Quais são as principais barreiras para desenvolver uma comunicação empática? – Edson De Paula

Desenvolver uma comunicação empática é essencial para ser bem-sucedido, nas mais variadas esferas da vida. Imagine como seria, dominar a arte de saber transmitir uma ideia de forma eficaz e gerar mais resultados positivos para as pessoas e organizações? 

Para tanto, é preciso vencer algumas barreiras, que acredite, são comuns em boa parte das relações e ambientes de negócios.

Edson De Paula, palestrante de sucesso e mestre na arte de se comunicar com empatia, nos mostra a seguir, os principais entraves comunicativos e como vencê-los. Acompanhe.

As principais barreiras para desenvolver uma comunicação empática

Na comunicação empresarial cotidiana, os melhores comunicadores são aqueles que transmitem empatia. Em cenários de crise, como a mais recente que atingiu a esfera global, nunca foi tão importante cultivar uma boa comunicação. Ela pode levar ao conforto, confiança, engajamento, credibilidade,  enquanto a má comunicação pode levar à falta de confiança e exacerbar o pânico .

Então, o que exatamente significa “empatia”? 

Significa focar na boa vontade, priorizar as pessoas e seu bem-estar. Tomar decisões que sejam do interesse de seus funcionários e clientes. Isso pode parecer simples, mas nem sempre é fácil de executar.  Afinal, temos algumas barreiras para superar. 

Vale mencionar aqui, uma pesquisa onde 44% de um grupo de executivos afirmaram prejuízos na conclusão de projetos. O motivo? Uma interlocução ineficiente.

Acesse o respectivo estudo, clique aqui.

Dentre os obstáculos no caminho da comunicação empática, destaco:

  • Falta de autoconhecimento

Quando você não entende os seus próprios sentimentos e pensamentos, certamente não compreenderá os do outro requer que você. Trabalhe seu autoconhecimento, isso te ajudará a ter maior objetividade em sua comunicação, se fazendo entender melhor.

  • Não saber escutar o outro sem julgar

Julgar, nutrir preconceitos acerca do outro, tudo isso atua como uma força contrária à comunicação empática. 

  • Descomprometimento com o próprio discurso

É preciso honrar o que se fala. Essa falta de alinhamento prejudica a comunicação e o relacionamento, sobretudo quando pensamos em gestão de conflitos e feedbacks, por exemplo. Lembre-se que é importante lidar com esses pontos acima para que você, como um profissional de alta performance, como um vendedor, como um líder, seja assertivo ao vender suas ideias.

Aliás, deixo aqui o convite para você conhecer minha palestra Como Vender Ideias

Agora compartilhe o post com alguém que merece ler o conteúdo. Um fraterno abraço do seu amigo, Edson De Paula.

Transforme a cultura da sua empresa, saiba como desenvolver  a comunicação empática com as palestras de Edson De Paula

Com uma comunicação clara e eficaz, Edson de Paula é hoje um dos maiores consultores em comportamento organizacional do país. Aproveite esta chance e treine seu time com o melhor.

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