Quais são os desafios referentes às normas do Direito Digital?- Por Dr. Vander Andrade

De modo geral, a sociedade do século XXI tem experimentado mudanças e avanços tecnológicos cada vez mais rápidos e intensos. Principalmente se considerarmos o advento da internet. 

Não por acaso, esse cenário tem impactado nossa comunicação, comportamento, economia, trabalho, relações dentre outros fatores. Tanto que a lei também precisou se atualizar e incorporar outras normas de conduta para responder juridicamente ao ambiente virtual.

Assim nasceu o Direito Digital, um dos ramos da ciência jurídica e social do Direito que mais crescem na atualidade. Mas também aquele que nos traz questões cada vez mais urgentes e necessárias a respeito de crimes digitais.

Aliás, você está a par dessa realidade jurídica e dos principais desafios na área do Direito Digital? Então me acompanhe nesta leitura e entenda melhor sobre esse assunto tão relevante.

O que estuda o Direito Digital?

Por certo, o Direito Digital trata de solucionar questões relacionadas ao uso da tecnologia. Seja de maneira litigiosa, seja por meio consultivo.

Enquanto uma área da ciência jurídica, o Direito Digital rege as aplicações, relações e normas no âmbito online. Bem como dialoga com outros ramos do Direito, a exemplo do Direito do Consumidor e Direito Penal.

Um profissional especializado em Direito Digital, por exemplo, pode atuar em casos de violação de direitos como uso indevido da imagem. Ou mesmo em atualizações legais de um negócio (compliance digital).

A era digital e os desafios na área do Direito

A cada ano surgem novos debates e instrumentos legais que versam sobre Direito Digital. Aqui no Brasil mesmo podemos citar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), aprovada em 2018. E o Marco Civil da Internet, de 2014, como reflexo desse ordenamento jurídico.

No entanto, há muitos desafios na área do Direito que demandam nossa atenção. E destes, gostaria de ressaltar três:

  • velocidade da tecnologia versus o acompanhamento em tempo real das mudanças;
  • visão do Direito tradicional que limita os conceitos à uma realidade que não foi pensada pelos seus idealizadores;
  • insegurança jurídica, com leis escassas que não reproduzem as relações de uma sociedade tecnológica.

De fato, o leque é abrangente e os desafios na área do Direito não cessam nessas linhas. É preciso pensar o Direito Digital com outro olhar e compreender as transformações contínuas desse mundo online. 

As palestras do Dr. Vander Andrade apontam para o futuro do Direito Digital

Advogado, professor, especialista e profissional renomado em Direito Digital. Com exímia capacidade de interpretação e raciocínio jurídico, Dr. Vander Andrade aborda com excelência temas como compliance e crime digital.

À vista disso, as palestras do Dr. Vander Andrade oferecem perspectivas inovadoras acerca dos recursos e usos da tecnologia. Aproveite esta chance e conheça o trabalho incrível desse palestrante.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes