Precisamos falar sobre saúde mental: como os gestores podem cuidar dos funcionários da empresa? – Por Janaina Yara Augusto

A saúde mental dos funcionários é um tema relevante em sua organização? Nunca se falou tanto sobre a importância e a necessidade de cuidar dos colaboradores. O contexto da pandemia deixou ainda mais visível o fato de que muitos profissionais estão sobrecarregados. E tão grave quanto isso, são as sequelas de todo esse período. Como sua empresa pode oferecer o suporte necessário ao colaborador, independentemente da função ou cargo?

Nossa palestrante de sucesso, Janaina Yara Augusto, nos conta em seu artigo de hoje, acompanhe, é imperdível!

Saúde mental dos funcionários: clima de insegurança se instalou em todos os lugares

Em um período onde as necessidades básicas de qualquer ser humano foram colocadas em risco, saltou aos olhos o clima de insegurança que se instalou em todos os lugares. E diante desse cenário, a saúde mental dos colaboradores foi duramente impactada.

Como comentei na minha entrevista aqui para a Sucesso: 

“Para mim existe uma regra básica que é: Para olhar para o outro eu preciso olhar dentro mim. O gestor também precisa olhar para dentro e cuidar da própria saúde mental. O clima de insegurança que comentei atingiu muita gente, senão a todos, se o gestor está com aquela ideia de “deixa que eu me cuido depois”, esquece, em algum momento o corpo pede socorro.”

Ou seja, o cuidado com o colaborador, começa com o cuidado da própria gestão, da própria liderança, compreende? 

Mas, claro, não se encerra por aí.

Uma postura favorável da gestão para com a saúde mental dos funcionários é essencial 

É essencial que o gestor tenha uma postura de maior proximidade com a equipe, para que seja possível trabalhar da melhor forma o aspecto da saúde mental dos colaboradores.

Essa postura implica em, por exemplo:

  • Escutar e entender as dores de cada um, bem como suas inseguranças;
  • Promover o diálogo;
  • Criar um ambiente de colaboração para que as pessoas possam se reaproximar e interagir, trazendo de volta (ou até criando) o senso de grupo;
  • Ser transparente, falar e não se fechar, pelo contrário, esse é o momento de estar mais próximo de todos. 
  • Acolher as pessoas, veja que aqui eu digo PESSOAS, não colaboradores, porque é importantíssimo que o líder e o gestor se conectem com o ser humano ali;
  • Reservar momentos para ter conversas que a pessoa se sinta confortável para falar sobre coisas além da empresa e do trabalho;
  • MOSTRAR SUA VULNERABILIDADE, além de ajudar você a se conectar, fortalece relações. 

A empresa deve promover conversas, palestras e debates sobre saúde mental 

Toda empresa pode (e na minha visão) DEVE promover conversas sobre temas relacionados à saúde mental, ansiedade, depressão, burnout. Isso ajuda com que tais temas percam um pouco aquele viés de tabu. 

Como líder e gestor, procure facilitar encontros voltados a ensinar práticas de meditação, mindfulness, técnicas de relaxamento.

Traga profissionais especialistas no tema para falarem sobre alguns sintomas que servem de alerta para que a pessoa peça ajuda, facilite essa ajuda disponibilizando profissionais qualificados.

Além de ajudar os colaboradores, isso também mostra que a empresa se preocupa com eles, o que dá uma sensação de segurança e de acolhimento.

Me diz: quais ações sua empresa tem adotado para promover a saúde mental no ambiente corporativo? 

Janaina Yara Augusto tem a palestra certa para líderes e colaboradores

Com 20 anos de experiência no mundo corporativo, sendo 11 deles liderando times, a palestrante de sucesso Janaina Yara Augusto é uma verdadeira apaixonada por pessoas e pelo desenvolvimento profissional.

Ela ajuda líderes e profissionais de destaque a se diferenciarem em seus ambientes de trabalho e a aprimorarem suas competências socioemocionais. Além disso, ela conduz programas de formação de liderança humanizada nas empresas, auxiliando na oxigenação da cultura e melhoria do clima organizacional para reter e atrair novos talentos.

Quero uma palestra ou treinamento da Janaina Yara Augusto em minha empresa!

 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes