Amadurecer é aprender a encontrar a solução e não o culpado- Por Ju Bueno

Amadurecer e fazer a diferença é um compromisso que cada um de nós devemos ter , não acha? 

Afinal, enquanto você se colocar em posição de vítima, em situação de abandono, será impossível conquistar bons resultados, seja em sua esfera profissional ou pessoal.

De antemão, este é o mote abordado por nossa super coach e palestrante corporativa, Ju Bueno.

Considerada dentre as top palestrantes de 2021, no post de hoje aqui no blog da sucesso, Ju Bueno nos chama a atenção para a necessidade de assumir a responsabilidade por nossas vidas e resultados. É o post que você precisava para dar aquela motivação extra para o próximo ano, portanto, continue a leitura a seguir. 

Amadurecer e fazer a diferença: é só você quem pode decidir o que fazer para ser bem-sucedida 

Quantas vezes me deparo, até mesmo com pessoas próxima de mim, com aquele discurso vitimista? Bom, quem nunca, não é verdade?

Acima de tudo, o que acontece é que as pessoas esperam muito que alguém faça algo por elas. Depositam o sucesso, a felicidade, em fatores externos, nas mãos dos outros.

Percebe que assim você abre mão do poder pessoal e fica literalmente na não de terceiros, em situação de vulnerabilidade? 

Em primeiro lugar: ser feliz é sua responsabilidade. 

Encontrar soluções: passo importante para assumir sua responsabilidade 

 Eu sempre digo em minhas palestras de motivação pessoal, e mesmo em mentorias:

“Não reclame, não procure culpados e não se vitimize: procure soluções!”

Quando você busca, antes de mais nada, buscar soluções, sai da zona de conforto do vitimismo, mesmo que aos poucos, e dá largos passos para o protagonismo de sua vida.

Minha dica: tome a iniciativa 

Sua motivação deve ser estimulada pela sua iniciativa, compreende? 

Você é uma pessoa que toma a iniciativa ?

Você está constantemente procurando oportunidades? Ou você espera que elas brotem do além?

Quando foi a última vez que você começou algo importante em sua vida?

A maioria das pessoas está acostumada a fazer o que lhes é dito para fazer, pois, uma das primeiras coisas que aprendemos quando crianças é seguir instruções. 

É bom poder aprender com pessoas mais experientes do que nós, mas em algum momento, tanto na vida quanto no trabalho, temos que crescer, forçando-nos a sair da nossa zona de conforto para aprender a nos mover com nossas pernas e tomar a iniciativa.

A iniciativa é um recurso que distingue uma pessoa ma multidão. É uma qualidade que distingue um líder, no sentido de que ele não só faz o que lhe é mandado, mas também encontra novas maneiras de fazer diferente e muitas vezes mais.

Para melhorar sua iniciativa, tente fazer o seguinte:

  • Mude sua mentalidade

Se você não tiver iniciativa, reconheça que o problema surge dentro de você e não vem de outras pessoas. Descubra por que você está inseguro quanto a tomar a iniciativa.

Talvez você tema os riscos? Ou você está desanimado com as falhas do passado? Ou talvez você não consiga ver as oportunidades apresentadas a você? Encontre a fonte de suas dúvidas e resolva-a.

  • Trabalhe seu medo 

Muito tempo e energia são perdidos quando você foca no medo, nas preocupações e resultados negativos.

A atitude de medo é um comportamento que aprendemos e, portanto, podemos “desaprendê-lo”.

Assim como qualquer outro hábito, aprender a não se preocupar e a não insistir no medo é um processo que deve ser praticado para se tornar um novo hábito.

  • Não espere por oportunidades para bater em sua porta

As oportunidades não surgem sozinhas na sua porta, mas você tem que ir procurá-las.

Reflita frequentemente sobre seus talentos, recursos internos e realizações anteriores. Isso o ajudará a confirmar seu potencial, ajudando-o a encontrar as oportunidades que melhor se adéquam a você.

Antes de planejar e trabalhar para atingir seus objetivos, é essencial que você seja tenha de forma muito clara, seus valores e crenças.

Espero ter te ajudado. Se precisar de ajuda, minha mão está aqui só para te ajudar. Aguardo seu contato! 

As palestras de Ju Bueno estão dentre as mais impactantes do Brasil

Ju Bueno é Coach e um fenômeno corporativo. Multifacetada, aborda temas de maneira impactante e sempre desperta o melhor em seu público. Por isso, visite o perfil de Ju Bueno e a contrate para uma palestra!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes