Conheça os benefícios da inteligência emocional no trabalho em equipe – Por Aleh Bossan

Inteligência emocional no trabalho em equipe.Neste exato momento, alguma empresa está realizando uma palestra ou treinamento com o tema, sabia? 

Acredite: organizações que investem no aprimoramento dessa skill, estão à frente no mercado, tamanho os benefícios gerados ao se trabalhar essa habilidade.

Quer conhecer melhor o que é inteligência emocional, bem como os benefícios que ela promove no segmento corporativo? 

É só continuar lendo o post de hoje do nosso palestrante de sucesso e especialista em estratégia, Aleh Bossan!

Uma habilidade fundamental para otimizar o trabalho em equipe: inteligência emocional

Talvez você desconheça o fato que revelarei a seguir: a má gestão  de sentimentos, bem como a interpretação equivocada deles, é algo considerado como uma epidemia no âmbito corporativo.

Aliás, é provável que você que me lê agora, enfrente uma avalanche emocional na esfera do trabalho. Se você se sente assim, numa montanha russa, não se preocupe, você não está sozinho.

Porém, seja você gestor, líder, colaborador, aprimorar sua inteligência emocional te ajudará a lidar com tais oscilações e a seguir firme em seu propósito, desempenhando suas funções de maneira assertiva.

Isso é possível? Lógico, afinal, é um tipo de inteligência que pode e deve ser treinada. Daí a importância da gestão da empresa investir em palestras e treinamentos com o tema.

O conceito de inteligência emocional 

Ao biólogo Charles Darwin, é creditado o primeiro relato acerca do termo inteligência emocional (IE). Ele foi enfático, ao concluir que  “se trata de uma habilidade extremamente importante para a adaptação e sobrevivência das pessoas”.

Contudo, o grande nome e estudioso do conceito é o cientista e jornalista Daniel Goleman — reconhecido mundialmente como o pai da inteligência emocional

Para ele:

“ A inteligência emocional trata-se da capacidade de identificar e lidar com nossos próprios sentimentos. Também pode ser compreendida como a habilidade de compreender as emoções das outras pessoas”.

Traduzindo de uma forma bem direta: ao desenvolver a inteligência emocional, especialmente quando pensamos na interação durante o trabalho em equipe, cada membro do time desenvolve a capacidade de não deixar suas ações serem controladas pelas emoções. Diante disso, indivíduos e empresas contam com diversos benefícios.

Como promover o engajamento da equipe?- Por Aleh Bossan

Benefícios da inteligência emocional no trabalho em equipe 

Os ganhos são nítidos, tanto na esfera pessoal quanto profissional, quando as pessoas trabalham a inteligência emocional. 

A seguir, te conto alguns dos benefícios de maior destaque:

Otimizar o trabalho em equipe

Quando o colaborador apresenta baixa inteligência emocional, no geral ele não é  receptivo a críticas, e o que é pior: ele costuma entender qualquer tipo de feedback negativo como um ataque pessoal.

Muitas vezes, isso deve-se à  baixa autoestima, o que ainda faz com que muitos se abstenham de ser assertivos em um grupo ou se tornem defensivos quando se sentem isolados.

Quando a gestão da empresa investe no time, no sentido de trabalhar na construção de uma melhor inteligência emocional no cenário corporativo, há uma melhora na comunicação das equipes, os diálogos são mais produtivos, gerando assim ideias mais inovadoras.

À medida que as pessoas aprendem umas com as outras, elas também podem cultivar um senso mais profundo de confiança em si mesmas e no poder de sua voz.

Menos conflito

Situações conflituosas não costumam ocorrer de forma recorrente entre as pessoas com maior inteligência emocional, afinal, elas sabem lidar melhor com as discordâncias.

Eles aprendem a expressar seus pensamentos de forma racional e clara, e eles não estão apenas aceitando, mas dispostos a ouvir as opiniões divergentes dos outros.

Maior autoconhecimento

Ao identificar as emoções e processá-las de maneira saudável, o profissional que atua na equipe consegue ser mais produtivo e agir com menor impulsividade. Com o autoconhecimento decorrente desse trabalho de desenvolvimento da inteligência emocional, os colaboradores passam a compreender seus pontos fortes e mais sensíveis, e buscam estratégias que tragam soluções e oportunidades para melhorarem. 

Liderança Aprimorada

Liderar qualquer grupo de pessoas é um desafio, sobretudo quando nesse grupo temos indivíduos com baixa inteligência emocional. Afinal, a baixa IE pode resultar em profissionais extremamente passivos ou excessivamente agressivos.

O líder deve, acima de tudo, trabalhar nele mesmo essa questão, encontrando um ponto de equilíbrio entre compaixão e assertividade. O líder que é forte e emocionalmente saberá como agir, seja no momento de corrigir ou orientar um subordinado ou mesmo quando for necessário demitir alguém.

É característica dos líderes emocionalmente inteligentes, respeitar acima de tudo, os sentimentos de todos e preservar a dignidade de todos os membros da equipe. 

Agora que te contei mais sobre inteligência emocional e trabalho em equipe, coloco-me à sua disposição para tirar eventuais dúvidas.

Até a próxima, conte comigo. 

As palestras de Aleh Bossan ajudam a provocar o time a participar e pensar a “estratégia”

Imagine uma palestra com altas doses de extrema energia, no nível máximo de potência. As palestras de Aleh Bossan São assim: energia e ação, agregando muito entusiasmo, conexão com o público e carisma. Características que apenas um profissional como Aleh Bossan,  considerado sensorial e sensitivo, consegue reunir.

Clique aqui e acesse seu perfil.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes