Vinhos e o mundo dos negócios: a analogia perfeita – por Santucci

Vinhos e o mundo dos negócios é, de fato, uma analogia perfeita. Concorda?

Com vasta atuação no mercado de vinhos, aprendi lições poderosas que absorvi tanto para a carreira como para a vida pessoal. Dentre elas, observei elementos que posteriormente me ajudaram a constituir analogias entre vinhos e o mundo dos negócios. E por tamanha riqueza, compartilho com você alguns desses aprendizados.

Para além de simples comparações, trago reflexões acerca do mercado, do empreendedorismo e como tudo isso se relaciona aos vinhos. Ocorre que é possível trabalhar questões como diferencial no mercado, posicionamento, marca pessoal e muito mais. De fato, um assunto fascinante.

Pensando nisso, que tal mergulhar um pouco no universo dos vinhos e descobrir novas possibilidades? Veja como os vinhos podem ajudá-lo(a) com os negócios e até nos próximos passos da sua carreira.

Vinhos, pessoas e o mundo dos negócios: existe alguma relação?

Negócios não surgem do dia para a noite. Encare o fato que estruturar um negócio é construir uma identidade própria e leva tempo. Além de exigir dedicação, disciplina e diferentes conhecimentos e habilidades. Tanto que gestores, líderes, empreendedores e empresários escalam degraus e estágios para, por fim, alcançar resultados efetivos. 

O mesmo ocorre com os vinhos. Sempre de forma singular, do momento de produção até a colheita das uvas, há etapas fundamentais na ‘fabricação’. Por isso, até uma garrafa chegar a sua mesa, ela passa por fases de planejamento, acompanhamento e avaliação. O produto final é a conquista de uma personalidade única que se renova a cada safra. 

Nessas horas, gosto de utilizar metáforas. Algumas vezes me perguntam sobre qual seria o melhor vinho de todos os tempos. Para surpresa de muitos, costumo responder: aquele que você mais gosta. Uma resposta que também se aplica ao mundo dos negócios, pois em ambos os casos:

  • as escolhas são pessoais;
  • há oportunidades de rentabilidade;
  • é necessário administrar, arriscar e investir na ideia. 

O que me leva a refletir sobre como tais caminhos envolvem direcionamento, estudo de potencialidades e criação de valores. O que facilmente se relaciona às técnicas, aos tipos de uvas e harmonizações de vinhos, percebe?              

Descomplicando o vinho e o seu negócio 

Desde os tempos mais antigos, o homem e os vinhos convivem e afirmam relações de companheirismo. Tal vínculo permitiu que ambos construíssem identidade própria, características pelas quais são reconhecidos com prestígio e autoridade por onde passam. Mas você pode pensar: o que isso tem a ver com os negócios, Santucci? 

Quando falo de história e identidade estou também me referindo a vendas. Sim, histórias encantam, criam conexões e alavancam vendas. Ou seja, ao elaborar um produto/serviço e degustar uma deliciosa taça, você está primeiramente comprando uma narrativa. Você pode até contar uma história simples, mas nunca superficial.

A marca é outro fator que inspira e impacta o público. E não se engane, ela é mais do que um rótulo ou logotipo, é aquilo que o diferencia no mercado. É sobre se posicionar e redescobrir recursos, atingindo excelentes índices de produtividade e alta performance.

Por isso, amplie suas perspectivas, siga descomplicando o vinho com profissionais renomados. Permita-se aprender mais e surpreenda-se.

As palestras de Santucci são as melhores experiências para o seu negócio

De forma descontraída, agradável e simplesmente única. As palestras de Santucci trazem a dimensão do universo dos vinhos para o contexto dos negócios em linguagem clara e acessível. Certamente, uma das experiências mais incríveis e positivas para você, empreendedor, profissional, líder de equipes e apreciador da bebida.

Conheça mais sobre o trabalho e talento deste palestrante, mentor e especialista em vinhos. Acesse!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes