Como reconhecer uma atitude tóxica? – Por Ju Bueno

Atitude tóxica: já ouviu falar? É bem provável que sim, afinal, se trata de um termo muito em voga no cenário atual. Seja no dia a dia, na vida pessoal, ou ainda na esfera corporativa, tão importante quanto saber lidar com pessoas tóxicas é saber como não ser uma pessoa tóxica.

É exatamente sobre isso que uma das palestrantes de maior destaque em 2021, a empoderada Ju Bueno, nos fala no post de hoje. Acompanhe a seguir mais um post inspirador da nossa querida Ju, está imperdível! 

Atitude tóxica: você precisa se blindar contra isso

Que todos nós precisamos nos relacionar com outras pessoas ao longo da vida, já sabemos. Afinal, é somente por meio de tal interação que se faz possível, trocarmos pontos de vista, encontrarmos apoio, e mesmo entender a realidade dos outros.

Ao longo do caminho, no entanto, é possível que nessas interações, encontremos alguém que se envolve em uma atitude tóxica.

As pessoas tóxicas, via de regra,  assumem um comportamento negativo e desmotivador, 

drenando energia alheia, causando momentos de tensão e acima de tudo,  sabotando os momentos de alegria. 

Um dos grandes problemas de conviver com esse tipo de pessoa, é que tal relação é capaz de afetar a saúde das pessoas ao seu redor, gerando estresse e angústia.

Muitas pessoas aceitam esses comportamentos, mas essa escolha só causa consequências prejudiciais porque o indivíduo tóxico não deseja mudar e prejudica o bem-estar dos outros.

Reconhecendo atitudes tóxicas 

Há diversas formas de identificarmos uma postura tóxica. Em linhas gerais, destaco os seguintes:

  • O indivíduo tóxico lança mão da  intimidação para conseguir  manipular os demais;
  • É uma pessoa com falta de empatia;
  • Visão sempre pessimista do mundo e das pessoas;
  • Emocionalmente descontrolado e não filtra aquilo o que fala;
  • Sempre assume o papel de vítima, etc. 

Para não agir de uma jeito tóxico em suas relações, buscar o autoconhecimento é importante. Perceba se algumas das características acima faz parte do seu comportamento, de maneira recorrente.

Caso identifique, comece a trabalhar no sentido de melhorar sua conduta para com os demais.

É necessário estabelecer limites que ninguém deve ultrapassar

Sim, você em o poder de neutralizar a tão nociva atitude tóxica. Para tanto, se fazer preciso estabelecer limites que ninguém deve ultrapassar.

Afinal, o respeito é a base de qualquer relacionamento, certo? 

Em segundo lugar, é importante compreender que, como vítimas em potencial, não somos culpados de desencadear o conflito. Uma boa autoestima nos ajudará nesse aspecto.

Finalmente, se nenhuma dessas ações funcionar, é aconselhável se afastar da pessoa para evitar ferimentos emocionais, profissionais, etc.

Agora, me conta aqui de forma confidencial: você tem lidado com pessoas tóxicas em sua família ou ambiente de trabalho? 

As palestras de Ju Bueno são um show de motivação

Ju Bueno é uma palestrante exemplar, um verdadeiro fenômeno no mercado e especialista em PNL. Ela aborda temas como empoderamento e inteligência emocional, e ademais, traz conteúdos diferenciados em sua apresentação. Quer saber mais?

Visite agora o perfil de Ju Bueno e feche contrato agora mesmo!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes