Gerar conexão com o cliente é item básico para todo profissional que atua com vendas, não é mesmo? No entanto, por mais básica que seja essa estratégia nos negócios, muitos ainda insistem em dar um “tiro no pé” ao oferecer um serviço ou produto, sem estabelecer a conexão.
Quais fatores são necessários trabalhar para estabelecer um elo de ligação com o cliente, antes de abordá-lo com determinada solução? O palestrante Nathan Lima nos conta, a seguir.
O problema de não gerar conexão com o cliente
Eu costumo dizer que quando o vendedor ou equipe de atendimento não realiza a ação básica, que é a de gerar conexões com o cliente, ele entra numa espécie de efeito bola de neve.
Veja só:
- Não cria a conexão;
- Em consequência, não cria autoridade no mercado, fator altamente relevante para conquistar o cliente;
- Assim, o cliente também não vê valor no seu serviço, marca, produto;
- E finalmente, tudo isso leva apenas a uma resposta: impossibilidade de vender, simples assim!
O que é preciso para gerar conexões com o cliente?
Bato bastante na tecla de que é essencial treinar o time, no sentido de empoderá-lo com os chamados pilares da venda humanizada, em especial no setor do agronegócio.
Este tripé é constituído por:
- Conexão com o cliente
- Vender aquilo que ele precisa
- Pós-Venda e Acompanhamento
Porém, a pergunta que não quer calar é: como estabelecer a conexão com o público potencial comprador?
Anote essa palavra: relacionamento!
Relacionamento é hoje, o mínimo que devemos fazer para se manter no mercado
Conforme eu mencionei na minha entrevista aqui para a Palestras de Sucesso:
“Gente, relacionamento hoje é o mínimo que você faz para se manter no mercado. Eu digo manter quando muitos acham que o relacionamento é um diferencial. Diferencial é aquilo que o cliente enxerga, não aquilo que você acha que tem. “
Tenho algumas orientações para que sua equipe de vendas consiga ter esse relacionamento e gerar conexão da melhor forma, tome nota:
- Procure falar a língua do cliente. No nicho agro, por exemplo, o estilo da conversa é único, os assuntos são muito específicos e as opiniões são muito parecidas. Adapte a linguagem conforme o seu respectivo público;
- Esteja próximo do estilo de vida do cliente. Assim, ele enxergará em você uma versão espelhada dele. Se for um profissional, sugiro que você pratique o Rapport,e tenha real interesse por aquilo que o cliente fala;
- Jamais fique pensando SOMENTE no número que o cliente pode representar, seja humano, esta é uma poderosa chave para gerar conexão;
- Se for um negócio: utilize os arquétipos de comunicação que mais se enquadram com a realidade da sua persona.
Podemos concluir juntos que quando nos conectamos com verdade, com interesse, investindo tempo e se dedicando a solucionar problemas reais de que nos procura, conquistamos qualquer cliente. Pense nisso e já deixo aqui um convite: me leve agora mesmo para treinar sua equipe e fazê-la uma campeã de conexão e consequentemente, de vendas.
Um grande abraço do seu amigo, Nathan Lima.