Inegavelmente, as estratégias de marketing estão dentre as melhores formas de atrair clientes, inclusive quando pensamos nos Médicos.
Autoridade no assunto, o palestrante Dr. Willy França nos mostra a seguir, as particularidades do marketing médico, quais estratégias usar na captação de clientes e de que maneira utilizá-las de maneira assertiva, sem infringir as regras ou desprestigiar a Medicina. Acompanhe a seguir!
Marketing para Médicos: ótima ferramenta para atrair clientes ao seu consultório
Dentre algumas de minhas palestras, um dos pontos de maior sucesso é o tema
marketing de atração ou em inglês: inbound marketing.
Certamente, se trata de uma estratégia das mais apropriadas para o Médico. Digo isso, pois, conforme a CODAME (Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos, 2006):
“O Médico deve fazer pronunciamentos apenas com o objetivo de informar a população, sem autopromoção, sem sensacionalismos, nada que possa suscitar algo que possa desprestigiar a Medicina.”
A questão principal aqui é que, muito embora tenhamos inúmeras regras a seguir, elas não revelam um “como” fazer para divulgar nossas habilidades e competências.
Exatamente por isso, me especializei em inbound marketing nas mídias digitais, onde é possível escolher as alterações da saúde mais comuns conforme cada especialidade e iniciar esse “marketing” como se fosse um diálogo, por exemplo, com os possíveis clientes, ou seja, aqueles que talvez estejam precisando do que fazemos.
As 4 etapas para atrair clientes com estratégias de marketing
Tenha em mente que no inbound marketing, são os clientes que vão atrás do médico, Assim, acabamos gerando mais vendas (consultas), além de reforçar a autoridade do respectivo profissional como especialista.
Para tanto, se faz necessário compreender uma sequência de etapas, que em um primeiro momento é até aparentemente simples, contudo, trabalhosa, incluindo oferta de informações úteis que possam ajudar clientes e pacientes a tomarem suas decisões, de preferência a favor desse médico.
Tome nota dessas etapas e comece aplicar agora mesmo:
Primeira etapa: saber como atrair clientes
O primeiro passo é compreender de que forma é possível atrair clientes. Para tanto, comece oferecendo ao seu público, um conteúdo útil, capaz de conquistar visitantes nas redes sociais do médico de forma mais regular.
Segunda etapa: conversão
Na etapa de conversão, a segunda fase no que se refere às estratégias de marketing, o objetivo é converter os visitantes, levando a eles ainda mais informações e conteúdos. Para tanto, é preciso efetuar um direcionamento mais personalizado.
Terceira etapa: leads
Na terceira etapa, a ideia é transformar esses “convertidos” em leads. Isso significa que estes visitantes se tornarão clientes, pois estão realmente engajados, interessados em conhecer o trabalho do médico. Certamente, estão prontos para agendar a consulta, ou seja, comprar os serviços desse médico.
Quarta etapa: encantamento
A etapa do encantamento é crucial, pois neste momento é possível fidelizar o cliente. Para tanto, já na consulta o médico deve usar além de todo seu cabedal técnico, lançar mão de outras ferramentas importantes, para gerar:
- Empatia;
- Admiração;
- Construção de respeito mútuo;
- Personalização do atendimento, etc.
Ou seja, a ideia aqui é demonstrar amabilidade, compreensão do paciente nas suas necessidades, angústias, medos, etc.
Minha dica aqui é: ouça o paciente de forma atenta. Segundo Kotler, esse é o momento do “Uau”, encantou !
Dúvidas? Estou à sua disposição! Forte abraço!