Reconhecimento dos colaboradores na organização: você está fazendo isso certo? – Por Edson De Paula

Reconhecimento dos colaboradores na organização é uma atitude importante, sob vários aspectos. Além de otimizar o trabalho em equipe, promover um clima organizacional positivo, um ambiente de trabalho saudável e melhorar até mesmo a produtividade na empresa,reconhecer a importância dos colaboradores evita a alta incidência de turnover.

Diante de tantos benefícios de tal gesto, pare e pense: será que você, líder, gestor, empreendedor, tem realizado esse reconhecimento de forma assertiva? Quem nos traz tal reflexão é simplesmente o mestre dos mestres no mercado de palestras corporativas: com vocês, mais uma aula do gigante Edson De Paula! 

Reconhecimento dos colaboradores na organização: qual importância sua empresa dá para isso? 

Diante de uma das maiores crises da história, muitos profissionais repensaram suas carreiras e prioridades. 

Mais do que se abrir às novas habilidades necessárias, agregado ao desenvolvimento profissional, boa parte das pessoas passaram a buscar empresas que oferecessem contratos mais flexíveis no que se refere à formatação de trabalho. 

Já imaginou qual é o impacto dessa realidade para a sua empresa?

Só pra ilustrar: “Mais da metade dos profissionais (53,3%) estão abertos para receber ofertas de trabalho.”

Quem afirma isso não sou eu, mas uma  pesquisa realizada pela PageGroup, consultoria especializada em recrutamento executivo com o tema “Perspectivas para o Mercado de Trabalho 2022”.

Percebe o quanto o reconhecimento dos colaboradores na organização é importante? Mesmo que você já tenha tal consciência, já pensou se, de fato, você como gestor ou líder, tem feito isso de forma eficaz e clara? 

O que é preciso fazer para demonstrar ao seu colaborador, que você valoriza o trabalho dele?

Conforme eu falei em um dos artigos do meu próprio blog:

“Reconhecer e dar mérito aos funcionários pelo seu desempenho no ambiente de trabalho, reforçando comportamentos positivos com feedbacks assertivos por parte da liderança, são algumas ações para estimular a valorização profissional que desempenha um papel imprescindível no estabelecimento de uma cultura corporativa positiva e na retenção de talentos nas organizações.”

Como colocar isso em prática, de forma assertiva? 

Certamente com a valorização profissional. Esse termo tem um grande peso, pois representa todas as ações estratégicas promovidas pelas organizações que visam o reconhecimento dos seus funcionários.

“O ser humano necessita ser motivado no seu reconhecimento, pertencimento e sentir-se seguro para exercer suas atividades.” (Abraham Maslow, em sua teoria das necessidades humanas).

Reconhecimento não é apenas agradecer o colaborador ou dar uma bonificação. A seguir, te mostro algumas ações efetivas neste sentido.

Algumas estratégias para o  reconhecimento dos colaboradores na organização

1- Promova premiações de mérito profissional mensalmente

Analise qual equipe na empresa teve o melhor desempenho e trouxe maior impacto para as metas anuais. Para incentivar os membros, dê uma premiação à equipe. 

2- Demonstre a gratidão e reconhecimento publicamente nas mídias sociais

Reforce o prestígio social da organização, agradecendo os profissionais que fazem o negócio acontecer, compartilhando nas redes da empresa, o mérito dado ao time. 

3- Folga extra

Quando possível, libere saídas antecipadas, como uma forma de reconhecer o trabalho prestado pelo profissional. 

4- Comemore aniversários (Clique aqui e leia meu artigo sobre Elogio) 

Do mesmo modo, dar uma folga extra aos aniversariantes do mês pode ser um excelente reconhecimento, assim como sair para um happy hour , fazer um elogio em público ou servir um bolo.

5- Ofereça oportunidades de desenvolvimento (Clique aqui e conheça minhas palestras motivacionais) 

Enviar seus profissionais para treinamentos, palestras motivacionais, cursos e treinamentos e oferecer incentivos como reembolsos de matrículas é uma forma de reconhecimento e de melhorar o desenvolvimento profissional deles.

Fonte: A importância da valorização profissional nas organizações

Certamente, você tem em mãos a  valorização profissional como uma poderosa ferramenta capaz de  mudar de forma positiva o clima organizacional. Assim, você ganha com o engajamento das equipes com a cultura corporativa,além de melhorar a saúde e a segurança psicológica no ambiente de trabalho, minimizando quadros de estresse ocupacional e turnover (rotatividade no trabalho).

Minhas palestras ajudam inúmeras empresas ao redor do Brasil neste sentido, e podem ajudar a sua também.

Entre em contato com a Márcia e o Rachid, e me leve agora mesmo para o seu evento. Até lá! 

Transforme a cultura da sua empresa com as palestras de Edson De Paula

Com uma comunicação clara e eficaz, Edson De Paula é hoje um dos maiores consultores em comportamento organizacional do país. Aproveite esta chance e treine seu time com o melhor.

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