Por mais óbvio que seja, é sempre importante, sobretudo nas empresas, contar com palestras e treinamentos, em especial na ocasião da SIPAT, que tratem sobre a importância do uso de EPIs. Isso vale tanto para a segurança no trânsito quanto no trabalho, haja vista que tais equipamentos são essenciais durante as atividades, para salvar ou amenizar as consequências de um acidente.
Contudo, muitos desses itens são constantemente ignorados, deixados de lado. Você sabe quais são esses utensílios e a gravidade de não utilizá-los? Nosso palestrante de sucesso, André Garcia, nos fala a seguir. Confira.
Precisamos falar sobre como humanizar as relações com clientes e colaboradores – Por André Garcia
Você sabe quais são os EPIs que as pessoas mais “deixam de lado”?
Tratar sobre o uso de EPIs é um tema sempre de grande relevância, tanto no mercado corporativo quanto em relação a pilotagem e trânsito em geral, não concorda comigo?
Antes de falar sobre o uso de EPIs diretamente, me responda uma coisa:
Você recebe um convite para uma festa. Nele, consta o seguinte: é obrigatório o uso de um smoking.
Você sabe que não poderá adentrar ao ambiente, com o traje inadequado, correto? Bermuda e calça jeans, simplesmente não vai rolar, não é mesmo?
Como eu falei na minha entrevista aqui pro site:
“O mesmo se dá para quem deseja utilizar uma motocicleta, é sine qua non (ou seja, indispensável, essencial.) a utilização de equipamentos.”
Os equipamentos são:
- Calçado acima do tornozelo;
- Calça com proteções;
- Jaqueta apropriada com proteções;
- Luvas;
- De preferência, protetor de coluna e ou de rim (como é falado na Europa);
- Capacete.
Uso pela obrigatoriedade
Sabemos que as pessoas aqui no Brasil utilizam capacete apenas porque é obrigatório por lei. Afinal, o Código de Trânsito Brasileiro considera infração gravíssima com penalidade de multa e suspensão do direito de dirigir, o fato de utilizar motocicleta sem capacete.
Como medida administrativa imediata, quem é flagrado sem o capacete tem a retenção do veículo até regularização e recolhimento da carteira de habilitação.
A grande verdade é que infelizmente, uma minoria faz uso dos equipamentos de segurança com a noção da necessidade de sua utilização.
Mudar essa cultura, no entanto, implica sobretudo no investimento em educação e conscientização e a sua empresa tem um papel fundamental neste sentido. Uma das soluções é levar palestras que tratem sobre o tema, sobre as consequências que a negligência do uso de EPIs causa.
Pense sobre isso. Um abraço e até a próxima!
Quero uma palestra do André Garcia agora em minha empresa!