Gerar a motivação certa nas pessoas é uma das tarefas cruciais de um líder, não é mesmo? Liderança e trabalho em equipe são suas facetas de uma mesma moeda, e para que tudo saia conforme o esperado, é preciso que o time esteja alinhado e motivado. No entanto, uma dor recorrente relatada por muitos profissionais que ocupam cargos de liderança é exatamente como conseguir estimular a equipe e gerar a motivação necessária.
Isabela Capelão, uma das grandes revelações do mercado de palestras na atualidade, nos conta mais sobre algumas estratégias interessantes neste sentido, confira!
Para gerar a motivação certa nas pessoas, é preciso antes de tudo, se automotivar
Sim, eu sei que o desejo de todo empreendedor é ter maior produtividade e aquele apetite em fazer suas tarefas com fome de vencer. E ele espera o mesmo do seu time, não é mesmo? Pensando nisso, é muito comum nos questionarmos sobre como um bom líder pode gerar a motivação certa nas pessoas.
Primeiramente, é de suma importância que o líder saiba como se automotivar e consequentemente, como buscar maneiras para gerar esse incentivo nas pessoas.
Há uma enorme gama de possibilidades neste sentido, através de ações que podem ser feitas no dia a dia. As mais comuns são:
- Realização de avaliação de desempenho;
- Feedbacks;
- Elogios;
- Abertura para as ideias.
Motivação intrínseca e extrínseca
“As escolhas e decisões de fazer uma atividade pela satisfação pura e genuína, sem considerar as consequências ou onde ela vai conduzi-lo sem precisar de incentivos externos, damos o nome de motivação intrínseca.” – Isabela Capelão
Acredito que é importante frisar que a motivação intrínseca ocorre em ocasiões onde as necessidades de autonomia, competência, de conectar-se com as pessoas e de fazer algo de bom são satisfeitas – elementos para a saúde psicológica e bem-estar.
Todavia, sabemos que nem todas nossas tarefas executadas no ambiente profissional, e mesmo na esfera pessoal, nos dão prazer ou são escolhas espontâneas.
Contudo, é necessário realizá-las, e essa é a motivação extrínseca, ou seja, fazemos por causa de uma recompensa externa e o importante é o resultado da atividade e não a realização dela em si.
Saúde mental e burnout: como cuidar melhor e acolher seus colaboradores?- Por Isabela Capelão
Motivação e insatisfação: de que forma você administra sua motivação extrínseca?
“A forma como as pessoas administram a motivação extrínseca faz toda a diferença entre estar ou não motivado e satisfeito com a vida e com os resultados que tem obtido.” – Isabela Capelão
Partindo da ideia de que ninguém está 100% do tempo motivado, e que o líder não é o detentor exclusivo dessa responsabilidade, é interessante que ele ajude seus liderados a encontrarem fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos.
Uma sacada é quando a pessoa passa a perceber as atividades como escolhas e não obrigações- o que vai interferir na performance, nos resultados e no bem-estar.
Conforme eu comentei na minha entrevista, aqui mesmo para o site, respondendo uma questão sobre esse tema:
“As tarefas precisam estar congruentes com os seus valores e objetivos para que sejam escolhas livres, ou seja, “eu quero fazer isso”, “fazer isso é bom para mim”. Quanto mais alinhadas, mais prazer e satisfação. Quanto menos, mais estresse.” – Isabela Capelão
Aliás, nessa mesma entrevista, eu conto sobre Mihaly Csikszentmihalyi, psicólogo húngaro, doutor pela Universidade de Chicago, que resolveu investigar a motivação pessoal.
Quer saber o desfecho dessa história e o que ele concluiu? Clique aqui e vá direto para a questão 5 da entrevista.
Agora me conta: precisa de ajuda para gerar a motivação certa nas pessoas que trabalham na sua empresa? Entre em contato, eu tenho a palestra perfeita para isso. Um grande abraço, nos vemos lá!
Quero levar uma palestra da Isabela Capelão para minha empresa