Trabalho em equipe: entenda quais os maiores dificultadores e desafios encontrados e como lidar com eles – Por Ari Brito

Quais são os pontos mais delicados quando pensamos no trabalho em equipe? É fato que aquele profissional que não sabe se comunicar no ambiente de trabalho, também não consegue muitas vezes assimilar o que é solicitado a ele, bem como transmitir seu conhecimento. Assim, suas competências, habilidades e dedicação de nada valem. Seria a comunicação deficitária, um dos maiores desafios quando se trata do trabalho em equipe? Quais são as grandes barreiras enfrentadas por líderes, gestores e colaboradores? Nosso palestrante de sucesso, o grande Ari Brito, aborda a seguir. Acompanhe!

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Trabalho em equipe é comunicação

Eu penso que trabalho em equipe é comunicação, acima de tudo. Veja bem: se na empresa não há comunicação de forma assertiva, é praticamente impossível ter uma equipe entrosada.

“Às vezes ficamos com a sensação de que o trabalho em equipe ineficiente é falha dos colaboradores, mas vamos começar pelo método. Ao meu ver,  organização e disciplina são fundamentais, então não adianta intenção se não criar processos que façam com que o time aconteça como um só.” – Ari Brito

É importante que a liderança e gestão tenham visão em buscar mecanismos de comunicação interna, hoje facilitados pela tecnologia, e alinhamento das regras. 

Posso dizer que em minha vivência, já pude observar algumas empresas onde simplesmente o alto escalão sequer respondia e-mails e a única forma de a equipe se comunicar com ele era por esse canal. Complicado, não é mesmo? 

O resultado de tal erro não é difícil de adivinhar: ruídos na comunicação e todos aqueles problemas acarretados por eles, um grande “combo” para prejudicar o trabalho em equipe.

A comunicação tem que ser prioridade, no conteúdo e na forma, passando pelo canal

Eu defendo a ideia de que a comunicação tem que ser prioridade, no conteúdo e na forma, passando pelo canal.

De nada vale criar um grupo de trabalho onde nem todos estão, ou não entendem o papel daquela ferramenta. É o mesmo que não fazer, compreende? 

Quando falamos em trabalho em equipe, há também outro fator extremamente importante, que eu diria até prioritário: a inteligência emocional. 

Justifico isso a seguir:

  • Colaboradores inseguros, com autoestima baixa,  provocam ruídos e coisas piores, como ambientes tóxicos, por exemplo;
  • Muitos dos problemas e conflitos internos acontecem por falha na compreensão, correto? 
  • Uma solução para isso é ser o mais claro possível, por isso é importante criar mecanismos para facilitar essa clareza e não engessá-la;
  • Fala-se muito hoje em dia sobre  metodologias ágeis, de encurtar processos para agilizar e facilitar isso tudo;
  • Contudo, creio que há outro ponto relevante:  favorecer e estimular os colaboradores a trabalharem sua inteligência emocional, seja com atividades como meditação, yoga, grupos de estudo ou até mesmo terapia.

Conhece alguém que precisa saber disso? Então compartilhe com ele! E aproveite pra me contar: o que você mais gostou e gostaria de saber desse assunto? Comenta aqui! 

Até a próxima e um grande abraço!

Quero uma palestra de Ari Brito em minha empresa ou evento!

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