Você já ficou aborrecido com alguém, não importa a natureza desse incômodo, e frustrou-se com a pessoa quando ela partiu imediatamente para a solução sem te ouvir desabafar primeiro?
A verdade é que esta pessoa pulou o primeiro passo da comunicação eficaz que facilita a resolução de conflitos: reconhecer o incômodo do outro.
Neste artigo, iremos entender a importância da comunicação empática para lidar com problemas de forma eficiente. Vamos lá?
Reconheça o incômodo do outro e comunique-se de forma eficaz
De acordo com a Comunicação Não-Violenta, a orientação principal para diminuir os ruídos da comunicação é a seguinte: primeiro a conexão, depois a solução.
Ficamos frustrados quando alguém parte direto para a solução sem antes reconhecer o nosso incômodo, pode parecer que ele não é um ponto importante.
Pessoas querem ser escutadas e compreendidas e, quando você demonstra, de forma empática, que percebeu o incômodo do outro, resolver o conflito se tornará mais fácil.
E, de fato, isso pode ser feito de uma forma simples.
Quando alguém expressar um incômodo a você, o primeiro passo que você deve seguir é reconhecer ou expressar o que você está observando acontecer ali.
Você pode dizer: “Nossa, parece que você ficou incomodado com isso. Você quer falar?” ou ainda “Estou vendo que isso te irritou, não é? Acho que no seu lugar eu também ficaria irritado. Quer falar sobre isso?”.
O próximo passo é apenas escutar a pessoa, deixando-a falar e esvaziar aquele incômodo.
Reconhecer os sentimentos presentes ajuda a promover uma conexão genuína com aquela pessoa.
A tendência é do potencial ofensivo baixar, uma vez que você estará validando e legitimando o incômodo que ela trouxe.
Depois disso, é hora de você, de fato, trazer a solução.
Comunicação não violenta aplicada aos negócios e seus benefícios (palestrasdesucesso.com.br)
A parte mais difícil de reconhecer o incômodo do outro
Reconhecer o incômodo do outro parece fácil, não é? Só que a parte mais difícil de tudo isso não é entender o processo de primeiro conectar para depois oferecer a solução, mas sim a forma dura como a pessoa traz o incômodo.
Quando isso acontece, nossa ação natural é nos defender ou atacar a outra pessoa, já que não conseguimos escutar a dor que existe por trás daquelas palavras.
Esse é o grande desafio. Mas as coisas difíceis só se tornam fáceis quando a gente pratica e não desiste..
Este conteúdo te ajudou? Conte nos comentários!
As palestras de Patricia Capeluto já capacitaram e impactaram mais de 2.000 profissionais e empresas de diferentes segmentos
Patricia Capeluto é uma profissional de destaque e referência no segmento corporativo. Além de palestrante de sucesso, é treinadora especialista em comunicação, negociação e resolução de conflitos. Consultora e mentora de líderes, conta com 22 anos de experiência na área de negócios, na gestão de pessoas e atendimento a clientes. Leve hoje mesmo, as palestras de uma profissional de renome, TEDx Speaker 2020 e de resultados assertivos por onde passa!
Quero a Patricia Capeluto em meu evento!