Muitas vezes tornamos nossas conversas difíceis sem perceber. Entendendo os erros básicos que cometemos, é possível desenvolver uma comunicação assertiva e usufruir de seus mais variados benefícios. Em seu artigo de hoje, nossa querida palestrante Patricia Capeluto revela uma dica capaz de mudar sua perspectiva e te ajudar a facilitar aquelas conversas complicadas que temos que lidar em nosso dia a dia. Acompanhe!
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Patricia Capeluto Treinamento (@patricia_capeluto)
Quer facilitar os diálogos? Pode ser mais simples do que você pensa!
Já parou para pensar que, em boa parte das vezes, complicamos as relações e interações com as demais pessoas, pelo simples fato de falarmos sobre aquilo que não sabemos?
Por exemplo:
O que você sabe
Sua história, o que você sente, seus valores, motivações e percepções, correto?
O que você não sabe
A história da outra pessoa, os sentimentos dela, bem como os valores, motivações e percepções da outra pessoa.
Aquilo que acontece quando falo sobre o que não sei
Uma comunicação assertiva que não dificulte as relações é totalmente possível. Olha porque costumamos complicar as coisas:
Ao falar daquilo que não sabemos (isso pode acontecer com todos nós em algum momento), usamos estruturas que contaminam nossa fala e atitude diante de uma conversa:
- Usamos tom de acusação;
- Fazemos críticas;
- Julgamos o outro;
- Rotulamos o outro ou sua atitude.
“Fazemos isso porque somos pessoas ruins?”
Não! A questão aqui é de puro hábito, costume mesmo. Nos habituamos a expressar nossos incômodos, falando do outro, entende?
O que acontece diante dessa nossa postura, você já sabe: a pessoa se fecha, instintivamente. Anula o canal de escuta e como uma forma de se defender, muitas vezes, ataca.
Me conta, seus diálogos ficam difíceis e você não entende o motivo?
Este pode ser um deles. Quer mudar isso?
Eu tenho uma ótima solução, seja com palestras, treinamentos, entre em contato e saiba mais. Obrigada pela atenção, aproveite e compartilhe o conteúdo de hoje com 5 pessoas que você acredita que merecem ler isso. Até a próxima!