Produto Mínimo Viável: o que é e como ele pode ajudar seu negócio?- Por Dr. Edmo Atique Gabriel

Sobretudo quando você começa um negócio, o conceito de Produto Mínimo Viável pode ser algo extremamente útil, pois torna possível ao empreendedor, fazer testes, abordar hipóteses e entender se, de fato, seu empreendimento faz sentido e atende a demanda do mercado.

Como empreendedor experiente e bem-sucedido, nosso querido palestrante, Dr. Edmo Atique Gabriel nos fala mais sobre o conceito, trazendo sua definição de uma forma simples e mostrando de que maneiras o Produto Mínimo Viável pode ajudar seu negócio. Acompanhe a seguir

Gestão e Empreendedorismo: Produto Mínimo Viável é uma das melhores ferramentas de planejamento à sua disposição 

Que tocar o próprio negócio é algo extremamente desafiador, todos nós já sabemos (ou deveríamos saber). E para lidar com os desafios e alçar voos mais altos, é importante que você conte com o suporte de determinadas ferramentas capazes de otimizar sua ideia, sua marca e empresa.

Uma dessas ferramentas é o Produto Mínimo Viável. Mas, sobre o que trata o conceito? 

“Um produto mínimo viável (ou MVP) é uma versão básica de um novo produto com recursos essenciais suficientes para oferecer valor aos clientes em potencial.” (Fonte: Snov)

Em outras palavras, as empresas de modo geral, lançam no mercado essa versão com custo mais baixo, no sentido de coletar o feedback dos primeiros clientes, com o intuito de  validar a viabilidade do produto no mercado. 

Como o Produto Mínimo Viável pode lhe ajudar? 

O MVP pode ajudar as empresas a determinar se vale a pena desenvolver uma ideia de produto ou destacar um problema em potencial que pode afetar sua capacidade de gerar lucro.

Esse conceito é algo extremamente útil no começo de uma startup ou uma empresa de modo geral, haja vista que possibilita aos empreendedores, o teste de suas hipóteses de negócios.

Acho interessante frisar, de antemão, um dos grandes benefícios de aplicar este conceito em um novo negócio, que é o fato de economizar tanto o tempo quanto o dinheiro.

Veja bem: criar um produto totalmente novo do zero é caro e leva muito tempo, certo? Assim sendo, é mais inteligente, ao invés de investir boa parte ou todo o seu orçamento em um produto, que pode muitas vezes falhar ou não se validado, dar o primeiro passo com um  PMV.. 

Afinal, é uma iniciativa mais barata de produzir, e que acima de tudo, pode ajudar a demonstrar os principais recursos do seu produto sem o investimento caro de um produto completo, por exemplo.

O exemplo do Airbnb

O Airbnb é um claro exemplo de produto mínimo viável. Na falta de verba para construir um negócio, os fundadores do Airbnb usaram seu próprio apartamento para validar a ideia de criar um mercado que oferece moradias de aluguel de curto prazo.

O que eles fizeram? Investiram em um site minimalista, publicaram fotos e outros detalhes sobre sua propriedade e encontraram vários hóspedes pagantes de forma praticamente imediata.

Gostou do post de hoje? Então, compartilhe com seus amigos e contatos que irão amar saber mais sobre o PMV. E claro, continue me acompanhando aqui no blog da Sucesso para conferir meus conteúdos sobre negócios, saúde e mundo corporativo em geral.

As palestras de Edmo Gabriel ajudam a inspirar negócios, ideias novas e colaboradores 

O estilo de palestras de Edmo Gabriel é definido como aquele “capaz de  tocar a alma das pessoas”, em uma busca incessante de sensibilização, capaz de levar o público à reflexão. Em síntese, uma palestra ministrada por ele, faz com que as pessoas saiam diferentes e com outra visão.

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