Um ambiente colaborativo e construtivo nas empresas é fundamental para alcançar os objetivos em comum e construir uma equipe mais unida e produtiva.
Quando os funcionários deixam de lado o individualismo e passam a compartilhar ideias, um impacto positivo é gerado na empresa, aumentando a eficiência e, consequentemente, melhorando os resultados.
Mas, você já parou para pensar como o ambiente de uma empresa se assemelha aos jogos? Neste artigo, te explicaremos essa analogia, que te ajudará a refletir se a sua empresa está buscando oferecer um ambiente mais colaborativo ou não. Continue lendo!
Qual a relação entre autoempatia e amor próprio?- Por Ana Lúcia Rafael
Ambiente colaborativo e construtivo nas empresas: Relacionamentos e jogos
Em algum momento você já considerou o fato de que relacionamentos se parecem com os jogos e como tudo isso conversa com um ambiente mais colaborativo e construtivo na sua organização?
Na crônica “Tênis x Frescobol”, Rubem Alves fala sobre como existem dois tipos de relacionamentos: o relacionamento tênis e o relacionamento frescobol.
Enquanto o tênis é um jogo mais feroz, agressivo e individualista, o frescobol é um esporte mais colaborativo, no qual as duas pessoas precisam trabalhar juntas para vencer o jogo.
De forma similar, o ambiente na sua empresa pode ser um ambiente do tipo tênis ou frescobol. No caso do tênis, seu ambiente seria aquele na qual apenas uma pessoa fala, tem toda a razão e é o único vencedor.
Já em relação ao frescobol, seria um ambiente colaborativo e construtivo, no qual há um diálogo, que permite que o outro entenda você e que você possa ouvi-lo.
Dentro de qualquer organização, seja ela uma empresa ou até mesmo escola, é possível escolher jogar para vencer, criando um ambiente do jogo tênis, ou jogar para ganhar, criando um ambiente colaborativo e construtivo do frescobol.
Promover um ambiente colaborativo e construtivo nas empresas é aumentar as chances de vitória
Uma equipe que joga frescobol, no qual todos se empenham para que a bola não caia, possui mais chances de vitória.
Estimular um ambiente colaborativo e construtivo na sua empresa não só aumenta a eficiência e a inovação, gera o compartilhamento de ideias e insights, como ainda melhora as relações da equipe. Além disso, é possível ainda nutrir uma cultura positiva, com colaboradores felizes e engajados que ajudarão a sua organização a alcançar os resultados desejados.
Agora me fala: de que maneira você tem incentivado o ambiente colaborativo na sua empresa? Conte nos comentários!
Confira o perfil da palestrante e contrate agora!