Vença o medo e fale bem em público – Por Luiz Augusto Araújo

O medo de falar em público é mais comum do que se imagina. Na verdade, trata-se da principal fobia da humanidade, conforme revelou uma pesquisa do jornal inglês Sunday Times, na qual 3.000 entrevistados hierarquizaram os seus maiores medos.

O resultado apontado foi que 41% deles tinham medo de falar em público, seguido por problemas financeiros, 22%, e 19% dos entrevistados relataram ter receio da morte. Em outras palavras, há mais pessoas que temem a um palco do que a própria sepultura.

Todos nós sentimos medo de falar em público. Até os oradores mais experientes sentem um friozinho na barriga antes de subirem ao palco. Isso é ruim? Não! De certa forma é até bom porque a insegurança nos obriga a um aprimoramento contínuo. Quem não sente um pingo de receio torna-se tão autoconfiante que chega a abrir mão dos treinamentos e da preparação prévia necessária para toda apresentação de sucesso. Quando isso acontece o resultado pode ser desastroso. Por isso, o medo não deve ser eliminado, mas, sim, controlado.

Dicas para falar bem em público

O medo de falar em público, ou qualquer outro que seja, não pode nos controlar; não pode ser maior do que os nossos sonhos. Como dominar o medo e a ansiedade antes e durante as apresentações em público? Primeira e mais importante dica: ensaie sempre a sua fala com antecedência. Quanto mais você treinar em casa mais preparado você estará quando for para valer.

Repasse o conteúdo poucas horas antes da sua apresentação para se assegurar que todos os tópicos previstos e planejados serão abordados. Quando estiver falando em público se mostre seguro e, mesmo estando muito nervoso, não demonstre isso à plateia. Imposte sua voz de maneira que os mais distantes o ouçam e os mais próximos não sejam incomodados.

As palavras devem ser pronunciadas com boa dicção. O ritmo deve alternar-se, ora forte, ora suave, para que a sua fala não fique monótona e sonolenta. A habilidade de se comunicar é uma das principais competências exigidas pelo mercado. Todos nós devemos buscar o seu aperfeiçoamento.

Conheça o curso Oratória Eficaz com Luiz Augusto Araújo

Você já percebeu que todas as pessoas bem sucedidas e que ocupam cargos de destaque falam bem em público? Falar em público, de forma presencial ou virtual por meio de lives, ou gravações de vídeos, portanto, é um dos principais diferenciais neste mercado competitivo. Quando a gente não domina essa habilidade, acaba perdendo muitas oportunidades. E você, já está cansado de perder oportunidades por não conseguir falar bem em público? Faça já o curso Oratória Eficaz. Com ele, você vai dominar o medo, saber falar de improviso e o que fazer quando der “branco”, esquecer parte da sua fala e aprenderá muito mais. Enfim, você vai conhecer técnicas inovadoras para fazer apresentações de alto impacto, seja presencial ou virtual por meio de live ou webinar. CLIQUE AQUI E ACESSE.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes