Autossabotagem: como identificar? o que fazer para superá-la?- Por Professor JJ

Sabia que muitas vezes, seu maior inimigo, na verdade, está dentro de você? Há muitas situações em que nós jogamos contra, podando nosso crescimento e evolução. É o caso da autossabotagem, uma, senão a maior  vilã que impede nossas realizações.

Mas, como identificá-la? O que fazer para superá-la? O mestre da superação, da motivação, aquele que tem a habilidade de gerar estímulos onde a vontade muitas vezes está agonizando, Professor JJ, te conta! Confira a seguir! 

Descubra como encontrar a força interior para quebrar barreiras e superar as adversidades- Por Professor JJ

Autossabotagem: pare de destruir seu sucesso!

Acredite:o mundo colocará inúmeros obstáculos em seu caminho, mas nenhum deles será tão grande quanto os que você cria para si mesmo. 

É o que acontece com a autossabotagem. Mas, o que é isso? Na verdade, ela 

acontece quando nos impedimos de alcançar nossos objetivos, deixamos de tentar coisas novas ou de fazer qualquer coisa que esteja fora da nossa zona de conforto.

O resultado, em linhas gerais, é catastrófico:nos impede de alcançar o desenvolvimento profissional e pessoal. 

O comportamento de autossabotagem pode se apresentar em qualquer área da vida, desde nossos relacionamentos e carreiras, até qualquer situação corriqueira do nosso dia.

Comportamento autodestrutivo: um dos sintomas da autossabotagem 

Se trata de um  ciclo vicioso que prende as pessoas, na medida em que  o comportamento autodestrutivo estimula a  conversa interna negativa, prejudicando também a saúde mental do indivíduo. 

Esses padrões de pensamento podem ser sutis e não tão óbvios. Eles podem ocorrer sem que percebamos que estamos nos impedindo de se destacar. Isso acontece com mais frequência quando a dúvida e os pensamentos negativos se tornam hábitos. 

Os sintomas mais comuns da autossabotagem são:

Aqui estão cinco sintomas de auto-sabotagem a serem considerados:

  1. Baixa autoestima e medo de se arriscar;
  2. Medo de fracassar;
  3. Insegurança constante;
  4. Evitar determinadas  coisas ou situações, que poderiam te trazer bons resultados;
  5. Usa a desculpa de ser “realista”, para se afastar de situações desafiadoras, etc. 

O que fazer para eliminar a autossabotagem? 

É preciso descobrir, em si mesmo, o seu poder de superação, para assim, minar as forças que a autossabotagem exerce em sua vida.

Na verdade, você precisa quebrar a autossabotagem, que geralmente vem acompanhada da falta de ação, da procrastinação. Imagine como seria, transformar esses e tantos outros obstáculos, em oportunidades de crescimento? 

Para tanto, deixo a seguir, algumas dicas que podem fazer a diferença em sua trajetória, veja:

Se torne um protagonista da sua vida

Não busque aceitação, não se desvie do seu objetivo, faça aquilo que faz o seu coração vibrar. 

Entenda qual é o seu propósito

Só avançamos quando colocamos o foco no lugar certo, ou seja, em nós mesmos. Entenda o que te move, que é exatamente o seu propósito. A autorreflexão e o autoconhecimento irão te ajudar neste sentido e você terá um maior grau de compreensão sobre suas demandas e vontades.

Estratégia clara

Quando temos um objetivo já reconhecido, precisamos de estratégia para chegar até ele. 

Crie pequenas metas, passo a passo, para então, chegar ao topo da escada, escalando um degrau por vez. 

Encontre a raiz da autossabotagem

Ela tem um gatilho que ao ser acionado, te leva a deixar de lado seus sonhos, te colocando em segundo plano. Sendo assim, perceba o que faz você agir dessa forma, o que gera em você, uma postura autodestrutiva.

Trabalhe a sua autoestima

A autoestima baixa é algo comum em pessoas que desenvolvem o padrão da autossabotagem. Terapias podem ajudar você a trabalhar melhor este aspecto.

Por fim, mas não menos importante, deixo mais uma dica: a palestra,  “Do limão a limonada. Supere – se”, tem contribuído de forma extraordinária, no sentido de empoderar o público, com temas como autossuperação, quebrando a autossabotagem, ajudando a transformar os obstáculos em oportunidades de crescimento.

O resultado, em especial no cenário corporativo, é termos gestores e líderes mais focados, colaboradores engajados e com a autoestima elevada, e claro, um ambiente de trabalho mais saudável, propício ao trabalho em equipe, à colaboração e com muito mais produtividade. 

Vamos revolucionar os resultados em sua vida pessoal e profissional? Então, conte comigo!

Professor JJ tem a palestra perfeita para ajudar você a motivar a equipe na empresa 

O menino negro da periferia de Salvador,  filho de lavadeira, e que desde os 8 anos conheceu o trabalho, sendo o único de 11 irmãos, que rompeu os obstáculos e venceu todas as adversidades, é hoje um dos palestrantes de maior destaque no cenário corporativo e motivacional.

Ele traz o exemplo e conhecimento de quem sentiu na pele que se sofremos, também vencemos.

Clique aqui e conheça seu perfil e não perca a oportunidade de levar uma palestra com alto teor de inspiração para seus funcionários, líderes, equipes, estudantes e professores.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes