Palestras de Sucesso entrevista Sérgio von Gal – o palestrante da transformação

Em um universo muitas vezes regido pela aparência, o palestrante Sérgio von Gal é um exemplo vivo daquilo que ensina, saindo da teoria pura e simples e indo direto à prática.

Recém integrado ao time da Agência Palestras de Sucesso, o palestrante nos concedeu a honra de trocar algumas palavras sobre temas relevantes e que ele domina como poucos.

Ficou curioso (a)? Quer aprender e assimilar verdadeiras lições sobre liderança, motivação, resiliência e inovação? Então aproveite esta aula que o querido Sérgio traz para nós na entrevista de hoje, confira! 

1- Olá, Sérgio. Antes de mais nada, é um prazer falar contigo. Para quem ainda não te conhece, como você define seus diferenciais em relação ao mercado de palestras?  

Sérgio von Gal – Em toda a minha vida dentro de empresas por onde passei, procurei ajudar pessoas a obterem sucesso naquilo que faziam, treinando e compartilhando meu conhecimento.

Assim sendo, cresceu em mim uma vontade de quando viesse a me  aposentar,  promover palestras e passar para as pessoas, o que aprendi  e vivenciei. 

Todo o conteúdo das palestras foi vivido por mim. Não tirei simplesmente de um livro e criei uma palestra. 

Eu experimentei cada conteúdo de minhas palestras, por isso quando apresento,  estou diretamente falando de algo que é 100% comprovado, 100% aplicável. Dessa forma, meus diferenciais, são que os conteúdos não são coisas abstratas, mas sim coisas concretas, vividas e comprovadas em minha própria vida.

2- Analisando sua trajetória, vimos que você é um verdadeiro incentivador de pessoas. Contudo, gostaria de saber: como o Sérgio motiva a si mesmo? Há algum segredo ou fórmula secreta para a motivação, como alguns costumam dizer?

Sérgio von Gal – Nossa vida é feita de erros e acertos e geralmente são os erros que nos levam a  desistir de novos projetos. 

Acontece que os acertos e os erros fazem parte de nossa vida e o que deixamos vivo em nossa memória são erros que na verdade nos paralisam e os acertos ficam esquecidos. 

O segredo para a minha automotivação eu descobri, quando em determinados momentos de minha vida,  me julguei derrotado e incapaz. Resolvi então criar um diário de minha vida. 

Cada página era um ano de minha existência, desde o nascimento até os dias atuais e ali anotava tudo o que aconteceu em cada ano; vitórias e derrotas.

Feito isso, e após refletir sobre os acontecimentos ano após ano, descobri coisas fantásticas, de sucesso e superação, coisas que pareciam impossíveis, e que consegui conquistar.

Meu segredo para automotivação foi realizar uma retrospectiva de minha própria vida e com isso ver que após ter conquistado metas difíceis, eu as obtive. Quando muitos me diziam ser impossível, eu as conquistei. 

3- É inevitável não tocar no assunto pandemia. Você tem uma palestra focada no tema resiliência, não é mesmo? Sendo assim, como você descreve a resiliência? O que a caracteriza e na sua visão, de que maneira ela se faz necessária em tempos de crise sem precedentes, confinamento e tantas notícias pesadas?

Sérgio von Gal – Como engenheiro, aprendi na física, que resiliência é a capacidade que determinada matéria tem após ser submetida a uma pressão, de voltar ao estado anterior.  

Já para o ser humano, ser resiliente é a capacidade de administrar problemas e diante de obstáculos e desafios como a pandemia,  superá-los e retornar para sua jornada. Sempre na busca de suas METAS ou seus OBJETIVOS. 

Acompanhando o dia a dia, o que observo são pessoas se reinventando, quando sem a pandemia, jamais acreditariam na capacidade de si mesmas.

O resiliente, sempre tem em mente que se alguém conseguiu, ele também consegue e se ninguém ainda tentou, quem sabe ele consegue? 

4- Falando de maneira mais específica sobre o mundo corporativo, você trabalha a liderança como tema de uma de suas palestras, correto? Qual a sua percepção em relação a postura daqueles que ocupam cargos de chefia atualmente? Atuam mais como chefes à moda antiga, ou como líderes? 

Sérgio von Gal – O chefe à moda antiga, que insiste em se manter vivo em algumas empresas, é aquele profissional que comanda um grupo de pessoas impondo ordens e exerce sua função de forma autoritária; é ameaçador e tem como lema ‘MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUÍZO. 

Já o líder de fato, influencia pessoas pelo sua atitude e comportamento, é motivador e se sente responsável pelo crescimento de sua equipe. 

Apesar de o mercado atual clamar por lideres de fato, pesquisas junto a empresários indicam carência quanto a profissionais que dominam a arte de liderar. 

5- Sabemos que você está preparando mais uma palestra, voltada ao tema inovação. O que você pode nos adiantar sobre? 

Sérgio von Gal – Na vida moderna tudo muda em alta velocidade e mesmo assim, empresas também vivem na ZONA DE CONFORTO. Novos desafios surgem  a  todo  o momento e temos que estar dispostos e preparados  para acompanhar e participar dessas mudanças. Temos que  INOVAR e para isso, temos que estar motivados. Esta palestra vem  mostrar que INOVAR é uma questão de sobrevivência; ou inova ou fica para trás, nesse mercado competitivo em que vivemos. Assim, podemos afirmar que é praticamente impossível uma empresa se manter viva e competitiva  atualmente no mercado sem investir na inovação.  

Tocar nessa dor e propor soluções é meu propósito com esse trabalho e, dessa maneira, ajudar empresas e colaboradores a manter a relevância no cenário corporativo. 

6- Fica aqui o agradecimento de toda a equipe da Agência Palestras de Sucesso, pela sua atenção. Gostaria de encerrar com alguma mensagem ou recado para seu público?  

Sérgio von Gal – Todos nós, temos potencial para mudar o rumo de nossas vidas. Para isso, temos que saber o que queremos. Se não sabemos, ou não temos metas, que futuro esperamos? Pensem sobre isso e muito obrigado pelo espaço cedido! Até a próxima! 

 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes