Saúde mental e burnout: como cuidar melhor e acolher seus colaboradores?- Por Isabela Capelão

Nos tempos atuais, muito se questiona sobre como uma empresa pode cuidar melhor e acolher seus colaboradores, sobretudo em virtude da saúde mental e burnout. Pressão extrema, cobranças excessivas, bem como elevada carga de trabalho, tem gerado situações problemáticas no âmbito corporativo.

Sendo assim, em seu post de hoje, a palestrante de sucesso, Isabela Capelão, sugere algumas ações estratégicas que a empresa pode fazer para melhorar a saúde mental dos colaboradores. Confira!

Saúde mental e burnout: gestão e a liderança precisam promover uma abertura maior das pessoas sobre esse assunto

Em algumas organizações, há uma certa resistência ou mesmo “tabu” em se falar sobre questões que envolvem saúde mental e burnout. Contudo, se trata de uma inegável realidade e que precisa ser tratada com o cuidado que merece.

Para tanto, a gestão e a liderança precisam promover uma abertura maior das pessoas sobre esse assunto.

Conforme mencionei em minha entrevista para o site Palestras de Sucesso:

“Em linhas gerais, isso pode ser feito por meio de palestras, eventos ou distribuição de materiais de circulação interna. Que tal, por exemplo, investir em e-books e newsletters para aumentar a conscientização dos colaboradores sobre a saúde mental. Esse é o primeiro passo: a conscientização.”

Uma ação importante para cuidar de seus colaboradores: identificar fatores estressores

Após a conscientização, o passo a seguir é identificar na empresa, em seu respectivo setor, os principais fatores estressores. 

É muito comum que surjam itens como excesso de carga de trabalho, liderança opressiva, bem como alguns fatores de cunho pessoal. Questões que envolvem separação, doença na família, etc.

O papel do líder aqui é fundamental, afinal, ele precisa de fato, se mostrar interessado em entender o problema e abrir um espaço saudável para comunicação.

Mais que isso, é importante que ele busque formas de resolver esse problema.

“Isso pode ser feito por avaliações do nível de estresse e burnout, avaliações 360 com esse objetivo específico. Após identificados os principais fatores estressores, trabalhar essas questões. Como?”

Veja o que a empresa pode fazer para melhorar a saúde mental dos colaboradores

Pontuei algumas maneiras sobre como a empresa pode melhorar a saúde mental de seus funcionários, veja:

  • Estabelecer prazos e metas alcançáveis: afinal, um dos grandes motivos da desmotivação e queda de produtividade é exatamente o fato de sobrecarregar os colaboradores;
  • Estimular o feedback: uma ótima ferramenta para promover a abertura de diálogos na empresa. Sem contar o quanto ele pode promover a melhora da comunicação e contribuir no alinhamento de expectativas, bem como na otimização de performance;
  • Gestão de tempo: procurar sempre respeitar o horário, definindo-o, estabelecendo as pausas. 

Na verdade, há diversas ações a se adotar, conforme mencionei também em minha entrevista, como:

  • Treinamentos;
  •  Estratégias de enfrentamento como sessões de relaxamento, meditação, risadas, jogos e dinâmicas para estimular percepções e mudanças de estado emocional e comportamentais;
  • Estratégias de alinhamento e melhoria da comunicação ou de processos;
  • Ações diárias dentro da empresa, como o humorômetro, dicas positivas, ou seja, ações que estimulem o bem-estar no trabalho do colaborador.

E, finalmente, vale dizer que os responsáveis pela empresa ainda podem  investir em terapia ou assistência psicológica para seus funcionários. Isso pode inclusive ocorrer via plataformas de valor acessível, tanto para o funcionário quanto para a empresa. 

Conclusão 

Tenha em mente que todas essas ações implicam em um relacionamento com o intuito de “sanar” os principais fatores estressores. Além disso, é importante realizar um constante acompanhamento e formas de medição. Dessa forma, é possível praticar as melhorias e até reajustar as estratégias e planos.

“Com as medidas citadas no decorrer do texto, você terá muito mais condições de contar com uma  equipe de funcionários mais engajados, motivados, bem-humorados, criativos e satisfeitos no seu ambiente de trabalho. Além disso, terá  líderes com equipes que geram melhores resultados com qualidade de vida e saúde mental. Melhoria de clima organizacional, redução do turnover e do absenteísmo para a empresa.” – Isabela Capelão 

Dúvidas? Entre em contato comigo e/ou deixe seu comentário. Compartilhe o conteúdo com mais pessoas que precisam saber disso. Meu fraterno abraço e até a próxima oportunidade.

Quero levar uma palestra da Isabela Capelão para minha empresa 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes