Qual postura um líder deve ter para efetuar uma gestão de crise assertiva?- Por Coronel Frederico Caldas

Já parou para pensar na postura do líder, perante um evento adverso, de proporções astronômicas? 

Em minha carreira, não foram raras às vezes em que tive que lidar com este tipo de pressão. E olha, não se tratava tão somente de uma gestão de crise interna.

Afinal, eu estava falando para a Nação, lidando com uma espécie de “paredão”, me comunicando com os mais variados veículos de imprensa e chegando na casa de cada brasileiro.

Se você atua como líder, e pretende agir de maneira assertiva, você antes de mais nada precisa adotar uma postura de liderança, a qual comento a seguir, me acompanhe! 

Gestão de crise na empresa: a postura do líder implica em botar a cara 

Se há um erro imperdoável em momentos de crise, é uma postura omissa por parte do líder. Afinal, o momento é o mais propício para que se mostre, bote a cara e chame a responsabilidade para si.

Sabe aquela partida de futebol truncada, onde seu time está perdendo o campeonato, o sangue está à flor da pele, a ansiedade está a mil e nada parece mais dar certo? A torcida na arquibancada está irritada, boa parte desacreditada. Pois bem, o líder surge com maestria neste momento. É como se ele pegasse a bola, mata-se no peito, e feito um maestro diante da orquestra, rege o time a concluir as jogadas mais inteligentes, e na hora da definição, empurra a bola pra dentro do gol, salvando o time de um desastre.

Mostre a cara e represente sua empresa, assim um líder executa assertivamente o seu papel.

Administre as emoções da equipe

Em um cenário de crise, a insegurança e  a preocupação entre os colaboradores costuma reinar, afetando a empresa em um todo.

Mais uma vez, o líder deve se fazer presente, ajudando a  administrar as emoções, e via de regra, valorizando ao máximo cada membro da equipe, trazendo inspiração e motivação. 

A postura do líder diante da crise é determinante 

Deu pra notar o quanto o seu papel como líder é fundamental, não é mesmo? Uma crise consegue extrair de nós, nossas habilidades e potencial.

Abaixo, deixo com vocês um post do Instagram onde eu também mostro a questão da liderança, para que todos possam refletir e sempre adotar a melhor postura, tanto para si mesmo quanto para a empresa.

Obrigado por me acompanhar até aqui, nos vemos no próximo post. Um grande abraço do Coronel Frederico Caldas.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes