Segredos revelados: duas dicas de ouro para conduzir melhor as suas conversas difíceis – Por Patricia Capeluto

Quando estamos lidando com uma conversa difícil, algumas coisas costumam acontecer dentro da gente sem percebermos. São coisas que tiram nosso foco, e nos fazem ter atitudes infrutíferas. O resultado? Irritação da outra pessoa, complicando ainda mais a conversa que já estava travada. Você sabe o que fazer diante desse cenário? 

A especialista em Comunicação, Patricia Capeluto nos traz duas dicas simples para que você conduza o papo de maneira mais eficaz. Acompanhe!

Quer conduzir melhor suas conversas difíceis? Tenha persistência

Charles Chaplin disse certa vez:
“A persistência é o caminho do êxito.”

E eu te digo, a primeira dica para um melhor direcionamento para seus diálogos é exatamente a persistência.

Sabe quando você está numa conversa difícil e a outra pessoa não entende o seu ponto de vista? 

O que você faz? Você repete, repete de novo, repete mais alto.

Afinal, é uma conversa importante para você, então faz todo sentido que você insista, correto?

Contudo, aqui há um detalhe importante: ser persistente não significa afirmar o seu ponto de vista de forma ininterrupta. Algumas pessoas acreditam que ser persistente é ficar se repetindo até o outro entender. Porém, não é assim que funciona.

Lembre-se que um diálogo tem mão e contra mão. 

Persistência em uma conversa difícil é você se manter incansávelmente interessado em ouvir o outro e seus respectivos pontos de vista, do mesmo modo que você tem interesse em afirmar os seus.

Ou seja, persistência aqui é arranjar um novo caminho de entendimento. Sendo assim, que tal exercitar a sua curiosidade. Por exemplo, por qual motivo o outro reage daquele modo? Quando você de fato, se volta para o outro e o compreende, você cria uma chance de ser ouvido.

Aprenda a lidar com a sua voz interna 

Você sabe o que é voz interna? Já ouviu falar na mente que mente? É aquela voz na sua cabeça, que não ajuda em nada e ainda rouba a sua escuta autêntica. É aquilo o que você está pensando, porém, não está dizendo.

Alguns exemplos:

‘Eu não tenho culpa nessa história.”

“Não posso acreditar que ele pense isso ao meu respeito.”

“O que será que vai ter pro almoço hoje?”

A tarefa de compreender o mundo do outro, é sempre mais difícil do que parece. Ainda mais quando há uma voz interna que não para de tagarelar.

A dica é focar na sua curiosidade. Lembre-se:

É uma ilusão pensar que você já sabe como o outro se sente ou o que ele está querendo dizer. É preciso ouvir.

Quantas vezes você tinha certeza de que estava certo e depois descobriu um fato que mudou tudo? Há sempre mais para aprender. Faz sentido para você? 

Compartilhe esse conteúdo e ajude com que ele chegue para mais pessoas. Conheça minhas palestras e treinamentos e ajude a sua equipe a se comunicar com assertividade. Até a próxima, beijos! 

As palestras de Patricia Capeluto já capacitaram e impactaram mais de 2.000 profissionais em empresas de diferentes segmentos

Patricia Capeluto é uma profissional de destaque e referência no segmento corporativo.  Além de palestrante de sucesso, é treinadora especialista em comunicação, negociação e resolução de conflitos. Consultora e mentora de líderes, conta com 22 anos de experiência na área de negócios, na gestão de pessoas e atendimento a clientes. Leve hoje mesmo, as palestras de uma profissional de renome, TEDx Speaker 2020 e de resultados assertivos por onde passa!

Quero a Patricia Capeluto em meu evento!

Patricia Capeluto

TedX Speaker que já ajudou mais de 2.000 pessoas a se comunicarem e se relacionarem melhor nas empresas.

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos