Quais os principais fatores que contribuem para a resiliência?- Por Rafael Cobra

Resiliência é uma das palavras do momento, e não é por menos, afinal, ela tem um significado relevante para que possamos manter nossa saúde mental em tempos tão desafiadores.

De acordo com a American Psychological Association ( APA ):

A resiliência é definida como o processo de se adaptar bem em face de trauma ou tragédia, ameaças ou outras fontes significativas de estresse.

A grande questão aqui é: quais ferramentas podemos adquirir para desenvolver esse estado de resiliência, tão urgente na atualidade? É o que nosso palestrante Cobra, conhecido por ajudar as pessoas a reescreverem suas histórias e a  transformar sofrimento em combustível para a gratidão e felicidade, nos mostra no blog de hoje, confira!

Desenvolva a resiliência agora mesmo!

O desenvolvimento de habilidades de resiliência pode ajudá-lo a enfrentar os desafios e as dificuldades da vida, o que consequentemente pode ajudá-lo a se sentir melhor e a enfrentar melhor as tribulações.

Em essência, a resiliência o ajuda a lidar com o estresse de forma mais positiva. Tudo na vida é uma questão de equilíbrio. Sem a escuridão, você não apreciaria a luz, não é mesmo? 

Assim como sem a tristeza, você não apreciaria a alegria. A vida nem sempre será fácil – mas nem sempre deve ser difícil. O que quer que você enfrente, é preciso persistir, aprender a se desapegar e se adaptar às mudanças.

Tudo depende do seu viés, da sua verdade, da forma como você enxerga as coisas. Se você passou por alguma situação traumática e atribui a ela um olhar ruim, negativa, eu te convido a ressignificar essa experiência sob um novo ponto de vista.

Entenda que a adversidade pode realmente ajudá-lo a entrar em uma nova mentalidade e desenvolver mais resiliência ao longo do caminho.

É natural ter a tendência de tentar controlar as coisas. Existem coisas que você pode controlar na vida, mas também existem coisas que você não pode.

O desenvolvimento da resiliência é um processo muito pessoal. Cada um de nós reage de maneira diferente ao estresse e ao trauma. Algumas pessoas se recuperam rapidamente, enquanto outras tendem a demorar mais. Não há fórmula mágica.

O que funciona bem para uma pessoa pode não funcionar necessariamente para outra, o que é um dos maiores motivos para você entender a necessidade de aprender várias técnicas para aumentar a sua resiliência.

Como a prática da resiliência pode influenciar no cotidiano de cada indivíduo? 

Em uma recente entrevista, me foi perguntado como a prática da resiliência influencia no cotidiano das pessoas, e eu respondi o seguinte:

“Nesse caso, eu analiso um pouco antes da prática, que é o que te faz praticar …. um objetivo claro e forte ! E pra isso temos que mudar o olhar para nossa vida e encarar nossos problemas como desafios, assim teremos a disciplina necessária para praticar o que for preciso, do contrário, o que tenho visto são pessoas que dependem da motivação e a motivação te faz começar um projeto mas o que te faz terminar é a disciplina e determinação”
Sendo assim, anote minhas dicas a seguir sobre como trabalhar a resiliência em seu dia a dia.

Dicas para você começar agora mesmo a trabalhar sua resiliência 

1- Tenha um motivo, um objetivo claro, forte;

2- Onde houver problemas, enxergue desafios;

3- Nutra sua disciplina, faça o que deve ser feito;

4- Busque um sistema de apoio, uma mentoria, palestras sobre o tema, treinamentos e o autoconhecimento;

5- Procure manter relacionamentos positivos;

6- Desenvolva  uma boa autoimagem;

7- Tenha uma atitude positiva.

Bora se fortalecer então? No veneno está a cura! 

Rafael Cobra reescreve vidas e inspira todos a uma mudança mais positiva em suas vidas 

Criador do Método Cobra, Rafael Cobra é um profissional determinado a promover ao público a técnica e conhecimento capaz de promover as mudanças necessárias. Detém um método de ressignificação capaz de fazer com que as pessoas atribuam novos significados a acontecimentos por meio da mudança de visão de mundo. Afinal,  o significado de todo acontecimento depende do filtro pelo qual o vemos.

Acesse o perfil do palestrante Rafael Cobra e conheça mais.

 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes