Dois caminhos para você analisar antes de criar um produto novo e entrar em novos mercados – Por Eduardo Toledo

Seu negócio está indo bem. Você já estuda estratégias de crescimento e até já criou, ou pretende criar, novos serviços e produtos para se lançar em mercados diversificados. Contudo, você já parou para pensar se, de fato, investir em novos caminhos e mercados é algo de fato, válido e relevante para a sua empresa familiar? 

No artigo de hoje, Eduardo Toledo, um dos indicados como palestrante destaque do ano, nos fala sobre dois pontos que o empreendedor precisa analisar de maneira prévia, antes de lançar mão de novos mercados e produtos. Confira a seguir, mais uma aula desse profissional diferenciado! 

Quer criar um produto novo e entrar em novos mercados? Duas ações para fazer antes disso

Que toda empresa precisa se reinventar e se atualizar com a demanda, necessidades, modo de consumo do cliente, nós sabemos, certo? Contudo, você já parou para pensar se toda empresa precisa, necessariamente, entrar em novos mercados ou criar novos produtos? 

Essa questão é muito comum e merece atenção do empreendedor, sobretudo no momento atual. Certamente, você que me acompanha aí do outro lado da telinha, que está na linha de frente de uma empresa familiar, já teve ou tem dúvidas sobre estar ou não na hora de mudar o negócio, ou produto, bem como se é chegado o momento de agregar novos produtos ao mix da empresa.

Para identificar o momento do seu negócio e qual estratégia investir, julgo importante que você faça duas análises através de metodologias que te mostrarei a seguir, vem comigo! 

Entender o cliente é fator determinante 

Você conhece o mapa de empatia? Esse é o primeiro caminho a observar, antes de dar qualquer outro passo, meu amigo empreendedor familiar. Seguinte: você precisa  entender o seu cliente e o  mapa de empatia, bem como as  pesquisas com os clientes novos ou atuais, são as melhores ferramentas neste sentido.

Sobre o mapa de empatia, vale dizer que foi concebido por Dave Gray, um importante escritor no mundo corporativo. Ele é  fundador da empresa XPLANE, e sobre o método, ele consegue representar visualmente as necessidades, sentimentos, dores e ações do respectivo público.

Ao aplicar essa metodologia, o empreendedor se propõe a compreender se o cliente que ele tinha como ideal,  por exemplo, mudou. Isso pode envolver variantes como gênero, idade, necessidade, formas de comprar, etc.

Caminhos para você analisar: será que suas soluções atendem às novas exigências dos clientes? 

O segundo caminho, conforme comentei na entrevista concedida ao site é:

“O empreendedor deve se propor também a entender se o que ele soluciona, serviço ou produto, atende essas novas exigências. Para tanto, é necessário utilizar a ferramenta de associação.” 

Acho que escutei alguém do outro lado da telinha me perguntando: “Mas, Edu: quais os benefícios de adotar tais ferramentas?”

Veja bem:

“Ao analisar esses dois caminhos ficará muito nítido se eu preciso mudar meu nicho, meu mercado, meu produto, se hoje o que eu ofereço pode melhor, ou se eu preciso me reinventar. Todo esse processo é feito de forma eu me antecipar de uma possível falência, que pode vir por uma mudança de necessidade ou por eu não ter os requisitos mínimos de compra.”

É isso. Espero ter contribuído com você que me acompanhou até aqui e já te lembro: minhas palestras e treinamentos estão à sua disposição e à disposição da sua empresa ou equipe. Conte comigo! 

As palestras de Eduardo Toledo abordam tudo o que é preciso saber para ter uma empresa familiar de sucesso

Grande referência no tema Empresas Familiares, o palestrante Eduardo Toledo desponta no segmento corporativo, graças  às suas inúmeras qualidades e resultados assertivos.

Colecionando cases de sucesso por onde passa, seja com seus treinamentos, mentorias, consultorias ou palestras, ele é o nome certo para ajudar a alavancar o seu negócio e a sua equipe.

Quero uma palestra com Eduardo Toledo AGORA! 

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