Como dar e receber feedbacks?- Por Frederico Caldas

Dar e receber feedbacks é algo essencial em toda organização, no sentido de trazer melhorias tanto para a empresa, quanto na esfera pessoal para o colaborador.

Antes de mais nada, ao seu usado de maneira assertiva, o feedback é um instrumento de aprimoramento.

O líder é peça-chave neste sentido, na medida em que o retorno que ele dá para seus liderados fornece a eles a diretriz necessária para que eles saibam avaliar o resultado de suas tarefas e ações na empresa.

Exatamente por isso, é comum que muitos lideres encontrem dificuldade em saber fornecer o feedback para os membros do time, sendo algo extremamente desafiador em boa parte das vezes.

As palestras do Coronel Frederico Caldas tratam de forma minuciosa essa problemática, afinal, ele é um líder especialista no assunto. Sendo assim, no blog de hoje ele compartilha conosco seu conhecimento nos mostra como dar e receber feedbacks de forma assertiva. Confira a seguir!

Benefícios do feedback 

Antes de te contar sobre as estratégias que podemos usar para dar e receber feedbacks, é importante atentarmos à relevância da ferramenta, ou seja, seus benefícios. A seguir, destaco 3 deles:

  • Aumento da produtividade

Um estudo da Gallup conduzido entre 530 equipes descobriu que o feedback atua como um impulsionador considerável da produtividade. As equipes que receberam foram 12,5% mais produtivas do que as equipes que não receberam nenhum retorno de líderes e gerentes acerca das tarefas desempenhadas.

  • Redução de turnover e de atrito no trabalho

O feedback também tem um efeito benéfico nas taxas de desgaste . Um outro estudo da Gallup descobriu que a prática  reduz o risco de um funcionário deixar a empresa prematuramente em cerca de 15%.

  • Lucros aumentados

Pesquisas mostram que as  empresas que trabalham com feedback  são 8,9% mais lucrativas do que as empresas em que ele não é considerado tão importante.

Como dar feedback: seja o mais isento possível 

O feedback deve sobretudo, ajudar as pessoas a melhorarem performance e desempenho. O líder deve ter isso sempre em mente, sendo o mais imparcial e isento possível no momento de entregar essa devolutiva ao colaborador.

Alguns pontos que considero cruciais para fornecer um feedback positivo: 

  • Procure transmitir satisfação e orgulho;
  • Cite  o resultado que deu origem;
  • Enfatize o comportamento do profissional;
  • Diga que impactos causou;
  • Encerre enfatizando novamente o comportamento.

Como receber feedback 

Ao receber um feedback, procure não interromper ou discutir. Antes de tudo, ouça com atenção e concentre-se em entender o que a pessoa está lhe dizendo. Tente aprender algo com isso. Mantenha sua mentalidade de compreender e aprender o ponto de vista da pessoa, independentemente de como você se sinta a respeito. Resista ao impulso de interromper com seu ponto de vista.

Leia também: A importância da comunicação no processo de liderança- Por Coronel Frederico Caldas

Para você que quer se aprofundar um pouco mais, na prática de como dar e receber feedbacks, deixo a seguir um vídeo onde trato exatamente sobre o tema, dê o play e confira! 

Se fez sentido para você, não esqueça: compartilhe com as pessoas e dissemine informação de qualidade. Até a próxima!

As palestras de Coronel Frederico Caldas são necessárias à sua empresa

Coronel Frederico Caldas é palestrante de sucesso e exímio comunicador. Ele é um verdadeiro exemplo de liderança humanizada, e quer repassar ao público toda sua experiência que é excelente e diferenciada. Certamente, sua empresa precisa de um palestrante como ele.

Acesse aqui perfil do Coronel Frederico Caldas e o contrate agora mesmo!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes