Você sabe o que é Liderança Humanizada e como ela pode ajudar na gestão de sua empresa?- Por Coronel Frederico Caldas

Liderança humanizada: você conhece este termo? Mais do que estimular a motivação e o engajamento do time, é preciso que o líder dos dias de hoje tenha um olhar mais atento ao núcleo do trabalho em equipe, ou seja: focar no aspecto humano.

Foi-se o tempo em que a figura de um chefe, que apenas ordena para que os outros cumpram, era o modelo considerado “eficaz” para uma boa gestão na empresa.

Quem atua no meio corporativo sabe que esta figura não tem mais espaço, e onde ela ainda se faz presente, os resultados em comparação às empresas que trabalham a liderança de forma eficaz, ficam anos-luz atrás.

A proposta do artigo de hoje, produzido pelo nosso mestre palestrante e exemplo claro de liderança, Coronel Frederico Caldas, trata exatamente deste tema e nos mostra:

  • o que é a liderança humanizada;
  • como ela contribui com a gestão da empresa.

Prepare-se então, a seguir, para mais uma aula do nosso palestrante! 

Liderança humanizada: as relações interpessoais mudaram

A forma pela qual as pessoas se relacionam hoje, já não são como foram outrora, já percebeu? Isso deve-se certamente, graças as transformações sociais. Sabemos, elas refletem de maneira elevada, sobretudo nas organizações, no âmbito corporativo, em geral.

O que acaba, obviamente, influenciando de maneira direta na relação entre líderes e liderados.

Conforme declarei na entrevista concedida ao site: 

“Novos papéis sociais emergiram com a força da busca legítima pela igualdade, sobretudo, no que se refere às minorias. Para o líder, é preciso estar atento a novas dinâmicas das relações humanas, que ganharam relevância, inclusive, na identidade estratégica das empresas.

Como a liderança deve ser exercida na ponta da linha, busca-se alcançar a legitimidade necessária para conquistar os liderados, conhecendo seus problemas e identificando os gaps do negócio.”

Ou seja, se você atua na função de liderança, deve ter um olhar ainda mais atento para que não se perca no tempo e atue de maneira desalinhada com a realidade. 

O Líder deve, essencialmente, ser  alguém capaz de agir nos mais elevados e complexos cenários e disposto a surpreender com os gestos mais sensíveis e humanos. Isso mesmo. O Líder do futuro terá que ser cada vez mais sensível e humano.  A principal distinção com o modelo tradicional de liderança está na mentalidade ultrapassada de liderar pela força, baseada em sistemas de controle e focada nos processos e não nas pessoas. 

Hoje, esse modelo é o que há de mais frágil e dispensável, para organizações que buscam o sucesso em suas empreitadas.

Não enxergo este tipo de liderança em minha empresa: o que posso fazer?

Quando o gestor percebe que, seja ele, seja seus colaboradores em cargos de liderança, não estão alinhados a esta inegável necessidade dos tempos atuais, é preciso ter em mente o seguinte:

  • Se faz necessária uma mudança de mindset geral e da cultura organizacional da empresa;
  • Esclarecer a todos que o líder com um olhar mais humano não é sinônimo de “bonzinho”. Afinal, o líder humano não é aquele que está sempre disposto a fazer concessões, não se trata disso;
  • O Líder humanizado deve fazer sempre uma autoavaliação de como procede. Deve participar sua equipe, colher feedbacks e também tecê-los, de forma assertiva;
  • A empresa precisa investir nas pessoas, com treinamentos, cursos, palestras. Isso vale também em relação às lideranças;
  • É importante levar para a empresa, um palestrante que tenha conhecimento em liderança humanizada. Muitas vezes, esta é a semente que falta para que tal postura germine na organização, para então, num futuro não tão distante, os frutos sejam colhidos.

Agora me conta: a liderança humanizada está presente em sua empresa? Estou aqui para lhe ajudar. Até a próxima! 

Torne-se um líder humanizado com as incríveis palestras de Frederico Caldas 

Com base em resiliência, empatia e liderança de alto rendimento, as palestras de Frederico Caldas criam uma conexão única com o público. Sempre à frente das mudanças, esse treinador de líderes tem o compromisso real com o crescimento dos times. Bem como capacitar de forma eficiente lideranças e ‘pessoas comuns’.

Descubra hoje mesmo como sua empresa pode alcançar resultados transformadores. Acesse o perfil de Frederico Caldas e descubra como alcançar seu verdadeiro potencial.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes