Descubra aqui, duas habilidades fundamentais para ter bons relacionamentos no âmbito corporativo e pessoal – Por Ari Brito

Para e pense: em um cenário onde questões envolvendo comportamento e relacionamento estão no topo da lista dentre motivos que geram demissão nas empresas, quais são as habilidades fundamentais para ter bons relacionamentos na esfera corporativa? Se você é um profissional de alta performance e deseja ser bem-sucedido, se aperfeiçoar, e ter relacionamentos saudáveis, tanto na esfera corporativa quanto na vida pessoal, continue a leitura do blog de hoje. Nosso prestigiado palestrante Ari Brito revela a seguir, quais são as habilidades principais para ser bem-sucedido.

Palestras de Sucesso entrevista Ari Brito

Há duas habilidades fundamentais para ter bons relacionamentos 

Uma pesquisa mostrou que 84% das demissões têm origem em problema de relacionamento profissional. Número elevado, não é mesmo? Relações tóxicas e muitas vezes conflituosas e nocivas, prejudicam toda a atmosfera e clima organizacional.

Como lidar com isso? 

Há dois comportamentos que estão dentro da habilidade de comunicação, que julgo cruciais para tornar o cenário mais positivo, humanizado, capaz de promover um ambiente mais positivo e de bem-estar no trabalho: empatia e compaixão. 

Se colocar no lugar do outro e entender as suas dores é fundamental 

Eu costumo chamar a atenção sobre o quanto se colocar no lugar do outro e entender as suas dores é fundamental, no sentido dessa postura barrar uma série de ruídos e mesmo conflitos.

“Uma pessoa que escuta os outros tem muito mais chances de prosperar de se tornar alguém bem sucedido.” – Ari Brito

É preciso estimular nas empresas, a mentalidade de que quanto mais eu aprender com os outros, e mais eu conseguir ensinar, mais chances de crescer eu tenho, compreende? 

Essa deve ser a essência do trabalho em equipe. E nesse sentido, a comunicação é vital.

Clareza na comunicação 

“Quando falamos de clareza na comunicação é o outro entender qual sua entrega. Ninguém vai me convidar para falar sobre engenharia, nem me pedir para resolver uma questão de arquitetura, porque sabem qual é o meu propósito. Quando as pessoas se aproximam de você sem expectativas é porque você deixa claro, o que pode entregar.” – Ari Brito

Certamente, essa conduta esvazia a ansiedade e as frustrações, em um mundo onde boa parte dos comportamentos tóxicos nas empresas se trata de frustrações e expectativas mal resolvidas.

Repare que os conflitos ocorrem quando alguém espera demais do outro, quando alguém espera que você ou eu façamos algo que, muitas vezes, não estamos preparados. Isso se aplica também para a esfera pessoal, não é verdade?

O pós-pandemia e a relação com o trabalho 

“A maioria dos relacionamentos acabam porque um esperava algo do outro que não veio. Aí o outro até tentou se moldar para salvar a relação, mas aí perdeu sua identidade e acabou afundando, o que gera também uma ruptura, porque o preço se torna muito alto para manter aquela relação.”  – Ari Brito 

O pós-pandemia ilustra bem isso. No setor corporativo, uma grande maioria de profissionais pediram demissão pois sentiam que estavam numa relação onde a entrega delas fugia do propósito que tinham, ou seja, não fazia mais sentido. Isso ficou mais forte, sobretudo com a  proximidade do luto e da morte (resultantes da pandemia).

A grande pergunta era: “Quanto tempo vou ficar fazendo algo que não tem a ver com minha identidade?” A resposta ecoou nos 4 cantos do mundo, uma população mudando suas atividades principais para alinhar com seu propósito e diga se de passagem, às vezes até sem se preocupar com remuneração, sem saber se vão ter trabalho na nova fase.

E então, o que pensa sobre o assunto? Que tal trabalhar sua empatia e compaixão, seja você um empreendedor, líder, chefe, colaborador? 

Eu tenho os treinamentos que sua empresa precisa para trabalhar essas e tantas ourtas skills, entre em contato e saiba mais. 

Quero uma palestra de Ari Brito em minha empresa ou evento!

Ari Brito

O palestrante que tem como propósito transformar pessoas através do conhecimento.

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos