A transição de carreira é uma situação mais comum do que se pode imaginar. Muitas vezes, o profissional entra no mercado de trabalho através da primeira oportunidade que lhe é dada.
Com o passar do tempo, aquele emprego começa a gerar insatisfação, o que faz com que esse profissional opte por mudar de carreira. Contudo, a transição de carreira é um processo que traz consigo algumas dificuldades. É sobre isso que nos fala a seguir, o palestrante de sucesso Rafael Granella. Acompanhe!
Principais desafios de uma transição de carreira
O motivo da transição de carreira não importa: talvez você sinta que não há mais oportunidades de crescimento ou esteja buscando por novas áreas de atuação.
O que realmente importa no final das contas é que você encontre realização profissional, em um trabalho que te permita equilíbrio entre a sua carreira e a sua vida pessoal.
Porém, a verdade é que a mudança de carreira pode ser um processo delicado. Por isso, é importante que você conheça os principais desafios e saiba como superá-los.
Desafio #1 – Instabilidade financeira
O primeiro desafio de uma transição de carreira é a instabilidade financeira. Isso porque este processo pode fazer com que seja necessário adquirir uma nova formação ou recomeçar com cargos mais juniores.
Por isso, é necessário que, antes de tudo, você se planeje e tenha uma reserva de emergência que supra seus custos por um determinado tempo.
Desafio #2 – Saber se vender
O segundo desafio é saber se vender. Grande parte dos profissionais que passam por uma mudança de carreira possuem crenças e travas relacionadas a vendas, quase como se tivessem “vergonha de vender”.
Porém, durante esse período, será necessário que você venda a si mesmo assim como faria com um produto, convencendo outras empresas dos benefícios de contratarem você.
Desafio #3 – Falta de inteligência emocional e resiliência
Por fim, a falta de inteligência emocional e resiliência são dois fatores que impedirão você de lidar com os problemas e adversidades da maneira correta, assim como sair da zona de conforto.
Tente aprender a lidar com o medo, a vergonha e a incerteza. Aproveite os “nãos” para encontrar novos aprendizados e afaste os pensamentos negativos. Prefira visualizar você alcançando o que deseja alcançar.
O que você achou deste conteúdo? Se este artigo te ajudou, compartilhe com aquele amigo que também está passando por uma transição de carreira!
Quero agora uma palestra com o Rafael Granella!