, vamos analisar essa questão com base em estudos e experiências. Assim, leia a seguir.  

Como melhorar a conexão da equipe?

Existe um livro sobre engajamento de colaboradores chamado “Magic: cinco chaves para destravar o poder do engajamento”, de Tracy Maylett, que por sinal é excelente.

Com a recomendação da leitura, convido você a ler e observar o que o autor diz em sua obra:

  • Significado: o colaborador precisa entender porque ele faz o que faz. Dessa forma, ele necessita adicionar um valor significativo e importante ao seu trabalho;
  • Autonomia: este tópico avalia se o empregado possui liberdade e, ao mesmo tempo, responsabilidade ética em sua atuação;
  • Crescimento: aqui, pergunta-se se o colaborador está obtendo atividades que o fazem aprender mais e a se desenvolver como pessoa;
  • Impacto: é necessário entender o quão impactante é o trabalho dele para o todo, independente do cargo que obtenha na empresa;
  • Conexões: a conexão da equipe deve ser alta, com crenças e valores compartilhados.

De antemão, digo que este último tópico é o mais difícil, pois isso não depende apenas de um ou dois indivíduos, e sim de todo o grupo.

Por isso que, acima de tudo, a liderança deve ser preparada e inspiradora para resolver todas essas questões.

Saiba mais sobre engajamento de colaboradores

As vantagens de uma boa conexão da equipe é que pessoas engajadas investem seu melhor no trabalho.

Ademais, são perfeitas para impulsionar novas ideias e projetos. E também, são comprometidos com resultados e com o encantamento de clientes.

Mas, lembre-se que existem aqueles que são totalmente desengajados. Segundo uma pesquisa da Harvard Business School, quando um funcionário é desengajado e é convencido a ficar, provavelmente ele sairá no próximo ano.

Por isso, nesses casos é preciso agir, e para tanto, é necessário convidar essas pessoas a contribuírem em outras empresas, pois assim será melhor para toda a corporação.

Gostou do artigo? Também conheço outros assuntos de interesses empresariais. E se você quer mais, contrate-me para palestras diferenciadas.

As palestras de Isabella Barros são atuais e necessárias

Isabella Barros seguiu seu coração e tornou-se Coaching e Palestrante. Além disso, é especialista em comunicação, empoderamento feminino e afroempreendedorismo. Ela possui larga experiência em vendas, então não perca tempo: visite o perfil de Isabella Barros e a contrate agora mesmo!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes