Quão mágico e encantador tem sido o seu negócio para o seu respectivo público? Que tal repensar o seu negócio agora mesmo e iniciar uma nova era, desenvolvendo uma política de criar mágica?
Essa é a proposta de hoje do palestrante mais ativo do segmento de palestras corporativas, o sempre surpreendente Rafael Baltresca! Confira a seguir, um conteúdo avassalador do nosso Lex Luthor das palestras, e sua mente brilhante!
Inicie já uma política de criar mágica em seu negócio!
Quer Perder Clientes? Então não leia este texto! – Por Rafael Baltresca
Você conhece a obra Creating Magic, livro escrito por ninguém menos que Lee Cockerell?
Para quem não sabe, este ‘figura’ é “apenas” um dos responsáveis pelo sucesso absoluto dos parques da Disney.
Caso não conheça, vale a pena investir na leitura, super indico! Pois bem, o livro é iniciado pela frase “It´s not the magic that makes it work; it´s the way we work that makes it magic”. Uma tradução aproximada seria “Não é a mágica que faz tudo isto funcionar; é a forma como nós funcionamos/trabalhamos que faz com que isto seja mágico”.
Analise seu negócio!
Agora te convido a pensar nessa frase acima, com uma visão analítica do seu negócio. O quanto seu trabalho, suas ações, suas tarefas, tem impactado de forma a encantar as pessoas?
É comum demais a gente se iludir e perder o foco, acreditando que o que mais importa é o produto, ou somente entregar o que o cliente espera.
Há outros pensamentos “clássicos”, como “o que importa é ter preço menor que o concorrente”, bem como aquele que é quase um “mantra” de que “o que importa é produzir mais em menos tempo”.
Agora, quero que você pare e pense: o que realmente importa, no fim das contas? Veja se concorda comigo: o que importa mesmo é que cada detalhe, tudo, seja mágico.
Crie mágica em seu negócio
Certamente você já ouviu sobre os 7 Ps do marketing, não é mesmo? Pois bem, os 7 Ps envolvem preço, produto, promoção, praça, pessoas, prova física (experiência de compra) e o processo.
Com isso em mente, peço que você pare por um minutinho e pense nesta frase: “Não é a mágica que faz tudo isto funcionar; É a forma como nós funcionamos/trabalhamos que faz com que isto seja mágico”. Feito isso, tendo a sua empresa em mente, pergunte-se:
– É mágico como o cliente nos conhece?
– É mágico como o cliente descobre o que temos a oferecer?
– É mágico o atendimento que damos a ele?
– É mágica a sua experiência de compra?
– É mágica a entrega do produto ou serviço?
– É mágico o pós-venda?
– É mágica a forma como as pessoas se tratam dentro da empresa?
– É mágica a forma como os líderes tratam os outros?
Quais outros processos devem ser avaliados? Eles são mágicos? Repense o seu negócio e inicie já uma política de criar mágica. Lembre-se: o poder é seu!