Segredos Revelados: como a inteligência emocional pode transformar a forma como os colaboradores trabalham? – Por Domingos Sávio Zainaghi

Você sabia que a inteligência emocional pode transformar o trabalho? Nos últimos anos, as soft skills passaram a ser tão importantes quanto a experiência ao contratar um colaborador. Isso acontece porque o comportamento e a forma de resolução de conflitos são tão importantes quanto o trabalho em si.

Afinal, a jornada de trabalho pode ser cheia de imprevistos e empecilhos. Sem a capacidade de lidar com essas situações, os desafios podem ser ainda maiores. Por isso, no artigo de hoje, abordaremos a relação entre a inteligência emocional e o ambiente de trabalho. Confira!

Lições de 4 profissionais de alto nível que são referências e podem inspirar sua trajetória na carreira e na vida! – Por Domingos Sávio Zainaghi

Entenda como a inteligência emocional pode transformar o trabalho

Pense em sua turma da faculdade ou do ensino médio. Quais eram os alunos que tiravam as maiores notas? E como eles estão hoje? A resposta, provavelmente, te surpreendeu. Afinal, foi-se o tempo em que sucesso estava relacionado a QI. É provável, inclusive, que os alunos que eram considerados medianos hoje se encontrem em melhores posições sociais. 

A teoria de Darwin e a inteligência emocional

Assim como Darwin descreveu a teoria da evolução, onde o indivíduo mais adaptado sobrevive, da mesma forma funciona na sociedade. Assim, a inteligência emocional permite que você possa saber se relacionar com seu ambiente e ser o senhor dos seus sentimentos.

Portanto, com ela, podemos aprender a lidar com nossos sentimentos e os das outras pessoas. Essa é uma ferramenta eficaz na resolução de problemas. Dessa forma, indivíduos com inteligência emocional evitam muitos conflitos, diferente de como seria caso fosse apenas uma questão de QI.

Inteligência emocional é ser senhor de seus sentimentos e saber se relacionar em seu ambiente, no caso, no ambiente de trabalho. – Domingos Sávio Zainaghi

Como desenvolver inteligência emocional? Veja algumas dicas

Agora que você já sabe como a inteligência emocional pode transformar o trabalho, é necessário entender como desenvolvê-la. Para tanto, primeiramente, é necessário

  • Pratique o autoconhecimento: saber como as situações te afetam e entender suas emoções podem te levar a outro patamar.
  • Gerencie as emoções: pode ser que você não consiga controlar a emoção que vai sentir, mas pode controlar a maneira como ela te influenciará. Conseguir pensar com clareza e tomar a melhor decisão, independente da emoção, te renderá bons frutos no ambiente de trabalho.
  • Aprenda a se expressar e desenvolva a empatia: ao entender que existe uma maneira certa de transmitir a mensagem e se colocar no lugar do outro, a solução pode ser alinhada. Isso porque a inteligência emocional foca na resolução dos conflitos, e não no aumento deles. 
  • Pare e reflita: essa é uma parte muito importante. Você pode usar essas e outras técnicas, como respiração, para acalmar um pouco a mente e pensar com mais clareza. 

Assim, o indivíduo com inteligência emocional pode transformar o trabalho e, consequentemente, os resultados da empresa.

Se você gostou do conteúdo, compartilhe com um amigo que também precisa ler esse artigo! 

Quero uma palestra de Domingos Sávio Zainaghi em minha empresa!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes