Palestras de Sucesso Entrevista Tiago Machado

1- Grande Tiago Machado, é uma honra bater esse papo contigo! Do alto da sua experiência e resultados tão expressivos, conta pra gente: quais os maiores desafios se se empreender nos dias de hoje?

Tiago Machado: o prazer é todo meu em falar com vocês. Acredito que o início de cada negócio é sempre desafiador, independente do segmento ou do tamanho do seu caixa, provavelmente você terá que superar desafios que não estavam previstos em seu planejamento inicial. Isso é normal, e é justamente ali que se destacam os grandes empreendedores. 

2- Você é uma referência absoluta no Mercado Imobiliário. Quais são os atributos que tornam este segmento um mundo de oportunidades para investir e montar um negócio? 

Tiago Machado: primeiro ponto, imóvel é um bem finito, ou seja, impossível de ser produzido mais, isso gera escassez, e tudo que tem escassez agrega desejo e valor. Por exemplo: em algumas praias do Brasil, já não existem mais terrenos disponíveis para novas construções de frente para o mar, porém muitas pessoas desejam ter seu apartamento ou sua casa de frente para a praia, o que acaba gerando uma valorização e uma grande demanda pelos poucos imóveis existentes e consequentemente um aumento de preço. Segundo ponto importante: para tudo nessa vida a gente precisa de imóvel: para residir, para trabalhar, o que acontece são adaptações do mercado e novos estilos surgindo, por exemplo: a adaptação ao home office, porém você continua dentro de um imóvel. Ou seja, imóvel é questão de necessidade. E quando você vende ou investe em algo que as pessoas necessitam, suas chances de sucesso aumentam consideravelmente! 

3- Seja no cenário corporativo, seja na esfera pessoal, a motivação é tida como a mola propulsora para as realizações, concorda? O Tiago Machado faz o que quando precisa se motivar? Qual a importância de uma empresa levar uma palestra ou treinamento para ajudar os colaboradores, líderes e mesmo gestores a despertarem para a automotivação, na sua visão? 

Tiago Machado: Sou um grande incentivador de pessoas que desejam investir no mercado imobiliário, acredito que toda motivação passa por bons resultados. Quando você entende e aprende a investir de forma correta, os resultados vem e com ela toda a motivação para querer fazer mais e melhor. 

4- Você comentou que nomes como Ricardo Amorim e Roberto Justus são referências para você. Compartilha com a gente o que você aprendeu e aprende com esses profissionais de destaque.

Tiago Machado: ambos são fonte de inspiração! Ricardo Amorim, considero uma pessoa com um alto conhecimento em diversos setores além de transmitir uma grande autoridade quando compartilha seu conhecimento, fazendo você pensar fora da curva. Roberto Justus, além de inteligentíssimo, tenho uma grande admiração pelo seu poder de persuasão e capacidade de gerar resultados. 

5- Qual a sua definição de sucesso? 

Tiago Machado: sucesso para mim é poder estar onde você quiser, com quem você quiser e na hora que você quiser! 

6- Sendo você um exemplo de sucesso para tantas pessoas, explica pros nossos leitores de que maneira podemos usar o network para ajudar um empreendedor a alavancar seu respectivo negócio? 

Tiago Machado: se existe algo que todos os grandes empreendedores construíram ao longo de suas carreiras, foi uma qualificada rede de networking, eu diria que talvez esse seja o grande ponto em comum que todas as pessoas que alcançaram o sucesso compartilham! E quando eu falo em networking, não é quantidade, mas sim qualidade! Estar próximo das pessoas certas, poderá fazer você atingir mais rápido os seus objetivos! 

7- Inegavelmente, você é um exemplo clássico de inspiração no mundo dos negócios, haja vista que sua história de vida envolve a superação do início da sua empresa, sem recursos financeiros, tornando-a após anos de dedicação uma referência em seu segmento, e isso em uma das regiões mais concorridas do Brasil. Que dicas você daria para quem está começando agora ou para quem está passando por uma crise, ainda mais em um cenário pandêmico ou pós-pandemia? 

Tiago Machado: não pare! Toda fase ruim é passageira, inclusive a pandemia. Importante ter a capacidade de se adaptar a novos cenários e principalmente a resiliência para continuar em busca de algo a mais. Busque conhecimento, essa é uma ferramenta que está cada vez mais acessível! 

8- Outro tema que você domina é a liderança. Como um líder pode ser bem-sucedido e inspirar equipes, extraindo o melhor de cada colaborador? Quais características e habilidades você julga mais necessárias em um líder? 

Tiago Machado: o líder é justamente aquele que extrai o melhor do seu colaborador através de suas atitudes. Não existe liderança sem resultados e liderados sem motivação. Saber identificar o melhor que o colaborador pode dar, e colocá-lo na função certa para isso, pode fazer uma diferença enorme nos resultados. Por exemplo, não raramente, vejo grandes pessoas com grandes potenciais, porém colocadas nas funções erradas dentro da empresa. Vc tem que saber o que seu liderado tem de melhor e extrair isso, os pontos fracos dele vc encontra outro colaborar para suprir, na qual sejam esses o seu ponto forte. Assim você constrói uma equipe extremamente capacitada e que se complementam! 

9-Como estar pronto quando a “sorte” bater na porta e sabermos aproveitar as oportunidades?

Tiago Machado: sorte é você ganhar na loteria. Tudo o demais é resultado dos seus atos e sua preparação. Hoje em dia, com a internet praticamente à disposição de todos, ficou muito mais fácil a nossa auto capacitação. Cabe a você escolher se quer ficar horas do seu dia em redes sociais fofocando a vida alheia, ou usar parte dessas horas para aumentar seu nível de conhecimento em determinada área. Possivelmente  a “sorte” vai escolher o mais preparado para bater na porta! 

10- Muitas pessoas deixam seus projetos engavetados, pois não tem coragem para colocar em prática. O medo paralisa e faz com que duvidemos de nosso potencial. Qual seria a melhor estratégia para quem tem dúvida no momento de executar um planejamento, com receio de fracassar em seu negócio? Há uma maneira de nos blindarmos e seguirmos? Se sim, qual? 

Tiago Machado: blindagem total não existe. Todo negócio existe risco, uns menores outros maiores. O que devemos fazer é nos preparar para diversos cenários. Porém, o fracasso é uma das etapas para alcançarmos o sucesso. Não tenha medo de errar, se errar, corrija o erro e siga em frente. Simples assim! Muitas pessoas não tiram seus sonhos do papel simplesmente por medo de errar, e acabam tendo que viver a vida que lhe foi imposta e não a vida que desejariam. 

11- Novamente, agradecemos sua atenção e ensinamentos. O espaço é seu para um recado aos leitores.

Tiago Machado:  eu que agradeço, um prazer poder compartilhar um pouco do meu conhecimento com vocês. E vou deixar apenas uma dica, porém valiosa: se você ainda está em busca da sua liberdade financeira, se dedique a apenas um negócio, mas seja extremamente competente nisso que se propôs e busque ser o melhor. Vejo muitas pessoas pensando apenas em ganhar dinheiro, e para isso arriscando vários negócios diferentes e não sendo bom em nenhum. A diversificação existe, é importante, porém apenas depois de você já estar consolidado em seu negócio principal. Pense nisso!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes