Saúde em foco: descubra os benefícios do uso combinado de duas vitaminas bem conhecidas- Por Edmo Atique Gabriel

As palestras de Edmo Atique Gabriel são envolventes, assertivas e acima de tudo, contribuem com o bem-estar dos colaboradores, tratando sobre assuntos que impactam diretamente o dia a dia das pessoas. Temas em alta, como o uso combinado de vitaminas, prática física e mesmo saúde mental, são algumas das possibilidades que as empresas têm  investido para a abordagem em eventos corporativos.

E é sobre um desses temas, aliás, que nosso palestrante de sucesso comenta: o uso combinado de duas vitaminas bem conhecidas do público. Descubra quais são, a seguir.

Por que deveríamos considerar o uso combinado de vitaminas? 

No contexto atual, uma temática extremamente controversa na esfera da longevidade e do bem-estar ressurgiu com enorme força: a prática de utilizar vitaminas com o intuito de melhorar a nossa saúde.

Essa busca, motivada pela pandemia, gerou discussões acaloradas entre diversos colegas da medicina, e no público em geral.

A pergunta que se faz é: 

“Será que as vitaminas realmente exercem este papel de incrementar a qualidade de nossa saúde e, caso este fato seja verídico, como que as vitaminas agem para melhorá-la?”

Para chegar a uma resposta satisfatória, trago aqui uma análise sobre os benefícios do uso combinado de duas vitaminas bem conhecidas: D e K.

A ação da vitamina D em nosso corpo

Sobre como a vitamina D age em nosso corpo, devemos relacionar dois fatores:

  • ativação pelo sol;
  • absorção pelo intestino, a partir da ingestão de alguns alimentos como ovos, carne vermelha, salmão e frutos do mar.

Sabemos que a vitamina D atua como um hormônio em nosso corpo, o que promove a melhora da nossa imunidade, fortalece o nosso sistema contra o desenvolvimento de alguns tipos de câncer e  ainda previne algumas ocorrências como fraturas e osteoporose.

Dessa forma, a dosagem periódica em exames de sangue é uma alternativa interessante para orientar uma possível suplementação.

“Aliás, aqui já quero deixar uma importante observação apontada por importantes e recentes estudos, a suplementação de vitamina D, quando efetivamente necessária, pode ser mais salutar para nosso organismo, no tocante a garantir melhor absorção do cálcio, do que simplesmente repor o cálcio de forma isolada.” – Dr. Edmo Atique Gabriel

A vitamina K

Em relação à vitamina K, ela é muito encontrada em vegetais na tonalidade  verde escura, como:

  • Couve;
  • Brócolis;
  • Espinafre, etc.

A função principal da vitamina K é a de ativar algumas proteínas essenciais ao metabolismo ósseo e cardiovascular. Além disso, ela tem como objetivo, garantir um certo equilíbrio na coagulação do sangue.

Vale dizer que a  vitamina K tem o poder de influenciar as atividades da vitamina D, sendo  este o ponto de partida acerca de um possível uso combinado de ambas para melhorar nossa saúde.

O uso combinado de vitaminas D e K 

Há estudos que indicam o fato de que o excesso de vitamina D pode induzir deficiência de vitamina K. Por outro lado, há pesquisas que apontam que o uso da vitamina K em associação com a vitamina D poderia controlar a calcificação progressiva dos vasos sanguíneos.

Quadros de  descontrole intenso dos níveis da pressão arterial, infarto e AVC, são algumas das complicações decorrentes desta calcificação vascular.

“Combater este processo de calcificação vascular é algo tão prioritário que, se imaginarmos o universo do transplante de órgãos, já existem relatos na literatura mencionando o insucesso de alguns tipos de transplante, especialmente o renal, além do aumento nas taxas de mortalidade após este tipo específico de transplante.” – Dr. Edmo Atique Gabriel

Nos idosos, essas complicações podem surgir com maior intensidade, devido a alguns hábitos alimentares errados, como o consumo exagerado de frituras, gorduras saturadas e doces. É importante considerarmos ainda que naturalmente, nessa população com idade mais avançada, encontramos maiores taxas de hipertensão arterial e diabetes, tipos de comorbidades que podem ser agravadas pelo processo de calcificação vascular.

“Desta forma, um dos objetivos da suplementação combinada das vitaminas D e K seria exatamente garantir e tentar postergar a existência de vasos sanguíneos com maior elasticidade.” – Dr. Edmo Atique Gabriel 

“Então, Dr., posso comprar essas vitaminas agora mesmo e utilizá-las do jeito que eu bem entender? “

Obviamente a resposta é não. Sabemos que a suplementação combinada de ambas as vitaminas, quando realizada, deve ser sempre com orientação especializada. Somente assim é possível obtermos bons resultados na redução e controle dos depósitos acentuados de cálcio.

“Esta suplementação combinada, apontada em muitos estudos como efetiva e promissora, não consiste em um tratamento direto, mas, sim, um mecanismo preventivo a ser associado a outras práticas saudáveis. Desta forma, ocorrências fatais e limitantes como um infarto, uma trombose e um AVC, poderiam ser mais amplamente prevenidas.” – Dr. Edmo Atique Gabriel

As palestras de Edmo Gabriel ajudam sua empresa a cuidar da saúde e bem-estar  dos seus colaboradores 

O estilo de palestras de Edmo Gabriel é definido como aquele “capaz de  tocar a alma das pessoas”, em uma busca incessante de sensibilização, capaz de levar o público à reflexão. Em síntese, uma palestra ministrada por ele, faz com que as pessoas saiam diferentes e com outra visão.

Clique aqui e leve a palestra de Edmo Gabriel para sua empresa ou evento, agora mesmo!

 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes