A saúde mental dos funcionários é um tema relevante em sua organização? Nunca se falou tanto sobre a importância e a necessidade de cuidar dos colaboradores. O contexto da pandemia deixou ainda mais visível o fato de que muitos profissionais estão sobrecarregados. E tão grave quanto isso, são as sequelas de todo esse período. Como sua empresa pode oferecer o suporte necessário ao colaborador, independentemente da função ou cargo?
Nossa palestrante de sucesso, Janaina Yara Augusto, nos conta em seu artigo de hoje, acompanhe, é imperdível!
Saúde mental dos funcionários: clima de insegurança se instalou em todos os lugares
Em um período onde as necessidades básicas de qualquer ser humano foram colocadas em risco, saltou aos olhos o clima de insegurança que se instalou em todos os lugares. E diante desse cenário, a saúde mental dos colaboradores foi duramente impactada.
Como comentei na minha entrevista aqui para a Sucesso:
“Para mim existe uma regra básica que é: Para olhar para o outro eu preciso olhar dentro mim. O gestor também precisa olhar para dentro e cuidar da própria saúde mental. O clima de insegurança que comentei atingiu muita gente, senão a todos, se o gestor está com aquela ideia de “deixa que eu me cuido depois”, esquece, em algum momento o corpo pede socorro.”
Ou seja, o cuidado com o colaborador, começa com o cuidado da própria gestão, da própria liderança, compreende?
Mas, claro, não se encerra por aí.
Uma postura favorável da gestão para com a saúde mental dos funcionários é essencial
É essencial que o gestor tenha uma postura de maior proximidade com a equipe, para que seja possível trabalhar da melhor forma o aspecto da saúde mental dos colaboradores.
Essa postura implica em, por exemplo:
- Escutar e entender as dores de cada um, bem como suas inseguranças;
- Promover o diálogo;
- Criar um ambiente de colaboração para que as pessoas possam se reaproximar e interagir, trazendo de volta (ou até criando) o senso de grupo;
- Ser transparente, falar e não se fechar, pelo contrário, esse é o momento de estar mais próximo de todos.
- Acolher as pessoas, veja que aqui eu digo PESSOAS, não colaboradores, porque é importantíssimo que o líder e o gestor se conectem com o ser humano ali;
- Reservar momentos para ter conversas que a pessoa se sinta confortável para falar sobre coisas além da empresa e do trabalho;
- MOSTRAR SUA VULNERABILIDADE, além de ajudar você a se conectar, fortalece relações.
A empresa deve promover conversas, palestras e debates sobre saúde mental
Toda empresa pode (e na minha visão) DEVE promover conversas sobre temas relacionados à saúde mental, ansiedade, depressão, burnout. Isso ajuda com que tais temas percam um pouco aquele viés de tabu.
Como líder e gestor, procure facilitar encontros voltados a ensinar práticas de meditação, mindfulness, técnicas de relaxamento.
Traga profissionais especialistas no tema para falarem sobre alguns sintomas que servem de alerta para que a pessoa peça ajuda, facilite essa ajuda disponibilizando profissionais qualificados.
Além de ajudar os colaboradores, isso também mostra que a empresa se preocupa com eles, o que dá uma sensação de segurança e de acolhimento.
Me diz: quais ações sua empresa tem adotado para promover a saúde mental no ambiente corporativo?
Janaina Yara Augusto tem a palestra certa para líderes e colaboradores
Com 20 anos de experiência no mundo corporativo, sendo 11 deles liderando times, a palestrante de sucesso Janaina Yara Augusto é uma verdadeira apaixonada por pessoas e pelo desenvolvimento profissional.
Ela ajuda líderes e profissionais de destaque a se diferenciarem em seus ambientes de trabalho e a aprimorarem suas competências socioemocionais. Além disso, ela conduz programas de formação de liderança humanizada nas empresas, auxiliando na oxigenação da cultura e melhoria do clima organizacional para reter e atrair novos talentos.
Quero uma palestra ou treinamento da Janaina Yara Augusto em minha empresa!