Precisamos falar sobre saúde mental no ambiente corporativo – Ana Rodrigues

Você sabe a importância de falar sobre saúde mental no ambiente corporativo? Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 15% dos adultos ativos profissionalmente vivem com algum transtorno relacionado à saúde mental.

E tem mais: depressão e ansiedade são dois fatores que custam à economia global cerca de 1 trilhão de dólares por ano, majoritariamente devido à redução da produtividade.

Pensando nisso, neste Setembro Amarelo, vamos entender mais sobre a importância da saúde mental no ambiente profissional e como as empresas podem proceder a fim de manter o bem-estar dos colaboradores no dia a dia. Vamos lá?

A importância da saúde mental no ambiente corporativo

É fato: muitas empresas têm se tornado mais conscientes em relação à importância da saúde mental no ambiente de trabalho.

Porém, ainda sim, estamos longe de tratar este tema com a devida importância que ele merece.

Os funcionários passam boa parte do dia trabalhando e, como muitas organizações não estão sabendo lidar com o que esperam da produtividade, isso tem resultado em alguns transtornos mentais neste ambiente, como:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Síndrome de Burnout (Esgotamento Mental);
  • Estresse.

Assim, o disparo de gatilhos para estas condições nos profissionais se torna algo inevitável, principalmente naqueles indivíduos que possuem um maior grau de autocobrança por prazos e metas.

Mas, o que as empresas podem fazer para mudar esta situação?

Empoderamento Feminino e Equidade de Gênero: Superando os Obstáculos no Caminho do Empoderamento Pessoal e Profissional – Por Ana Rodrigues

Como promover a saúde mental dos colaboradores?

Para que as empresas não possuam um impacto negativo na saúde mental dos colaboradores, é necessário que o modelo de trabalho atual seja revisto.

Afinal, existem diversas situações desagradáveis que podem prejudicar a saúde mental dos colaboradores:

  • Pressão extrema para entrega de resultados;
  • Falta de reconhecimento;
  • Falta de comunicação;
  • Ausência de estruturação;
  • Além de questões como assédio, bullying e racismo.

Logo, se uma organização deseja ir pelo caminho contrário a tudo isso, ela precisará, antes de tudo, alinhar o discurso à prática.

Isso pode ser feito através do incentivo de hábitos saudáveis que ajudem os profissionais a viverem melhor, como terapia, nutricionista e prática de atividade física, por exemplo.

Além disso, é importante que haja flexibilização quanto à jornada de trabalho, como liberdade para organizar a rotina, e a criação de um espaço de escuta seguro na empresa, para que os colaboradores possam falar sobre o que estão sentindo.

Realize transformações de impacto em sua empresa com as palestras de Ana Rodrigues

E que tal trazer uma palestra para a sua empresa sobre o poder da liderança para realizar mudanças transformadoras? Conheça, agora mesmo, as palestras da especialista em desenvolvimento de líderes e equipes Ana Rodrigues acessando aqui.

Gostou do artigo? Imagine ter este palestrante em seu evento ou empresa! Clique no botão e peça uma cotação!

Ana Rodrigues

Incentivadora do protagonismo feminino, da formação de líderes e equipes. Mentora, palestrante e facilitadora de workshops.

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos