Se você toma leite precisa ler este artigo urgentemente! – Por Dr. Moacir Rosa

Consumo de leite faz parte da sua alimentação?  Quantos copos de leite você toma por dia? Antes de tudo, e se eu te contar que eu era um verdadeiro bezerro, consumindo até 3 litros de leite por dia na minha adolescência? Mas recentemente eu parei de tomar leite.

Entenda nesse artigo que escrevi para o blog da Agência Palestras de Sucesso os perigos de consumir leite e descubra por que eu parei de consumir esse alimento.

Leite: herói ou vilão

É inegável que o leite é uma fonte de proteínas, tem gorduras boas e também é rico em cálcio. Em alguns países, como na África subsaariana e Índia, carrega inclusive um papel social importante, servindo como principal fonte de proteína.

Todavia, há alguns perigos de consumir leite para sua saúde, principalmente se consumido em excesso. Você sabe quais são eles? Apresento para você as 5 razões pelas quais eu parei de consumir leite. 

Leite é um alimento para filhotes

O único animal que consome leite na fase adulta é o ser humano. Porém nosso sistema digestório evoluiu ao longo dos anos para que possamos consumir outros alimentos. Uma dessas evoluções é a diminuição da produção de lactase, responsável pela digestão da lactose do leite.

Consumimos leite de outra espécie

Cada espécie produz um leite específico para suas necessidades. Por exemplo, 82% das proteínas do leite de vaca são de caseína, uma proteína grande e inflamatória. Já no leite humano a caseína equivale a apenas 25% das proteínas. Por ser inflamatória, quando consumida pode causar ou agravar casos de otite, sinusite, faringite, gastrite e outros problemas inflamatórios.

Consumo de leite em caixinhas e não  in natura

O leite de mercado que consumimos, em caixas, passa por diversos processos e por isso é considerado um alimento industrializado. Tais processos inativa certas vitaminas, além de acrescentar conservantes artificiais.

Presença de lactose 

A lactose é a principal proteína do leite, formada pela junção de glicose com galactose. Diversas pessoas, principalmente adultos, queixam-se de malefícios associados ao consumo da lactose, como diarreias, gases e desconfortos abdominais.

Produzimos um produto  ainda mais inflamatório

A maioria do leite no Brasil é advindo de vacas holandesas, na sua maioria prenhas. Essas vacas produzem leite com ainda mais proteínas inflamatórias e, por estarem no período reprodutivo, o hormônio feminino estrona acaba sendo adicionado ao leite. Esse hormônio comprovadamente pode acarretar em diversos problemas atuando até mesmo na síntese do câncer de mama ou próstata.

Acabe com seus desconfortos abdominais diminuindo o consumo de leite

Então, qual a solução? Eu recomendo que você ao menos diminua o consumo de leite e seus derivados o quanto antes! Eu, por exemplo, suspendi completamente o leite para, como bom mineiro que sou, continuar consumindo queijo eventualmente.

Essas pequenas atitudes melhoraram absurdamente minha saúde, acabando com o desconforto abdominal e até mesmo a gastrite que tanto me afetava.

As palestras do Dr. Moacir Rosa estão repletas de dicas de alimentação saudável!

Acompanhe o canal do Dr. Moacir no Youtube para conferir mais conteúdos para sua saúde. Ele é  Fisiologista, Bioquímico e Ortomolecular e ensina de uma maneira simples e eficaz como manter sua saúde física e mental em dia. Além disso, ele traz dicas de alimentação saudável e estilo de vida. Não perca esse conteúdo sob medida para você. Clique aqui e conheça suas palestras. 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes