Palestras de Sucesso Entrevista Suely Buriasco – Parte 2

14- A inteligência emocional é um tema muito discutido atualmente. Como você sugere que as pessoas desenvolvam essa habilidade?

O desenvolvimento é prática, claro que se for guiada por um profissional fica muito mais fácil. A essência é a busca do autoconhecimento, regulação emocional e empatia. O Coaching tem vários treinamentos que facilitam e incrementam esse desenvolvimento. Os resultados são incríveis.

15- Com a sua experiência em treinamentos e desenvolvimento de equipes, poderia compartilhar uma dica valiosa para quem está buscando melhorar o desempenho de sua equipe?

Foco na melhoria do relacionamento interpessoal dos membros da equipe. Sempre começar do individual para o grupo. Quando nos sentimos únicos, importantes, ouvidos e considerados temos a tendência de aumentar o nosso grau de empatia e cooperação.

16- A comunicação é fundamental no ambiente de trabalho. Poderia compartilhar uma estratégia prática para melhorar a comunicação entre diferentes departamentos dentro de uma organização?

Treinar pessoas para agirem como pessoas. A prática da CNV (Comunicação não Violenta), a assertividade, a afetividade com disciplina e respeito é a chave que abre todas as portas da organização.

18 – Considerando a gestão de empresas familiares, que conselho específico você daria para harmonizar as relações pessoais e profissionais dentro dessas empresas?

Para harmonizar relacionamentos em empresas familiares, é importante manter uma comunicação aberta entre os membros da família e os colaboradores, estabelecer claramente os papéis e responsabilidades de cada um, e garantir que haja respeito mútuo em todas as interações. Esses elementos ajudam a promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo, contribuindo para o sucesso do negócio e para o bem-estar de todos os envolvidos.

A mediação corporativa colabora muito para que isso aconteça, pois estabelece esses limites pela reflexão e entendimento de todos os envolvidos.

19- No contexto de treinamentos corporativos, qual é o maior desafio que você enfrenta ao tentar engajar participantes céticos ou resistentes, e como você supera isso?

O maior desafio sem dúvida é instigá-los a me ouvir e observar, a partir disso tudo flui tranquilamente. Tenho exemplos de pessoas que se negaram inicialmente a participar de meus treinamentos, essas eu fui buscar individualmente para entender seus receios, acolher e respeitar suas opiniões. Invariavelmente elas conseguem entender-me também e acabam se transformando em pessoas fundamentais para o êxito do treinamento. Algumas posso dizer que se tornaram minhas admiradoras e me incentivam muito pelas redes sociais. Sou muito grata a elas.

20- Quais são as principais estratégias que você recomenda para empreendedores que buscam inovar e se destacar no mercado atual?

Tem que fazer a diferença. Eu sempre pergunto: no que você é diferente? O que tem nessa empresa que é um diferencial? É nisso que eu acredito.

21- Como a inteligência positiva pode ser desenvolvida dentro das empresas para enfrentar adversidades de forma mais resiliente?

A inteligência positiva pode ser desenvolvida nas empresas por meio de treinamentos que ensinem habilidades de resiliência, práticas diárias que promovam o pensamento positivo e uma cultura organizacional que valorize a resolução de problemas de forma construtiva e otimista.

22- Sobre a importância de construir relações sólidas no trabalho, você poderia compartilhar uma técnica para fortalecer a confiança entre membros da equipe?

Voltamos ao diálogo franco. A autenticidade é a chave da confiança, lembrando que ser autêntico no contexto da inteligência emocional é ser efetivo, afetivo e usar de muito bom senso. 

23- Por fim, gostaríamos de agradecer novamente pela sua generosidade em compartilhar seus conhecimentos conosco. Há alguma mensagem final que gostaria de deixar para nossos leitores, algo que os inspire a buscar um futuro mais promissor e harmonioso?

Buscar um futuro mais promissor e harmonioso é uma jornada incrível e cheia de possibilidades. É importante acreditar em si mesmo, definir metas realistas e trabalhar com determinação para alcançá-las. Lembre-se de que cada passo dado em direção aos seus sonhos é uma vitória… Comemore. Mantenha-se focado, seja uma pessoa positiva e aberta a novas oportunidades. O futuro está repleto de potencialidades esperando por você. Acredite no seu poder de transformar sua realidade e siga em frente com confiança!

Gostou do artigo? Imagine ter este palestrante em seu evento ou empresa! Clique no botão e peça uma cotação!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes