Palestras de Sucesso entrevista Ana Paula Santana – A palestrante que desenvolve e transforma pessoas para serem extraordinárias

1- A princípio, saiba que é um enorme prazer tê-la no time Palestras de Sucesso, desde já, obrigado. Observando seu trabalho, seus conteúdos nas redes sociais e mesmo suas falas, pude perceber que você é uma mulher bem atuante e alinhada com a pauta do empoderamento feminino. Conta pra gente qual é a sua percepção no mercado de palestras, por exemplo. Assim como tantos outros segmentos, você percebe nítida a questão do machismo ao palestrar, seja em relação aos valores pagos, seja em relação ao comportamento do público? 

Ana Paula Santana: Eu agradeço por fazer parte da Agência de Palestrantes, e será a forma de impactar mais pessoas ao mesmo tempo, empoderar mulheres, serei mais uma a promover a equidade de gênero no mundo das palestras. É a minha missão de vida.

Sabemos que a luta não é de hoje: as dificuldades, as superações e as conquistas das mulheres no mercado de trabalho vêm de longa data e quando se fala em mulheres palestrantes, podemos dizer que os números indicam que as mulheres executando a mesma palestra ganha 30% a menos que os homens.  

Quando se fala em mulheres no palco, ainda sabemos que tem muito preconceito, mesmo sendo especialistas em um determinado assunto, sofremos o preconceito e machismo. É apenas um cenário de toda a problemática que envolve as mulheres e os desafios na carreira feminina. Isso porque ainda é preciso lidar com o preconceito interno, o de não acreditar ser capaz de conseguir um cargo maior, um salário compatível ou ser reconhecida pelo o que faz. Pois fomos criadas com a crença que o nosso cenário seria de arrumar a casa, cuidar dos filhos e etc.  

Todo o processo de mudança de hábito, historicamente, é lento. E os homens precisam se adaptar. E quando falamos em comportamento, sinto que eles estão começando a compreender o nosso lugar de fato, e eles se comportam e se identificam com as mulheres, pois começam a valorizar e aplaudir que temos vários papéis diariamente e escutamos muito bem. 

É importante a palestra porque ajuda a conscientizar os homens. A mulher não merece qualquer tipo de preconceito ou  violência, seja ela física ou emocional.

2-O mundo se vê diante de uma pandemia, algo que nem é necessário falar. Contudo, o mercado ensaia uma retomada, sobretudo no que se refere ao setor de eventos, onde as palestras são peça-chave. Quais suas expectativas para essa volta em um cenário pós-pandemia?

Ana Paula Santana: 

Olha, vejo que teremos que nos acostumarmos com outro cenário e comportamento.  

Sai o crachá entra a máscara descartável. No lugar do coffee break uma mesa com frascos de álcool 70%. Em vez dos brindes tradicionais, um termômetro. 

Eu já estou vivendo isso, e me preparei para  esse formato de eventos pós-pandemia, e já  indico aos organizadores de eventos e suas equipes precisam pensar desde agora nas novas exigências para o mundo que vamos ter.

É fato que os eventos online terão cada vez mais força. Afinal, a virada de chave aconteceu e neste momento todos estamos focados em tirar o máximo proveito deste formato para nos mantermos ativos. 

3- O empreendedorismo está em alta, haja vista que muitas pessoas, se viram obrigadas a criar oportunidades. Até mesmo para sobreviver diante da crise, perda de emprego e renda.  E nesse cenário, temos o empreendedorismo feminino, que dá exemplo de criatividade, dedicação e uma visão estratégica extremamente assertiva, como podemos notar em inúmeros exemplos.  Sendo assim, conta pra gente quais mulheres, seja do mercado de palestras, seja de qualquer outro segmento, você citaria como inspiração? 

Ana Paula Santana: Atualmente, Oprah Winfrey tem pelo menos 7 fontes de renda e eu me inspiro muita nela, eu já estou buscando ter outras fontes de renda e a pandemia me levou para um trabalho que sempre amei e nunca vi como minha fonte de renda.

Então, vou compartilhar meu próprio exemplo: estava focada a 7 anos em Consultorias e Palestras, me vendo em um cenário onde muitas empresas que eu prestava serviço se encontravam de portas fechadas eu busquei me reinventar na psicanálise na qual sou formada há 5 anos e no atendimento para pessoas que estavam precisando de uma escuta profissional e durante esses meses lotei  minha agenda para atendimentos de terapia. Assim conquistei mais um espaço e desconstruir que precisamos ter só um nicho de trabalho, agora tenho 4 e estou feliz em ter me redescobrindo como terapeuta.

Infelizmente, ser mulher ainda é muito difícil. Ser mulher e negra, então, é ainda mais complicado. Por isso, todo dia é dia de lembrar e enaltecer a luta e as conquistas das mulheres negras eu sou uma delas. Me vejo nesse contexto diariamente. 

4- O termo mindset tem sido replicado aos 4 cantos, tornando-se até mesmo uma espécie de modismo. Contudo, sabemos que você tem um trabalho muito sério baseado no tema. Pode explicar pras nossas leitoras de que forma uma mudança de mindset pode beneficiar a vida das pessoas? 

Ana Paula Santana: Mindset pode ser entendido como mentalidade ou modelo mental, nosso mindset representa todo nosso arcabouço mental. O modo otimista ou pessimista de enxergarmos diversas situações da vida e, consequentemente, como nos portamos diante delas. Nosso mindset representa todo nosso arcabouço mental. O modo otimista ou pessimista de enxergarmos diversas situações da vida e, consequentemente, como nos portamos diante delas. Eu mesma tinha um mindset fixo, que me limitava e me paralisava. Hoje tenho um mindset em crescimento estou totalmente aberta ao novo, enfrento os desafios com muito equilíbrio e sabedoria.  

5- Como gestora da A.P. Consultoria Empresarial, conta pra gente quais desafios você enfrenta em sua rotina e de que maneira consegue superá-los?

Ana Paula Santana: Ser empreendedora no Brasil é muito difícil, sou gestora de um negócio super requisitado no mercado de empregos,  ter uma agência de empregos está relacionado à intermediação entre empresas e o mercado de trabalho. Representa a busca permanente da “pessoa certa, para o lugar certo, na hora certa”. As empresas estão “enxugando” suas estruturas e buscando serviços de empresas especializadas. Vendo essa necessidade montei uma empresa de consultoria empresarial  e Rh Construindo o sucesso. Sou muita grata em fazer parte da vida profissional de muitas pessoas, já palestrei para mais de 80 mil pessoas nesses anos e como é gratificante ajudar pessoas e realizarem sonhos e objetivos. 

6- Quero te agradecer pela atenção e gentileza em responder as perguntas. O espaço é todo seu para acrescentar sobre algo que não foi mencionado, bem como para deixar uma mensagem para o seu público. 

Ana Paula Santana: Quero dizer para vocês que nunca é tarde para mudar sua jornada, construir uma nova missão e pensar em um grande legado. A minha missão de vida é a de transformar a vida das pessoas. Isso vai para além de uma metodologia, de uma técnica, mas de uma conexão de alma e todo o poder que ela possui. É algo que faz parte do meu corpo e da minha alma, diz respeito ao cumprimento do meu chamado e construção do meu legado. ⠀⠀⠀⠀

Por conta disso, agora também faço parte da Agência de Palestrantes Palestras de Sucesso, e me sinto motivada  pois quero alcançar mais pessoas, em novos estados e em outros países, quero levar minha missão de vida e ajudar outras pessoas a evoluírem e saírem da zona de conforto.  

Com a mesma determinação que mudei a minha vida, quero ajudar a aumentar mais e mais o impacto social, pois todos os anos faço 3 palestras voltadas a jovens entre 16 a 24 anos, quero impactar a vidas deles através da minha história, e sei que a palestra tem essa função na vida das pessoas, assim estou contribuindo com a nossa própria evolução, pois isso nada mais é do que percorrer um dos ciclos rumo a prosperidade: dar e receber pelo outro.⠀⠀⠀⠀

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes