Quando demitir um cliente? Não, você não leu errado, e eu estou falando bem sério! Eu sei, você deve tá pensando: “Essa mina é louca! Todo mundo desesperado atrás de clientes, e ela vem me falar de se livrar deles?”.
Te convido a me acompanhar na leitura do blog de hoje, certamente, você irá entender melhor essa questão. Sem mais delongas, bora demitir um certo tipo de cliente e lucrar? Então, vem comigo, é sucesso!
Quando demitir um cliente: identifique o tipo e demita seu cliente!
Polêmico, eu sei. Mas você vai entender. Veja bem, em sua carteira de clientes, por acaso, você tem um (ou alguns) que:
- tomam seu tempo de forma exacerbada, muito além do natural e necessário;
- reclama de tudo, trazendo retrabalho para você e sua equipe, constantemente;
- arruma confusão e tumultua o trabalho em equipe;
- exige coisas a mais (eu digo , muuuuuito a mais) do que o que havia combinado/fechado;
- independentemente do que você faça ou ofereça, jamais demonstra satisfação, por melhor que seja seu trabalho, etc.
Identificou alguém assim?
Agora pense, será que vale a pena nutrir esse tipo de cliente? Imagine só o quanto de produtividade você ganharia, sem ele?
Demita seu cliente, se ele for assim e tirar toda sua energia. Você abrirá espaço para novos clientes, certamente mais satisfeitos e que irão enriquecer seu negócio, em todos os sentidos.
Como demitir um cliente que só atrasa o lado?
Tem uma espécie de check list, para você analisar quando perceber que o cliente apenas “atrasa o lado”, veja:
- Este cliente está fazendo você perder dinheiro?
- Já esgotou todas as soluções para melhorar esta situação?
- Já checou seu ego?
Após analisar de forma assertiva a situação, é chegado o momento de dizer:
“Parece que não conseguimos encontrar uma maneira de trabalhar juntos que seja benéfica para ambos os lados”.
Eu gravei um pequeno vídeo no Instagram, que ilustra e exemplifica muito bem, uma maneira delicada e justa para dispensar o cliente que subtrai do seu negócio. Dê o play abaixo e confira:
Agora me conta: você já teve que demitir um cliente? Sente essa necessidade e não consegue?
Até a próxima!
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