Tecnologias e empregabilidade: estamos sob ameaça? – por Santucci

Tecnologias futurísticas e informações ao alcance da mão. Tempos modernos repletos de conexões virtuais. Essa é a realidade presente, com novos mercados e novos modos de trabalhar e estar em sociedade.

Mas algumas pessoas acabam atribuindo um tom de vilania às transformações. Daí pergunto a você: a tecnologia é uma ameaça aos negócios? 

Longe de mim fazer um registro histórico sobre a Revolução Industrial e os ciclos econômicos que trouxe o mundo até aqui. Minha intenção neste artigo é trazer você para uma reflexão leve e simples a respeito da tecnologia e empregabilidade. De forma a esclarecer e desmistificar ideias arcaicas sobre o tema.

Pensando nisso, convido você a me acompanhar nessa leitura e compreender melhor os usos da tecnologia nos negócios. 

Tecnologia no mundo dos negócios: vilã ou aliada?

Com o mundo mais automatizado, a sociedade atual se adapta às mudanças quase que diariamente. Ferramentas perdem o uso e são substituídas por outras mais recentes e informatizadas. Postos de trabalho outrora necessários são substituídos por máquinas ou até mesmo extintos. 

Nesse caso, você pode estar presumindo: a empregabilidade está em risco, o desemprego tomará conta das empresas. Mas calma, vamos expandir esse pensamento. Quando o mercado adere às inovações tecnológicas, ele não exclui o elemento ‘pessoa’ da equação. Ou seja, mesmo com os avanços técnicos, construir e desenvolver um negócio depende de pessoas.

Desse modo, a tecnologia é aliada tanto das empresas como dos profissionais. Ela é uma ferramenta potente que agrega valor e possibilita vantagem competitiva frente à concorrência. Veja o caso dos aplicativos no período da quarentena e como os lojistas passaram a atender os clientes à distância. Tudo graças à tecnologia.

Transformá-la em vilã é fechar-se à modernização e à própria sobrevivência no mercado. Faça dela um instrumento diferencial para a sua empresa.

Benefícios da tecnologia para o seu negócio

Falar de tecnologia é abrir espaço para novas oportunidades e criar outras possibilidades de negócios e de profissões. Por isso, as ferramentas e recursos tecnológicos são vantajosos para todos os envolvidos, a exemplo: 

  • ganho de tempo e presteza nos processos de seleção e recrutamento de colaboradores;
  • otimização de processos, eliminando etapas desnecessárias;
  • agilidade na entrega de produtos e serviços, com chance ainda de aprimorar performance e qualidade dos mesmos;
  • decisões cada vez mais baseadas em dados, visto que os softwares armazenam e analisam informações com maior assertividade e velocidade.
  • desenvolvimento profissional com formações e treinamentos à distância.

Impressionante, sim? E esses são apenas alguns dos benefícios da tecnologia no cenário da empregabilidade. Por isso, utilize a tecnologia a seu favor. Invista em conteúdos atualizados e, principalmente, de teor prático, a exemplos das mentorias e cursos. 

Com as palestras de Santucci, seu negócio nunca será o mesmo

Palestrante, CEO da DV7, escritor e especialista em Marketing Estratégico com estudo aprofundado no tema empregabilidade e carreira. Santucci é esse profissional completo que entrega excelência em todos os seus trabalhos. 

As palestras de Santucci inspiram e criam conexões entre a história e o presente, o antigo e o moderno. Por isso, traga você e a sua equipe para o século XXI, contrate hoje mesmo esse palestrante de sucesso.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes