Afinal, para quem são as consultorias e o coaching?- por Ana Paula Santana

Consultorias e o coaching são termos muito difundidos no cenário atual, contudo, você sabe qual o objetivo de cada termo e seus respectivos significados?

Problemas de comunicação, baixa produtividade, treinamentos ultrapassados e equipe desmotivada. Essas e outras questões são fonte de constante preocupação para você, profissional, ou você, empreendedor e empresário? Se sim, você sabe qual profissional pode solucionar problemas dessa natureza? Em caso de dúvida, posso lhe afirmar com autoridade: você precisa de um processo de consultoria e/ou coaching.

Na prática, falar sobre consultoria e coaching é conversar sobre desenvolvimento de pessoas e negócios. Por isso, as duas funções estão super conectadas com as queixas que mencionei no início do texto. Mas você percebe que o consultor e o coach trabalham com diferentes objetivos? E que eles desenvolvem resultados diferenciados quando assumem um compromisso com você ou sua empresa?

Se você ficou curioso(a) sobre esse tema e quer entender mais sobre cada profissional, este artigo é para você. Conheça um pouco mais acerca da consultoria e coaching e veja como eles podem contribuir na sua trajetória de sucesso. Boa leitura!

Mas qual a diferença entre coaching e consultoria?

Para definir melhor o que é coaching, podemos adotar a ideia do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Trata-se de um saber sistematizado que questiona o público, estimulando-o a observar alternativas diante da realidade. Não é um treinamento. Mas um recurso para que você e a sua empresa proponham mudanças, descubram soluções e tomem decisões.

O coaching busca despertar a criatividade e a evolução no desempenho individual e coletivo. Até mesmo desbloquear habilidades e provocar a quebra de crenças limitantes. Nesse sentido, o coach auxilia gestores, empresários, líderes e equipes no alcance de metas, objetivos e resultados. Esse profissional engaja, motiva, facilita processos e proporciona aprendizados riquíssimos em curto prazo. 

Diferente dessa metodologia, a consultoria funciona em cenários mais específicos, como setores e departamentos ou também para profissionais liberais. Como profissional de vasta experiência, o(a) consultor(a) tem uma atuação mais direta na empresa do que o coach. Ele(a) ajuda a identificar problemas e propor ações para transformar o cenário atual. 

Como parte do trabalho, o(a) consultor(a) orienta e realiza tarefas, fazendo um mergulho profundo na empresa. Ele(a) realiza diagnósticos, melhora processos, identifica e apresenta soluções direcionadas aos desafios propostos. Em meio a aprendizados e imparcialidade, o(a) consultor(a) utiliza sua expertise para que o cliente cresça e evolua estrategicamente.

Por que contratar um serviço de consultoria ou coaching?

Optar por um desses processos é primeiramente um investimento em si e no próprio negócio. De forma geral, esses dois serviços promovem novos caminhos e adaptações contínuas para maior aprimoramento. E se você ainda não está convencido da importância deles, deixo aqui bons motivos que irão mudar a sua opinião:

  • O coaching é indicado para todos que desejam lidar de um jeito mais saudável com as próprias emoções. Isso significa trabalhar relações interpessoais, repensar legado e propósito de vida, desenvolver autodisciplina, e, claro, alcançar melhores resultados.

 

  • Existem coaching de diferentes tipos. Dessa forma, você pode escolher entre coaching pessoal, de carreira, financeiro, executivo, empresarial, dentre outros. Eleja aquele que se adapta ao seu objetivo e meta.

 

  • Já em uma consultoria, é possível gerir recursos e atingir resultados eficientes em prazos mais claros. Uma boa consultoria identifica e implementa medidas objetivas, adotando novas perspectivas para tomadas de decisão firmes e transparentes.

 

  • Longe de ser uma medida paliativa, a consultoria é renovação, trazendo novos ares e uma visão externa aos seus problemas. Isso pode resultar em aumento da produtividade e redução do turnover, economizando tempo e recursos de todos os envolvidos.

A consultoria e coaching são ações que, a depender do caso, podem atuar em conjunto, um complementando o outro. Sendo, inclusive, aplicadas pelo mesmo profissional, caso ele possua experiência e especialidade necessárias.

Você precisa conhecer a consultoria e as palestras de Ana Paula Santana 

Ana Paula Santana atua com maestria sobre questões de desenvolvimento pessoal e organizacional. Ela viabiliza a evolução de seus clientes de forma única através da liderança e motivação dos colaboradores.

As palestras de Ana Paula Santana, bem como sua consultoria qualificada, conduzem a pessoa para  mudanças de mindset incrivelmente valiosas. O que acaba por impulsionar positivamente líderes e empreendedores em seus respectivos mercados de atuação.

Para saber mais sobre as expertises desta palestrante incrível, acesse aqui o seu perfil.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes