Palestras de Sucesso Entrevista Valdir Costa Almeida

1- Lendário Palestrante Valdir Costa Almeida, que honra recebê-lo em nosso cast! Desde já, fica nosso agradecimento em atender nossa equipe para uma troca de ideias que certamente, será relevante para nossos leitores.

Para começar, vamos falar sobre autoconfiança, considerada uma das chaves do sucesso, concorda? 

Quais são as atitudes e posturas que você sugere para colocar em prática para desenvolver a autoconfiança e quais as vantagens de aprimorá-la, pensando na carreira e no mundo dos negócios?

Primeiro quero agradecer por me receberem no time de vocês, por me abrirem as portas para juntos ajudarmos as pessoas a performar num nível acima do que estão hoje.

Quanto à sua pergunta, a autoconfiança é um atributo, ou qualidade se preferir, que pode ser algo naturalmente residente no ser humano, ou pode vir a ser desenvolvida por aquele que percebe ser carente dessa qualidade.

Uma postura adequada para ajudar a desenvolvê-la é aquela que está ligada à lei universal do estudos, essa lei determina que tudo pode, e deve, ser estudado, à medida que avanço nos estudos, específico,  se a intenção for autoconfiança em área determinada, ou estudos gerais se o intuito for ganhar segurança pessoal diante da vida.

Ser, ou tornar-se uma pessoa autoconfiante,  é obrigação de qualquer pessoa que tem desejo de crescer e conquistar patamares diferentes durante a vida.

Quanto às vantagens, vou citar apenas uma:  entre uma pessoa que demonstra estar segura do que faz, ou vai fazer, e outra apática, curvada, arrastando os pés que mal consegue trocar meia dúzia de palavras com você, independente do assunto, simplesmente porque não confia em si mesmo, não tem autogarantia do que pensa o sobre o que tem poder para fazer, com qual delas você gostaria de passar mais tempo conversando?

A resposta neste caso é bem óbvia, certo?

Ninguém gosta de investir tempo com pessoas inseguranças, medrosas, temerosas de tudo e todos, ninguém. No começo de qualquer relação você até pode achar normal, mas bastaria 90 dias para começar a substituir aquela figura por outra, não é verdade?

Portanto uma das grandes vantagens do autoconfiante é que ele tem grandes possibilidades de construir bons e poderosos relacionamentos, isso por si só  já seria o suficiente.

2-  Uma das grandes dores na esfera profissional e mesmo pessoal, é a  procrastinação nociva, onde aquele pensamento do “depois um faço” só nos leva a um lugar: o fracasso. Qual seria o antídoto ou remédio para lidar com essa situação? 

 A procrastinação é algo comum em todos os seres humanos, todo ser humano procrastina um pouco em alguma coisa. 

Postergar alguma atividade faz parte do processo de vida de todo ser terrestre, o problema é quando a procrastinação começa a fazer mal, para si, ou seu entorno, quando começa a causar prejuízos relevantes. 

Por exemplo deixar de me preparar para essa entrevista, porque decidi maratonar alguma série na TV, o prejuízo é notório, ou quando o fulano tem um curso importante para sua vida pessoal ou profissional, as vezes pago pelo contratante,  de repente se vê com prazos perdidos porque preferiu curtir a vida , mesmo sabendo que vai chorar depois. 

Procrastinação é trocar tarefas importantes para sua vida, mesmo que seja a médio e longo prazo, por outras que trazem prazer momentâneo no presente!

A procrastinação pode acontecer por diversos fatores diferentes, um deles é a falta de interesse na tarefa a ser desempenhada, por achar que ela não acrescentará nada na sua vida ( lembre-se do aluno que não gosta de matemática, por exemplo, a primeira desculpa dele é “ não vou usar isso lugar nenhum durante na vida” ), aí a atividade não gera nenhum prazer, não dispara neuroquímicas do prazer e bem estar,  então a execução vai ficando cada vez mais para a frente.

Precisamos prestar bem atenção também no perfil mental da pessoa e a atividade a ser executada, as vezes o problema é simplesmente alguém com muito talento sendo direcionado para algo que não tem nada a ver com seu perfil.

 Ação prática disso é seu cérebro, responsável por preservar toda sua energia, cria fatores sabotadores quando a atividade apresenta algum nível de complexidade, de irrelevância ou contrária ao seu perfil. Para o cérebro executar tarefas dentro desses três espectros,  muita energia terá que ser gasta, então ele liga o botão do “ esquece disso” e segue em frente.

Enfim, são muitas as questões envolvendo procrastinação, diria que são infinitas, sem falar nas questões que ainda nem sequer conhecemos.

Enquanto isso anote aí uma receita simples, mas que pode te ajudar, e muito, se for o seu caso, claro.

O antídoto para diminuir a procrastinação e ter mais controle sobre si mesmo passa primeiro por:

  1. Criar uma boa e poderosa visão de futuro- pois quem não tem para onde ir, nada importante precisa de ser feito hoje! 
  2. Em todas as tarefas você deve se perguntar:  

Quais os ganhos futuros e  os ganhos momentâneos que terei ao realizar essa tarefa? Será que vale a pena trocar? 

  • Aplicar o Método U.I.R ( Urgente- Importante- Relevante)
  1. Primeiro faço a tarefa que é urgente, importante e relevante
  2. Depois faço as importantes e relevantes
  3. Por último as tarefas relevantes, mas que neste momento não são urgentes e nem tão importantes
  4. Se pergunte por que exatamente está deixando tal tarefa para depois ( ela não está ligada ao que gosta de fazer? Não tem grau de urgência, importância e nem de relevância?  Está ligada a alguma crença ou memória ruim do passado? ) 
  5. Organizar bem as tarefas da semana e do dia, e deixá-las sempre a vista, também é um elemento que pode vir a ajudar no controle da procrastinação

3- Decidir algo não é das tarefas mais fáceis, sobretudo quando pensamos na carreira ou quando se trata de algo considerado mais polêmico e com alternativas pra lá de arriscadas. Como definir uma decisão de forma mais correta, segura, de riscos calculados? 

O processo de tomada de decisão é baseado, entre outras situações, na coragem de renunciar a alguma coisa.

Durante minha jornada pensei e pesquisei muito sobre isso para saber por que algumas pessoas têm dificuldade em tomar decisões?

Apenas 5% de todas as decisões que tomamos rem fundo racional, enquanto 95% das vezes esse processo é puramente emocional, este é um dos motivos para não se um processo igual para todos,  cada um de nós responde emocionalmente de forma diferente para as mesmas questões postas, afinal pessoas são diferentes, principalmente no MindSet,  ou perfil comportamental

Quando a emoção entra em ação, nosso corpo pode responder com ansiedade, medo ou frustração antecipada, que é quando já antevemos um resultado, dando a ele um significado negativo.

Esse processo pode estar ligado às questões, principalmente, durante a fase de crescimento, tem muito a ver com nossas experiências de vida, como nossos pais pensavam, o que o ambiente em que vivia me ensinou, etc.

E por que as emoções nos direcionam para a tomada de decisão? Por conta das experiências já vividas, toda decisão tomada implica em situações já vividas. 

Por exemplo: 

  • Não querer arriscar algo por ter vivido situação semelhante no passado, ou ter visto uma pessoa próxima passado por aquilo com resultado não muito bom.
  • Medo de se decidir por um novo cargo em uma empresa diferente porque receio de não dar certo, pois já vi isso acontecer com colegas ou com os pais, irmãos, etc
  • Dificuldade de se decidir por entrar de cabeça em uma relação porque já sofreu com desamor, por exemplo.

O lado controverso dessa história, é que conseguiremos fazer uma melhor gestão das emoções para a tomada de decisão somente quando enfrentarmos a situação e partir para a ação.

Agir, mesmo com medo ou receio, vai nos trazer mais experiência, maior número de possibilidades de aprendizado e desenvolvimento.

Quanto à definir se determinada decisão é mais correta e com menor potencial de risco, precisamos exatamente equilibrar os pensamentos, e fazer um exercício simples: 

  • Se escolher “a”  o que perco ( ou ganho) agora, e o que ganho (ou perco)  no futuro? 
  • Se escolher “b” o que perco ( ou ganho) agora, e o que ganho (ou perco)  no futuro?
  • A maior perda é no “a” ou “b”?
  • O maior ganho é no “a” ou “b”?
  • O que estou disposto a abrir mão no “a”  ou no “b”
  • Não se decidir por alguma coisa no impulso, esperar alguns dias antes da tomada de decisão.  
  • Estar ciente de que sempre haverá um ganho e uma perda- por isso é importante relacionar, principalmente o que você está disposto a abrir mão.

Enfim, todo profissional que cuida de gente terá uma solução para ofertar, pois existem um remédio pronto, o fato é que de alguma forma você terá que tomar certas decisões, e saiba que às vezes elas vão trazer bons resultados, em outras situações pode ser que a decisão não foi acertada, e está tudo bem, é o processo natural da vida .

Ah, não fique pesquisando demais para tomar uma decisão, isso vai levar o cérebro à exaustão e um acúmulo de informações que mais vai atrapalhar do que ajudar. 

4- Muitas pessoas sabem da importância e necessidade de  despertar e se conectar com seu respectivo propósito e identidade, mas sentem-se perdidas, não tendo atitude ou um norte a seguir, não consegue dar o primeiro passo. O que fazer para despertar para a verdadeira identidade e definitivamente viver o propósito? Onde achar ajuda neste sentido? 

Sou literalmente apaixonado por este tema.

Já participei de muitas dessas formações conhecidas pelo mercado, e descobri uma coisa maluca em todas elas.

Cerca de 65% dos participantes saem de lá vibrando alto, porém logo nos primeiro 90 dias, voltam para o status quo antes da imersão.

Conversei com centenas de pessoas que participaram de imersões, daí fui percebendo essa migração retroativa para o momento anterior à imersão.

Em 6 meses, daqueles 35% deles ainda estavam a todo vapor, os demais já tinham perdido a vibe. Isso me intrigava.

O que tinha de diferente entre eles?

Identidade!

Aqueles que continuaram na mudança, que deve ser contínua, tinham muito claro e desperto neles a  identidade de quem eram, estavam conscientes de sua força interior, sabiam que são parte carne e parte energia, um ser divino.

Essas pessoas começaram a desenvolver fortemente o censo do propósito de vida, que é se auto ofertar para ajudar o mundo a ser melhor, servir a humanidade. Não se trata aqui daquela história piegas de propósito de servir o mundo e renunciar à sua vida, é o propósito de usar suas forças internas ( sua autoconsciência), a força da identidade pura, para, por exemplo abrir um negócio que vai fazer a diferença, dedicar-se em tempo razoável da forma a conseguir abrir caminho para que outras pessoas possam também viver este crescimento.

Vi que a força das identidades ,  a divina, pura e natural + a identidade terrena ( família, carreira, cultura, social, etc, levam a construção de uma segunda energia, a do propósito.

Já os que não têm despertado em si a identidade, literalmente não vivem nenhum propósito, e por consequência estão em uma vida vazia, triste, preocupadas acima de média.

Então sim, 

Para se conectar com sua identidade pura ( Divina) você precisa se voltar para dentro de si mesmo. Pode fazer isso praticando meditação, por exemplo e  se voltar para sua conexão com Deus, não estou falando em religião,  mas da sua conexão com Deus, do seu jeito e forma. 

Necessariamente estar em uma religião não te conectar com o poder supremo, mas sua consciência de ligação e a  percepção de si próprio e o uso de sua energia para praticar algumas ações e comportamentos.

Um comportamento que te conecta imediatamente com sua identidade pura, é o ato de perdoar, mas não é perdoar os outros, mas a si mesmo. 

Já ouviu a expressão “perdoar os outros é fácil, quero ver perdoar seu próprio coração”.
Pois isso é verdade” – mas não vou tratar disso aqui, mas saiba que perdoar a si mesmo é mais difícil do que perdoar as outras pessoas. 

Quando o ser humano despertar a consciência para identidade e propósito, não há quem possa pará-lo na estrada, não importa o que se passa, ele sempre seguirá em frente. 

5- Quais as melhores estratégias para  otimizar o relacionamento com os clientes  e realizar um Atendimento Humanizado? 

Como já sou  quase velhinho, rs, posso falar disso usando um comparativo de como éramos treinados para atendimento e vendas no passado e como ‘é” ou pelo menos deveria ser nos dias de hoje.

Até meados da década de noventa (90), era comum ouvir em treinamentos de atendimento e vendas a seguinte expressão – “ vai lá e olha nos olhos do cliente”, fixa seu olhar e só tire quando tiver feito o atendimento, ou “ ninguém gosta de vendedor que não fala”

Ainda bem que os tempos passam e cada vez mais os estudos do ser humano mostram que as informações que tínhamos naquela época eram até boas, criavam resultados, mas hoje sabemos com clareza que existem muito mais coisas entre o céu e terra do que nossa vã filosofia possa imaginar.

Já sabemos que existem pelo menos quatro tipos de perfis comportamentais  diferentes, sendo que cada um precisa ser trabalhado de acordo com sua característica, não de acordo com a minha características.

Já descobrimos que algumas pessoas não gostam de quem lhes fixa os olhos, sentem-se coagidas ou forçados a fazer coisas que não querem, por isso preferem não fazer negócio com aquela pessoa ou empresa.

Também tem determinado perfil que prefere não falar muito, que busca mais informações assertivas, neste caso se o atendente ou vendedor desconhecer essas características será difícil fechar algum negócio.

Respondendo sua pergunta.

A primeira estratégia é se inteirar de pesquisas de mercado, para saber qual comportamento do cliente, o que ele espera do seu negócio, ou do seu ramo de negócio, quais as características, e como se movimenta, ou seja, do que gosta e como age para procurar o que gosta, o que essa pessoa espera de uma empresa se algo der errado?

Nos tempos atuais, se você não der atenção para essa questão, certamente estará perdendo dinheiro.

A segunda estratégia que recomendo é entender os  níveis de clientes, quem são e onde estão. Ao aprender sobre isso o atendente saberá como lidar com os possíveis clientes respeitando o tempo e o momento de cada um até que se transformem em clientes lovers.

Criar uma prática rotineira de atuação para os atendentes e vendedores deixando espaço de ação natural para cada um,  para que o profissional possa ser, vez ou outra, ele mesmo e usar seu talento natural.

6- Ainda falando sobre atendimento ao cliente, sabemos que se trata de uma faceta onde muitas empresas deixam a desejar, haja vista a perda constante de clientes e o alto volume de reclamações.

Você tem uma palestra que toca exatamente nessa dor, onde seu conteúdo aborda 

os elementos comportamentais necessários para se atender melhor e minimizar as perdas de clientes, além da manutenção dos clientes já conquistados. Comenta um pouco mais sobre esses elementos comportamentais que fazem a diferença na equipe de atendimento e o que a empresa que leva sua palestra sobre o tema tem a ganhar ao contratar. 

Esse é outro tema que também sou apaixonado ( tudo o que tem a ver com pessoas me encanta muito).

Não dá para fingir que as coisas são como antes, já se faz necessário que as empresas promovam desenvolvimento dos colaboradores . Isso deve ser feito de forma consciente, ou seja, pra quem, pra quê, como e por que fazer isso? 

A ciência já comprovou o que nossos avós já diziam: Cada cabeça é uma direção, cada coração é um mundo novo à parte! 

Se é assim, isso significa que desde o atendimento, passando pela administração e vendas até chegar ao cliente, somos absolutamente diferentes. Se somos diferentes, por que o atendimento é igual? 

Veja, não confundamos atendimento com tratamento,  são coisas diferentes.

Eu procuro atender muito bem todos os meus clientes, mesmo que eles não compre nada, mesmo que me ofenda pessoalmente, porém eu trato pessoas iguais como iguais, e desiguais como desiguais.

O que isso quer dizer, que preciso observar o perfil comportamental delas e tratá-las da forma mais condizente para elas. Simples assim! 

Na minha palestra índico, por exemplo quais os 6 níveis de clientes que todo atendimento precisa conhecer, e também os 6 tipos de clientes ( níveis e tipos são coisas completamente diferentes) que certamente estão batendo à porta das empresas. Preparar o atendimento para essas questões diminui conflitos e aumenta conexões e isso leva a ganhos, para todos os atores envolvidos.

Além disso, o participante vai descobrir também quais são as 12 práticas imprescindíveis do profissional de atendimento. Enfim ao alias os quesitos apresentados os resultados obtidos serão acima da média

7- Você diz que com uma boa dose de desejo e persistência, praticar as Leis Universais ajudam a  transformar a vida das pessoas. Quais são essas leis e como foi o seu contato com elas? Quando você descobriu que, de fato, elas estavam transformando a sua vida? 

As Leis Universais são infinitas, não há como enumerá-las, mas podemos falar sobre algumas como exemplo

  • Lei da Identidade 
  • Lei do Propósito
  • Lei do Pensamento organizado
  • Lei da mentalização
  • Lei do Movimento e Ação

Essas são algumas delas, como eu disse são infinitas.

Estudo Leis Universais a aproximadamente 27 anos, foi quando descobri que a vida não é algo solto, não é uma coisa rolando por aí, pra ela funcionar sincronicamente como esperamos, existem alguns caminhos comportamentais, mentais , espirituais, emocionais e intelectuais que devem ser praticados.

A prática dessas leis me ajudaram a deixar de ser um menino de trem ( vendedor de doces nos trens), para ser um profissional reconhecido e admirado no meu ramo, nacionalmente, além de também ter me tornado uma profissional do desenvolvimento humano conceituado.

Em certo momento da minha vida, passei por problemas psiquiátricos seríssimos, cheguei a ser internado em hospital porque havia perdido o autocontrole e estava tentando me suicidar. Foi nessa época que tive meus primeiros contatos com as leis. A primeira lei que aprendi a praticar foi a Lei da Identidade, depois a do propósito, do pensamento, da mentalização, a lei da autoconfiança, e assim por diante.

O fato é que consegui atravessar um longo deserto nessa vida, graças ao aprendizado que tive e a prática rotineira.

Quando uma pessoa tem contato com esses termos, a primeira reação é : uai, mas isso eu já sei, aliás, estou cansado de saber. É verdade, não tem nada de novo, nada de mágico ou milagroso. 

É exatamente aí que a maioria escorrega, dizem que já fizeram, que praticaram, , será mesmo?   

Por quanto tempo ? De que forma? Esteve acompanhado?

Para exemplificar: Imagine que você precisa de um médico com urgência, você sabe onde ele está, mas não se move para ir até o local, fica ali, esperando que alguém o leve ou que fale de você para o médico.

O resultado disso chama-se MORTE! Como morte se você sabia da existência do médico? 

A isso eu chamo de consciência! 

Não adianta saber que isso existe, é preciso saber, praticar e se envolver , do contrário tudo, tudo mesmo, é apenas uma imaginação sem vida. 

Sempre digo que meus clientes não precisam praticar tudo o que ensino, seria leviandade da minha parte dizer o contrário, até porque se você escolher apenas uma das leis universais e praticá-la  intensamente por determinado período você vai se surpreender como sua vida será modificada.

8- Um ponto interessante a se analisar é que muitas pessoas, mesmo aquelas que já realizaram muito ou quase todos seus sonhos materiais, também passam por momentos  de insegurança, dores emocionais, problemas no relacionamento afetivo, sentimento de solidão, não merecimento, não reconhecimento e com o famoso sentimento de “vazio interior”. Isso muitas vezes de forma prolongada. O que pode/deve ser feito neste sentido, para mudar esse quadro?

Meu amigo, aqui preciso trazer novamente a figura da lei universal nro 2, a lei do propósito.

Lembre-se, sem identidade não há propósito, sem propósito não há vida!   

Cada seção mencionada por você compõe um dos quadros de identidade terrena, que vem após a identidade pura. Onde mais sentimos dores? Nas relações pessoais, tais como amigos, relacionamentos amoroso, relacionamentos profissionais ( identidade relacional), também nas questões envolvendo pais, irmãos e parentes ( identidade familiar), e em relação à questão profissional ( identidade profissional )

Dores emocionais dizem respeito a disfuncionalidades, que quer dizer “algo não está bom”, seja por excesso ou, como na maioria das vezes, por falta.

Quando filhos vivem papel de pai dos próprios pais certamente haverá alguns problemas emocionais ali pois as coisas estão alteradas. Um filho deve pensar em como ajudar e proteger seus pais quando estes não puderem mais fazê-lo, no entanto, os papéis jamais devem ser trocados, caso contrário poderemos ter adultos ( homens e mulheres) com dificuldade de assumir a seriedade de um relacionamento, por exemplo, ou o marido querendo ser o pai da esposa, ou vice versa, sem falar que isso pode levar uma mulher a procurar em um homem a figura do pai, que tanto lhe faltou, assim também com o homem.

As relações sociais, seja na escola, faculdade ou trabalho, são responsáveis por uma parcela considerável da experiência de vida que precisamos para tocar com sabedoria nossa fase adulta. Então o que se vive nessas áreas vai impactar sobremaneira como nos relacionamos no futuro em relação à sociedade. 

É lá que aprendemos a noção de sociedade, de coletivo e compartilhamento.

O vazio que sentimos, mesmo materialmente não faltando nada está relacionado às questões das identidades e do propósito.

Não importa o que tenho, com quem vivo, o que faço, se não há uma visão clara sobre o futuro, para onde estou indo, e o que mais posso produzir, finalizando com o “porquê” das coisas, o vazio será quase que permanente.

Em relação ao vazio interior, quero dizer que existe uma tétrade, a FAASP, que é a busca do ser humano na vida:

  • Família
  • Amigos
  • Amor
  • Sucesso profissional 
  • Propósito

A aplicação prática na vida é a seguinte: Uma mulher aos 19 acha que aos 28 estará velha, um homem aos 20 acha que aos 30 estará velho

Quando ambos atingem essa idade e percebem que não realizaram o que esperavam para os  28 ou 30 ( amor, família, amigos, amor e sucesso profissional)  começa o vazio interior.

Pode ser que uma pessoa tenha sucesso profissional, tenha amigos, uma boa família, mas é mal sucedido no amor.

Pode ser que tenha bons amigos, mas se sente fracassado na profissão, e lhe falta uma amor profundo

É possível que tenha um amor, sucesso na profissão, bons amigos, mas leva uma vida sem propósito.

Sabe aquela história de “está tudo bem”, mas falta algo? Falta propósito !

A pessoa não sacou ainda o fazer com tudo isso que a vida lhe deu, não identificou como usar toda essa energia acumulada. 

E pode pesquisar quanto quiser, o vazio estará sempre ligado a alguma letra, ou mais, do FAASP.

Uma forma mudar isso é;

    • Tire um tempo para pensar na vida
    • Relacione tudo o que tem bom na sua vida, sem medo
    • Sinta-se grato por tudo o que tem
    • Verifique qual das partes da tétrade está mais disfuncional, aquela que mais lhe traz dor ( família, por exemplo) 
    • Descreva o que está disfuncional ( filhos sendo pais dos pais, irmãos que vivem em pé de guerra, família que não se vê a muito tempo, pais abusadores)
  • Procure entender ;
  • qual comportamento  você tem tido que já deveria ter cessado? 
  • qual comportamento deveria ter que ainda não está praticando?   
  • Como você pode usar parte da energia que tem para ajudar o mundo a ser melhor?
  • O que você pode fazer pelas pessoas ? 

Esses movimentos despertam a consciência para algo maior, para além da redoma que vivemos, e traz condições ideais, condições e novas pessoas para nossas vidas

9- O autoconhecimento é um poderoso processo capaz de alavancar a vida pessoal e profissional, contudo, ele pode ser doloroso. O que você pode nos revelar sobre o seu processo neste sentido, e de que maneira as pessoas podem buscá-lo e assim, usufruir de seus benefícios?

Conhece-te a ti mesmo , é um aforismo grego que aponta para a necessidade do ser humano conhecer, antes de qualquer outra coisa, a si mesmo.

Sem se entender, sem saber das suas potencialidades e das suas fraquezas uma pessoa é presa fácil nas mãos daqueles que o sabem.

Como acabar com um vazio interior, se não tenho a menor idéia sobre o porquê de sua existência ou a que está ligado?

Como construir uma vida poderosa, se não tenho a menor noção das habilidades e talentos naturais que trago em mim?

Sempre ouço dizer que o ser humano não quer evoluir, mas isso não é verdade, todos queremos evoluir, a questão é que para que essa evolução aconteça é necessário abrir mão de certas coisas, certos comportamentos, se livrar de algumas formas de fazer as coisas e substituir a água suja interior por água limpa.

Sim, isso dá trabalho e pode causar dor. Nenhum líder religioso, comportamental ou um executivo, nunca, em tempo algum, disse que mudar é fácil

A primeira etapa é sem dúvida nenhuma despertar a consciência, e essa é de acordo com a vida de cada um, não existe um despertar coletivo da consciência.

Só quando despertamos a consciência entendemos que é preciso se desenvolver, tornar-se um alguém melhor, não para atender os padrões dos outros, mas enxergar em si mesmo o que tem de melhor, e o que precisa ser trabalhado.

Depois de despertar a consciência e tomar a decisão de se desenvolver , vem a parte pela busca do conhecimento, se apropriar de tudo o que já está a mão e aprender coisas novas, criar novas conexões neurais , modificar as formulações químicas internas, fazer uma boa gestão das emoções e sentimos, convencendo seu cérebro e seu corpo de que está no caminho certo.

É nessa etapa que a coisa empaca, é aí que se percebe que mudar demora e causa dor.

Causa dor de ter que deixar coisas para trás, de ter que substituir desejos momentâneos por resultados a médio e longo prazo, deixar para trás uma vida disfuncional, mas estritamente confortável ( nada a ver com matéria, casa, carro, dinheiro) para fazer coisas que vão exigir uma nova ação, como acordar em horário diferente, ler, estudar, enquanto seus amigos e familiares estarão vivendo nos prazeres momentâneos que eles entendem serem necessários naquele momento.

Passei por este processo diversas vezes, a cada etapa foi necessário abrir mão de algo, no entanto as conquistas me trouxeram muito mais satisfação do que aquelas que eu teimava em abrir mão.

Para facilitar esse processo, responda às seguintes perguntas:

  1. Onde você está na vida ( em todos os campos)
  2. Onde está infeliz? Por quê? 
  3. Por que não evoluiu nessa área? O que faltou?
  4. O que insiste em manter na sua vida, mesmo fazendo mal?
  5. Onde pode encontrar ajuda necessária para superar essa fase?

Sem ilusão!

  • Seja honesto com você mesmo, qual seu grau de compromisso consigo mesmo? 

Sem compromisso, qualquer aprendizado que tiver será apenas momentâneo.

Nenhum profissional vai te levar ao próximo degrau e você não estiver comprometido consigo mesmo. 

10- Compartilhe conosco 6 dicas sobre como aumentar as chances de fazer bons negócios

Existem muitas dicas e orientações a dar sobre este assunto, vai depender sobretudo de que mercado se está falando, se é específico ou genérico, por outro lado existem sim alguns comportamentos que podem ser aplicados a qualquer negócio para aumentar as chances de se fazer bons negócios, são eles;

  1. Construa um plano de atendimento e oferta padrão, porém  ele esteja aberto para personificar de acordo com cada possível cliente. 
  2. Ajuste sua oferta, comunicação e fatura de acordo com o potencial cliente, isso porque você deve considerar que os valores, visão e missão das organizações são diferentes, assim como a perspectiva de cada pessoa não são únicas, por isso não espere que o cliente se ajuste a você, faça o contrário
  3. Conheça com profundidade o cliente  ou organização com quem deseja criar relação
  4. Esteja antenado quanto às mudanças futuras em relação ao macrossistema, no micro preveja as mudanças mais breves que podem acontecer no seu e no mercado do seu potencial cliente, isso te colocará um passo à frente do seu concorrente
  5. Mapeie o nível de indicação que seus clientes fazem sobre seu negócio, isso eleva a percepção de valor do seu produto junto ao futuro cliente
  6. Para fechar, faça o básico, mantenha uma boa relação com seus atuais clientes, serão eles os responsáveis por agregar valor ao seu negócio

11- Se você fosse colocado em um foguete e tivesse que levar consigo, até uma galáxia distante, 3 segredos cruciais para que profissionais que atuam com atendimento à clientes possam atuar e performar em um nível mais avançado, quais seriam esses segredos?  

Primeiro que tenho que dizer que não concordo com esse negócio de segredo, afinal se é segredo porque alguns ensinam, não é, rs.

Prefiro falar em 3 mentalidades essenciais para qualquer profissional performar acima da média 

  1. Mentalidade preditiva  – Pré dizer, relacionar, diagnosticar, roteirizar,  possíveis acontecimentos baseados na estrutura atual em determinado mercado, empresa, depto ou setor 
  2. Mentalidade preventiva- Pegar tudo o que foi predito ou diagnosticado, construir aplicar projeto eficaz para minimizar as perdas, no negócio ou na vida do profissional,  possibilitando a criação de uma plano de ação para crescimento sustentável 
  • Mentalidade de aprendizado contínuo 

Com essas três características mentais qualquer profissional poderá ter um alcance maior do que os demais, pois delas derivam muitas outras coisas. 

12-Qual a sua visão sobre o empoderamento feminino e a participação cada vez maior das mulheres em cargos de liderança?

Somente cerca de 37% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, segundo pesquisa IBGE de 2019, postada pela NUBE ( Núcleo Brasileiro de Estágios – https://www.nube.com.br/blog/2022/05/17/lideranca-feminina-uma-crescente) .

Isso nos leva a uma consideração, quanto evoluímos nesse quesito nos últimos 100 anos? 

Talvez não muito, tristemente!

Essa disparidade não se atém apenas ao número de mulheres que ocupam cargo de liderança, mas também à diferença de remuneração para homens e mulheres ocupantes do mesmo cargo.

Isso acontece mesmo sendo a  mente feminina muito mais valorosa quando se fala em exercício de múltiplas potencialidades do que a do homem. Mulheres, além de tudo, quando é preciso, conseguem demonstrar maior sensibilidade para temas gerais, diferente da maiorias dos homens, que ainda acreditam que a intelectualidade é a coisa mais importante para suas carreiras.

Atualmente sou mentor de vida ( família, relacionamentos, estudos) e carreira ( CLT ou CNPJ), de muitas pessoas,   93% dos meus clientes são “as clientes”, isso que dizer que de cada 100 pessoas que me procuram para mentorias ou aconselhamento 93 são mulheres. 

Se buscarmos no mercado veremos que este número talvez se repete em todos os processos de desenvolvimento humano ou de carreira, isso se dá porque a mulher vive muito atenta a necessidade de evoluir do que o homem. Então por que os postos de liderança ainda são majoritariamente ocupados por homens?

Certamente existem muitos motivos pra isso, sendo que um deles pode ser a necessidade que o homem tem em demonstrar a todo tempo, seu poder diante do outro, e ocupar um cargo de liderança é uma das maiores expressões de poder para o homem.

Uma mulher no poder pode significar para alguns homens o fechamento de porta para uma de suas maiores expressões de poder, literalmente. Posso listar ainda que homens têm sempre a tendência de abrir espaço para seus pares para não ter que se submeter a uma mulher. ( como se ninguém soubesse do poder que elas têm).

Claro que é importante destacar que boa parte dos homens das gerações mais novas já tem uma características diferente, eles sabem da importância em praticar a igualdade de trabalho e de oportunidade, ao ponto que acredito muito que em pouco tempo teremos muitas mudanças nesse sentido.

Mais do que isso hoje a mulher não espera mais se alçada à liderança, ela simplesmente vai lá e  ocupa seu espaço, para se ter idéia clara disso, desde 2016 a Global Entrepreneurship -( https://diariodocomercio.com.br/dia-internacional-da-mulher/mulheres-tocam-a-inovacao-no-brasil/ ) aponta que cerca de 51% da novas empresas no Brasil nasceram sob os olhares e ideias de mulheres.

Se o homem não lhe dá espaço, elas simplesmente vão lá e constroem sua própria empresa, e colocam os homens para serem seus colaboradores.

Acredito que somente a longo prazo é a média brasileira e mundial de mulheres em cargos de liderança deve sofrer grandes modificações, por conta das novas gerações que trazem novos conceitos para a sociedade

13- Falando em viagem intergaláctica, isso nos remete o quanto avançou a tecnologia e o quanto a inovação é uma constante. Pegando um gancho com o Metaverso, qual sua visão sobre essa realidade e como ela já interfere, ao seu ver, no relacionamento, negociações e mundo empresarial em linhas gerais? 

É preciso voltar um passo atrás para falarmos sobre Metaverso.

Até 1991 os computadores eram basicamente corporativos e se comunicavam somente entre sua própria rede. Nessa época surge a internet como um conceito mais macro de interligação social, onde a previsibilidade era a de que todo o mundo deveria estar conectado, o que facilitaria inclusive negociações a distância. 

A criação de sites comerciais, inicialmente B2B e B2C ( empresas para empresas e empresas para consumidores finais) , nesse mesmo período surgiram os site C2C ( pessoas vendendo para pessoas) ,surgiu como  sendo uma grande virada na vida de empresas e pessoas.

Logo começaram a aparecer os  marketplace , possibilitando que um CNPJ ou CPF faça vendas utilizando a plataforma de uma terceira empresa. No Brasil o pioneiro dessa modalidade é o mercado livre. 

O tempo passou e as coisas mudaram também na internet, então surge uma nova onda, o marketing digital, saindo da questão de apenas criar sites e plataformas de venda, e partindo para criar peças comerciais e de divulgação, com métodos próprios e diferentes do marketing tradicional, para impulsionar as vendas.

Em 2021 temos a mais recente virada nessa história, o lançamento do Metaverso, pelo facebook inc. 

O Metaverso é a materialização do que nos acostumamos a chamar de outra dimensão, é quando uma pessoa consegue estar em dois lugares ao mesmo. Seu corpo físico se encontra em um determinado local, mas sua essência pode sair do campo dos olhos físicos e se direcionar para outro local.

Exemplo disso é que pela primeira vez no mundo, foi realizado aqui no Brasil, uma cirurgia onde a médica responsável estava a quilômetros de distância da sala de cirurgia.

A diferença entre o Metaverso e o que conhecíamos como visão tridimensional, se tornou um processo muito mais real, é que no caso da cirurgia mencionada, em uma sala estavam alguns médicos, e outro lugar a médica responsável, porém, todos também conseguiam estar em uma dimensão diferente da física, onde um podia ver o outros, ali junto na sala, e não estavam jogando um joguinho, estavam operando um paciente.

Foi a única experiência no mundo nesse campo, que atraiu até mesmo os olhares da maior universidade do mundo, Harvard.

Quanto à sua importância, como se diz no direito, é notório que a longo prazo todos nós estaremos envolvidos nessa questão, inevitavelmente , por isso todos profissionais precisam conhecer, pelo menos um pouco sobre o assunto.

Outro exemplo incrível acontecido aqui no Brasil, foi a realização da primeira audiência jurídica no Metaverso, isso aconteceu em 13/09/2022 na justiça federal da Paraíba. Todo sistema foi desenvolvido por um grupo de estagiários da justiça federal, e tudo correu tão bem que será modelo para outras varas federais.

Dito isso, eu pergunto, será que os advogados vão precisar entender de Metaverso?  

Será que dá para ficar de fora desse novo momento?

Deixo a resposta pra você

14- Quais são os maiores problemas que uma empresa encontra em relação ao afastamentos de trabalhadores por doenças ou outras incapacidades? Como lidar com eles, protegendo a empresa e também seus colaboradores?

Esse seguramente é um dos maiores males sofridos pelas empresas.

O percentual de afastados por empresa varia entre 1,2 e 3,8% do total de empregados, parece pouco , mas ao considerarmos uma empresa 10 mil empregados, estamos falando de uma rotação de 102 ou 380 empregados afastados mês, ou anualmente, a depender do período levantado pela estatística.

Imagina então uma empresa com 100 mil empregados? 

Porém, mesmo que seja uma empresa com apenas 5 pessoas, que tenha rotação de 1 empregado se afastando a cada semestre, a situação da empresa entrará em estado de alerta.

Vejamos:

Um empregado afastado por doença profissional ou acidente do trabalho

  • A empresa é obrigado a manter os recolhimentos sociais referente à remuneração desse empregado, por exemplo o FGTS, por outro lado vai precisar contratar um novo colaborador para suportar a falta de mão de obra ausente ( mas não tem incentivos pra isso, terá todas as obrigações normais com o novo)  – multiplica isso por 10, 50 , e veja a dor de cabeça .
  • Essa ausência vai impactar o RH, que deverá abrir um novo processo de contratação, que não é barato, a contabilidade, fazer as informações corretas aos órgãos competentes sobre aquele colaborador, e do novo, sem falar nas questões fiscais, trabalhistas e tributárias
  • Impacta o depto jurídico ( se tiver um), pois é preciso tomar todos os cuidados para não se reverter em uma ação judicial, e se houver uma ação judicial, será preciso construir a defesa da empresa.
  • Se não tiver um depto jurídico será preciso contratar assessoria externa
  • Antes da ação judicial, a empresa será enquadrada pela previdência no risco anual de acidentes do trabalho, aumentando o FAP ( Fator Acidentário Previdenciário) de 0,50 a 2,00 inteiros sobre as alíquotas de 1%, 2% ou 3%  pagos a título de (GIILRAT, ou GILRAT- Grau de Incidência de Incapacidade Laborativa decorrente dos Riscos Ambientais do Trabalho, antigo SAT)
  • O impacto também será sentido pelo depto de treinamento e desenvolvimento.

Enfim, os custos pelo afastamento previdenciário são inúmeros, o ideal para minimizar as perdas seria criar um depto de Gestão de Afastados, com a participação de um integrante de cada área , a fim de criar rotina preditiva e preventiva na empresa.

Além disso, esse grupo seria responsável por fazer o meio de campo entre o colaborador, o INSS e a empresa, orientando o trabalhador por exemplo sobre quais documentos preciso levar no dia da perícia, evitando remarcação da perícia e posterior retardo ao trabalho. 

Além disso, a empresa poderá ser a responsável pela marcação das perícias, assim teria acesso a todas as decisões, mitigando a questão da ausência de informações sobre o que aconteceu com colaborador depois do afastamento.

Em tempo, quando o afastamento é por doença, a empresa deixa-se obrigado de recolher as contribuições sociais e não serão atingidas pelo GIILRAT e FAP, mas se depararia com outras questões que impactam negativamente sua rotina e estrutura.

15- Em uma equipe de trabalho onde nitidamente se percebe que a mentalidade está focada em números e metas, deixando de lado o fator humano, como um líder ou gestor pode agir para ajudar a mudar esse MindSet? 

Quando falamos em números estamos falando em racionalidade pura. Números não se conectam com emoções, são frios e separados, e pronto. São assim.

Liderança está ligada a gestão emocional e humana, é mais sobre como orientar e ajudar pessoas a serem melhores no dia a dia nos seus postos de trabalho.

Gestão está muito mais ligado a processos e números do que em emoções, a ela cabe fazer com que a empresa bata as metas apresentadas. 

Um gestor compõe o que chamamos de área tática, aquela responsável por fazer a interface entre a área estratégica ( quem cria as metas anuais e conduz a empresa pela visão macro ) e a área operacional ( quem de fato vai colocar a mão na massa e fazer a coisa acontecer). 

O Ideal é que o gestor seja um líder, com preocupações expandidas tanto com números e processos quanto ao bem estar dos colaboradores.  Até porque diferente da área operacional onde o mais exigido é força de execução, a área tática precisa juntar os três elementos, o conhecimento técnico, o relacional e o emocional . 

A empresa cria um problema quando um de seus gestores é puramente técnico, foi colocado no posto pelo simples fato de conhecer profundamente de números, tabelas, mercado e planilhas, além de ter pulso forte com as pessoas. Este tipo de gestor já não cabe mais nas organizações que buscam crescimento sustentável e ampliado.

São pessoas que constroem coisas e conduzem os processos, que criam números, que por sua vez mantém a empresa de pé, mantendo e criando novos postos de trabalho.

Para um gestor evitar um desastre a longo prazo é preciso que ele aceite que os colaboradores tem sim necessidades emocionais, assim como ele mesmo tem ( a diferença é que ele tem o dom de passar por cima disso), os colaboradores precisam enxergar um quadro positivo sobre sua jornada na empresa e saber porque vale a pena estar ali.

Criar treinamentos voltados para o desenvolvimento humano também para os operacionais, baseados naturalmente no alcance mental que eles tem para receber e aceitar essas novas informações, fará com que de época em época se descubra novos talentos ali mesmo, e dando a estes especiais uma oportunidade que iriam buscar no concorrente.

Quantos gestores existem por aí que foram negligenciados  em suas empresas originárias, mas foram vistas por clientes ou concorrentes que lhes deram uma nova chance de crescimento? 

Logicamente que nem toda empresa tem espaço de crescimento para todos, mas olhar para as pessoas, em conjunto com os números, certamente fará uma empresa crescer mais do que cair. 

16- O que são os Perfis Comportamentais DISC? 

É um método de análise comportamental criado pelo psicólogo americano Willian Marston, o criador da personagem mulher maravilha.

Ele apontou que existem 4 grupos de perfis, sendo que cada um deles apresenta sua própria estrutura mental de tomada de decisão. Eu os chamo de software mentais, pois são únicos, com algumas variações por conta das conjunções possíveis, mas originalmente são 4:

O primeiro deles é o (D) dominante, este não tem dificuldade em tomar  decisão que possa lhe trazer alguma vantagem, porém tem problemas para decidir ou compartilhar coisa que leva em consideração os interesses dos outros. 

O (S) Estável, que tem a tomada de decisão bem mais lenta, custa dar uma passo, sua vida é assim, no entanto sua lentidão está mais ligada às questões técnicas organizacionais, ou seja, estrutura de pensamento lógico, do que do ato em si. Para este perfil comprar uma simples pipoca, escolhendo doce ou salgada, já será um parto ( exceto se tiver predileção natural por uma delas), melhor que o vendedor explique  qual é a diferença técnica entre ambas, a origem do milho, o custo-benefício, etc

Temos ainda o (C) Conforme, que também demora em se decidir por algo, isso porque sempre pensa em todos os detalhes, verifica, pesquisa, conversa com especialistas, etc.

O equilibrado é uma ser muito humano, mas se tiver que sair com um grupo, melhor que tudo esteja muito bem organizado antes do dia, para ele possa saber exatamente cada passo do passeio, senão vai ser difícil decidir se vai sair, ou se vai comprar um carro, pior ainda, se o equilibrado não tem muitas informações sobre o trabalho, a empresa para onde está indo, não vai se sentir seguro, aí a coisa empaca.

A tomada de decisão do equilibrado está baseado na segurança. 

O (I) Influente é doidão e toma decisões na velocidade de um raio, isso porque este ser adora um desafio ou coisas novas, também adora fazer o bem, ajudar os colegas no trabalho, gosta de fazer um milhão de coisas, pra isso seu MindSet é preparado para tomar todo tipo de decisão em questão de segundos.

Perceba que podem existir dezenas, talvez centenas de motivos para que uma decisão por “a” ou “b”. 

Bom lembrar que existem outras centenas de sistemas de análise comportamental, no entanto o método DISC é seguramente o mais utilizado no mundo todo.

Essa análise propicia não só avaliação individual, mas também a construção das características necessárias para as contratações.

17- Como um vendedor, empresário, gestor, profissional em geral, pode desenvolver um comportamento magnético?

Primeiro, comportamento magnético tem mais a ver com ser alguém interessante, do que de fato atrair qualquer tipo de pessoa,

Um comportamento magnético tem a ver com a forma como você se expõe e como lida com outras pessoas. 

Pra isso é importante desenvolver 6 pontos estratégicos 

  1. Seja empático – não só imaginar a dor do outros, mas procurar saber quais são os interesses e necessidades do outro;
  2. Conheça a matéria a qual se dispõe a falar- o ouvinte está sempre em busca de alguém que falar sem medo, com segurança e simpatia no tônus vocal;
  3. Seja bom ouvindo ( ouça atentamente o interlocutor, fale o que é preciso, sem arrogância ou prepotência);
  4. Aprenda sobre perfil comportamental, para saber como lidar com cada pessoa, dentro das características dela;
  5. Esteja disposto a aprender cada vez – seja expert em um assunto, mas fale sobre qualquer coisa;
  6. Se interesse pelo que as pessoas pensam- com o coração, não só com palavras.

Sempre apliquei estas ações durante meus processos de venda, desde as vendas nos trens e nas ruas, que foi onde comecei, até hoje, com as vendas dos produtos de direito previdenciário, aulas, cursos, treinamentos, e também nos outros negócios que criamos. E em todos, sem exceção, os resultados são positivos. 

É claro que quando eu vendia balas e sorvetes nos trens não tinha a menor idéia do que estava fazendo, só fui descobrir que todo aquele jeito de fazer tinha nome, fórmula e técnica na medida que avancei nos estudos. 

E posso te garantir, não importa que tipo de negócio você tem, o comportamento precisa ser exatamente o mesmo, ressalvando o conhecimento técnico do produto, de resto, o que você leu aqui se aplica a qualquer negócio.

18- Revela pra gente, quais são as 10 Atitudes Inegociáveis para se fazer um bom atendimento? 

Um profissional do atendimento precisa conhecer seus limites como profissional, mas também como pessoa, dito isso existem 10 atitudes que são inegociáveis para se fazer um excelente atendimento

  1. Não julgue 
  2. Não caia no golpe da negatividade 
  3. Evite fazer reclamações diante do seu cliente
  4. Fale bem, mas fale simples!
  5. Deixe seus dogmas na sua casa 
  6. Saudação inicial- Cumprimente entusiasmadamente
  7. Demonstre e pratique honestidade
  8. Procure ser autêntico, o tanto quanto for possível
  9. Valorize a Integridade
  10. Seja amorosa(o)

Como digo sempre, você pode começar escolhendo apenas uma ou duas das atitudes listadas e praticá-la conscientemente por determinado período, vai notar que automaticamente as demais vão se ajustando.

19- Qual é o caminho do futuro para o atendimento ao cliente? 

Até 2019 o atendimento estava quase todo focado no encontro presencial, poucos via telefone e quase nenhum via sistemas digitais.

A pandemia obrigou as organizações a darem um salto de 5 anos na implantação de novas tecnologias, pois tudo passou a ser virtual.

A pandemia passou, com isso algumas coisas voltaram ao normal, porém muitas empresas decidiram manter toda operação apenas no virtual. Isso é bom para a empresa, diminui gastos com deslocamentos e estruturas físicas gigantes. O atendimento passou a ser feito pelas Lús, Sofias, Robertos e Marcelo, os robôs que interagem como se fossem pessoas. 

A IA está ocupando posições cada vez mais impensáveis tempos atrás. É caminho sem volta, é evolução disso para a frente, ninguém pode duvidar disso.

Por outro lado uma parcela das pessoas que são de MindSet presencial estão ficando esquecidas e se frustrando cada vez mais com algumas corporações. Não pense que isso irá mudar, não vai, pois os quatro MindSet que aprendemos em perfis comportamentais sempre existirão.

Isso implica em dizer que digitalizar é importante, diria até que é fundamental, mas é obrigação deixar espaço para a humanização, sob perda de perder cliente e nem saber que perdeu. Como isso é possível?

A turma do presencial deixa de comprar na sua organização porque ali tudo é digital, você não percebe isso porque ganhou um novo cliente, o do MindSet digital, mas está se esquecendo que poderia ter dois clientes, o presencial e o digital.

O futuro do atendimento para pelo entendimento, no presente, de que é preciso diversificar. Diversificação era apenas um nome que damos para a criação, ou participação de diversos produtos e mercados, agora diversificação também tem a ver com os perfis de clientes que você quer manter no seu CRM.

Novamente, não podemos esquecer que são pessoas que constroem coisas! 

20-  Uma carência muito encontrada nas equipes de trabalho na esfera corporativa, é a o nível de motivação baixo, bem como a comunicação deficiente nos mais variados níveis da empresa. O que pode ser feito para atenuar essa dor ou mesmo resolver essa problemática?

A motivação pode ser enquadrada em vários pontos.

Uma delas é a definição de motiv-ação, ou seja, qual o motivo para você agir assim, o que está te impulsionando. Se olhar por este prisma vai perceber que não há indivíduo desmotivado, mas há um indivíduo sem interesse em algo, ou frustrado com algumas coisas.

Vejamos um exemplo: Fulano “A’ sai de casa para o trabalho ( que ele não gosta de fazer), passa o dia todo lá, muitas vezes cabisbaixo e sem demonstração de gratidão por estar ali.

Quando confrontado sobre estar perdendo tempo fazendo uma coisa que não gosta e nem sente prazer, a resposta vem pronta.

– Faço isso porque tenho dois filhos para criar, portanto não posso pedir demissão

Lembra que o vazio interno vem quando um dos elementos do FAASP está disfuncional ? Pois bem aqui vemos um típico caso, fulano “a” não está desmotivado com o trabalho, ao contrário , ele tem um motivo para estar lá, seus filhos. E por está ali justamente por seus filhos e não por conta dos seus sonhos e desejos, a tendência é ter dentro de sim, um vazio e falta de interesse no que faz. 

A motivação está lá, ela sempre existiu!

É diferente quando falamos de motivação como sinônimo de alegria e felicidade, neste caso a referência é motivação passageira, aquela por exemplo de uma palestra motivacional, o ministrante toca, canta, pula, faz todo mundo gritar, colocar para fora seus bichos, etc, durante aquele período o fulano 

Nada contra isso, nada mesmo, eu até gosto muito delas, mas os resultados são para tempos diferentes.

O Fulano “b” saiu da palestra todo eufórico, três dias depois começou a se perguntar “ será que isso se aplica a mim, nas minhas condições”? Como não acha a resposta, joga fora tudo o que viu e ouviu. Isso acontece porque não houve um despertar da consciência, houve um momento de euforia. 

Quando acontece o despertar da consciência, o fulano “A” entende que ele pode, por hora, estar fazendo o que não lhe pertence, mas pode durante suas horas vagas estudar coisas novas, ou criar um novo foco no caminho que está buscando, até mesmo criando sua própria oportunidade.

Empresas que conseguem notar essas pessoas e oferecem desenvolvimento, ajudam o colaborador a chegar nesse entendimento, trazendo para fora dele, toda energia que sabe ser necessário colocar naquela atividade, pois é pode ser uma mola propulsora para realizar seus sonhos, talvez não ali talvez, não naquele setor, mas vai realizar, aí substituímos a frustração por mais um fator motivador, estar ali por ele mesmo, não só pelos outros.

A comunicação é ferramenta extremamente necessária para unir pessoas. Mesmo que seja institucional, o papel fundamental deve ser conectar pessoas, não simplesmente divulgar normas ou regras, ou falar sobre processos, metas ou novos produtos. Mesmo que seja para falar de regras, deve conter o elemento humano.  

Seres humanos aprendem por conexão emocional.  O recado pode ser sobre como ficaria sua família, por exemplo, se você não respeitar uma regra de segurança? 

Quais emoções ele teria ao perceber que as regras seguidas farão dele um  profissional melhor e mais remunerado? 

Como se sentiriam os colaboradores ao perceberem que empresa está mais preocupada com seu bem estar do que os números  que devem ser verificados ( isso não quer dizer não verificar e nem cobrar os números).

Comunicação mal pensada, gera comunicação mal pensada, que gera desconexão, separação.

A corporação precisa deletar a palavra obvio durante a criação de uma peça de comunicação. Afinal é óbvio para quem?

Deve ser clara, objetiva, direto ao ponto, com elementos emocionais, e principalmente pensando que os colaboradores estão em níveis de mentalidade bem distintos, portanto quanto mais simples for, melhor o entendimento e prática de todos.

21- Quais são as habilidades/soft skills que você considera as mais significativas para que uma pessoa evolua na carreira e consiga se tornar um profissional de sucesso?

Quero trazer aqui uma pesquisa feita pela rede linkedin em 2019, relacionando algumas competências necessárias para se tornar um profissional de sucesso

  1. Criatividade – Pessoas são criativas, robôs apenas descrevem o que seus programas estão orientados a fazer. A IA consegue criar a partir de um ponto criado pelo homem. Então sempre precisaremos de pessoas criativas para desenvolver novos sistemas e pontos de partidas para as máquinas  
  2. Persuasão – A estrutura material para lidar com os cliente devem ser consideradas aliadas do ser humano, não o contrário. Só o ser humano consegue se conectar com outro através do sorriso, olhar, atenção e disposição e ser útil
  3. Trabalho colaborativo – A IA está levando os processos para outro nível, tornando tudo mais rápido e prático, mas ainda precisamos de pessoas pensando em pessoas. Quando temos dois times jogando o mesmo jogo, o poder de criação se tornar imensamente maior
  4. Capacidade de adaptação – O tempo passa, as coisas mudam, ou o profissional se adapta aos novos tempos, ou vai amargar uma derrota para si mesmo. As transformações estão acontecendo numa velocidade 4 x mais do que na década 80, não podemos ficar parado no passado e querendo conquistar coisas novas na modernidade
  5. Gestão do tempo – O mercado fala sempre em gestão do tempo, eu prefiro falar em gestão de tarefas, não consigo imaginar um ser humano guardando metade do tempo de uma atividade para se usado em outra, ou acumulando o tempo que ficou parado sem fazer nada. Então vou deixar essa decisão pra você, gestão do tempo ou de tarefas? 

22- Muito obrigado pela atenção, o espaço  a seguir é seu para deixar uma mensagem aos leitores que nos acompanharam até aqui.

Quero agradecer a vocês pela oportunidade de fazer parte desse time, e por me oportunizar essa entrevista.

Ao longo da minha vida procurei aprender algumas coisas com profundidade, mas entendi que precisava saber além. Ir além do que esperam de nós é uma necessidade que bons profissionais incorporam em suas rotinas.

Para chegar até aqui vendi balas nos trens de São Paulo, fui ajudante de caminhão carregando sacos de batatas e cimento, balconista, ajudante de fábrica de blocos, carregados de supermercados, vendedor de mangas em porta de igreja e muitas outras atividades.

Atualmente sou professor de direito previdenciário ( tenho minha própria escola), também temos uma plataforma de cursos , atuo como mentor, coach, e estou presidente de uma entidade representativa de mentores, coach, palestras e consultores, a WMA – World Mentors Association.

Acho que consegui andar um pouco, mas tudo o que fiz e faço é aplicando o que ensino. Não me apetece ensinar coisas que nunca pratiquei ou não coloco em prática

Espero que nossos leitores possam aproveitar ao menos 5% de tudo o que falamos e que seja útil para suas vidas pessoais e profissionais. 

Deixo um fraternal abraço a todos (as).

Valdir Costa Almeida 

  • Presidente WMA- World Mentors Association
  • Palestrante
  • Prof. Direito Previdenciário
  • Mentoring/Coach LIFE/Carrer
  • Analista Perfil Comportamental
  • Especialista em Inteligência Emocional
  • Practitioner PNL
  • Practitioner Barras de Access
  • Practitioner Thetahealing

Instagram:   @cis_mental        @direitomastigado.oficial 

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