Palestras de Sucesso entrevista Regina Truffa Tarabay

1.Regina, antes de mais nada, queremos agradecer a gentileza em nos atender, e claro, te dar as boas vindas ao time de palestrantes de sucesso que mais cresce no Brasil! Para iniciar, conta pra gente: como psicóloga, qual dica você dá para as pessoas que não estão conseguindo lidar com todo o caos, ansiedade e pressão em sobreviver em plena era pandêmica?

Regina Truffa Tabaray:  Caminhadas, encontros virtuais, psicoterapia, ouvir música. É importante que tenhamos momentos de respiro, tais como os citados acima, pois, liberam hormônios do prazer, fazendo contraponto ao cortisol que liberamos em momentos de stress. Estamos vivendo um momento de luto e stress coletivo, impossível estarmos bem, mas podemos mesmo em dor, buscar estes respiros para não adoecermos.

2. Conferindo seu trabalho, ficamos encantados com sua essência e o olhar voltado especialmente ao público feminino. Hoje, muito se fala sobre o empoderamento feminino, não é verdade?

Sendo assim: como você define o termo e de que maneira é possível de fato, colocar em prática a questão do empoderamento, bem como a sororidade?

Regina Truffa Tabaray:  Empoderamento feminino é ter a real noção do que se é, e ativar seu poder feminino, ao invés de viver à mercê de conceitos machistas e desqualificadores. A mulher coloca em prática cuidando de sua autoestima e buscando compreender qual seu real desejo de vida, e a sororidade é também uma consequência do empoderamento, pois, mulher que tem a dimensão do seu real poder qualificam e se aproximam uma das outras, em essência a natureza feminina e agregadora e não competidora. .   

3.Analisando os temas que você trabalha nas palestras com foco em mulheres, um me chamou especialmente a atenção e gostaria de saber de você a resposta: Qual mulher te inspira? Quem é inspirada por você?

Regina Truffa Tabaray: Muitas mulheres me inspiram,  entre elas: Paola Carosella, Iza (cantora), Nise da Silveira, Vera Iaconelli, etc. Acho que inspiro minhas pacientes e as pessoas que assistem minhas palestras.  

4. Partindo para a questão dos relacionamentos. Na sua opinião, o que significa o casamento hoje em dia? Uma instituição falida ou uma oportunidade de crescimento como pessoa? E segundo sua visão de especialista, quais as maiores problemáticas que você encontra nas relações dos casais que te procuram?

Regina Truffa Tabaray: Oportunidade de crescimento como pessoa desde que seja baseado em sentimento mútuo, senão se torna uma instituição falida. Maiores problemáticas: Diálogo, traição e sexualidade.  

5. Seja no círculo social, seja no mundo dos negócios e empreendedorismo: de que maneira estimular a empatia e companheirismo entre mulheres? 

Regina Truffa Tabaray: Estimulando-as e serem elas mesmas, a mulher é em essência agregadora e empática, o mundo machista alimentou as rivalidades. 

6. Qual a importância do autoconhecimento para a mulher de hoje, tão sobrecarregada?

Regina Truffa Tabaray: Fudamental! De que maneira não me sobrecarregar mais? Me sinto realizada? Me vejo fraca quando não dou conta de algum afazer? Peço ajuda?  

Muitas destas questões permeiam o dia a dia das mulheres hoje, já que a sobrecarga é umas das principais causas de sofrimento da mulher na atualidade. Ela se sente, muitas vezes “fraca”, ao precisar pedir ajuda. Aprendeu a dar conta de tudo sozinha e contar com a contribuição de alguém, pode fazer com que sinta, que não deu conta do que deveria dar, gerando pesos desnecessários, tal como a culpa. 

Podemos contribuir para que aprendam a deixar as culpas de lado, atraindo parcerias mais saudáveis , e aprendendo a ter um espaço de cuidado pessoal. Despertando o sentimento de merecimento, tão necessário, a vida pode se tornar mais leve.

 As mulheres estão aprendendo que a realização pessoal é essencial, mas, ainda é algo novo, pois, é comum que as gerações anteriores tenham sofrido grandes pressões e se submetido a elas, seja: da família, dos parceiros, da sociedade.

É preciso, olhar para o que dói, e redirecionar! 

7. Stress positivo e negativo; o que pode nos falar sobre o tema? 

Regina Truffa Tabaray: O stress positivo é o stress motivador, aquele de quando vamos fazer algo que muito nos importa, mas que queremos fazer. O stress negativo é aquele que nos adoece, onde acontece a liberação excessiva do hormônio cortisol.     

8. Muito grato pelas palavras e atenção. Certamente os leitores aprenderam bastante contigo. O espaço é seu! 

Regina Truffa Tabaray:  Obrigada. Quem quiser conhecer melhor meu trabalho, deixo aqui meus contatos:

Regina Truffa Tarabay

Psicóloga Clínica e Terapeuta de Casal e Família

(11) 95951-0172

“A questão não é atingir a perfeição, mas sim a totalidade” C. G. Jung

 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes