Perdeu clientes para o concorrente? Conheça algumas estratégias para evitar que isso aconteça – Por Prof. Becker

Perder clientes para os concorrentes é uma situação que ninguém deseja enfrentar, mas que vez ou outra, acaba acontecendo, não é mesmo? 

Quando isso se torna um fato recorrente, medidas devem ser adotadas urgentemente. Mas, quais?  Como evitar que isso aconteça? Neste post, o palestrante Prof. Becker vai compartilhar algumas estratégias que podem ajudar você a fidelizar seus clientes e se diferenciar da concorrência, evitando perder seus clientes. Confira!

Não vai me dizer que você perdeu clientes para o concorrente? 

Se você é empresário, empreendedor,  líder ou faz parte de uma equipe de vendas, sabe como é frustrante perder clientes para os concorrentes. Nem é preciso falar que você investiu seu bem mais precioso, o tempo, além é claro, de dinheiro e muita energia para conquistá-lo, e agora ele simplesmente te ignora e está comprando de outra empresa.

Antes de esbravejar e praguejar a vida do coitado, que tal fazermos uma reflexão? 

Por exemplo, você já se questionou por que isso acontece? Quais são os motivos que levam um cliente a trocar de fornecedor? E o mais importante: como evitar que isso se repita?

Hoje vou revelar algumas estratégias que eu ensino nas minhas palestras e que podem ajudar você a reter seus clientes e aumentar sua fidelização. Sou Luiz Becker, palestrante profissional e especialista em trazer soluções práticas para meus clientes. Vamos lá?

Conheça seu cliente, isso te dará mais argumentos e evitará de perdê-los

A primeira estratégia para evitar perder clientes para os concorrentes é conhecê-lo. Sim, isso é básico, mas repare que nem todas as empresas fazem essa lição de casa.

Isso significa simplesmente:

  • entender suas necessidades;
  • identificar seus desejos;
  • mapear suas dores;
  • compreender suas expectativas e objetivos.

Assim, você pode oferecer soluções personalizadas e agregar valor ao seu produto ou serviço.

Para ser bem-sucedido nessa tarefa, procure fazer perguntas abertas e ouça atentamente as respostas. 

Procure ainda pesquisar sobre o mercado em que ele atua, seus concorrentes diretos e indiretos, suas oportunidades e ameaças. É importante manter um relacionamento próximo com ele, que não pode se encerrar na venda. Um pós-venda eficiente, acompanhamento da satisfação do cliente com sua entrega, bem como solicitar feedbacks e sugestões de melhoria, são ótimas iniciativas neste sentido.

Dessa forma, você demonstra interesse pelo sucesso do seu cliente e cria um vínculo de confiança e parceria.

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Sempre se diferencie da concorrência

Outra estratégia que gosto de abordar em minhas palestras com o tema é a importância de diferenciar-se da concorrência. Isso significa mostrar ao seu cliente o que você tem de único e especial, ou seja, aquele brilho a mais que o faz escolher você em vez dos outros.

Para tanto, é importante identificar seus pontos fortes e fracos como vendedor ou empresa. Depois, compare com os pontos fortes e fracos dos seus principais concorrentes. Assim, você pode descobrir quais são seus diferenciais competitivos.

Ilustrando com um exemplo: talvez você tenha um atendimento mais ágil e personalizado; talvez você tenha uma garantia estendida ou uma política de troca mais flexível; talvez você tenha um portfólio mais diversificado ou uma qualidade superior; talvez você tenha um preço mais justo ou condições de pagamento mais facilitadas.

Enfim: descubra o que faz seu cliente perceber valor na sua oferta e destaque isso na sua comunicação.

Supere as expectativas do cliente

Uma terceira estratégia para evitar perder clientes para os concorrentes é superar as expectativas. Isso nada mais é do que entregar mais do que o prometido, ou ainda surpreender o cliente com algo positivo que ele não esperava.

Para superar as expectativas do cliente, você precisa:

  • se atentar aos detalhes;
  • buscar sempre a excelência na sua entrega;
  • ser proativo e antecipar-se às necessidades do cliente antes dele pedir.

Muitas vezes, o encantamento surge com pequenos gestos de cortesia ou reconhecimento. Aquele brinde que você envia junto com o produto; uma mensagem de agradecimento após a compra; parabenizar o cliente por alguma conquista pessoal ou profissional; oferecer um desconto especial na próxima compra; indicar algum conteúdo relevante sobre o tema do seu produto ou serviço, enfim, muitas são as possibilidades. 

Procure demonstrar ao seu cliente que ele é importante para você e que você se preocupa em proporcionar-lhe uma experiência memorável.

Fez sentido? Então, compartilhe. Um abraço e até logo!

A estratégia matadora para não perder mais clientes! 

Uma das melhores estratégias é investir nas palestras de Luiz Becker. Ele promove ao público, palestrantes e treinamentos  dinâmicos, práticos e cheios de insights e motivação.

Além é claro, de técnicas comprovadas para aumentar as vendas e a satisfação dos clientes.

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