Palestras de Sucesso Entrevista Nélly Trindade – parte 2

9-Você fala bastante sobre a necessidade da mulher que sofre violência e abusos, independentemente do tipo, ter a coragem de dar um basta.

Qual o papel do empoderamento feminino neste sentido e como você tem observado a abordagem do tema em palestras no âmbito corporativo em geral? 

O empoderamento é muito importante para que a mulher recupere a sua autoestima volte a se sentir capaz volte a se amar e dessa forma consiga dar e se basta, é preciso curar as feridas deixadas pelos relacionamentos abusivos para que ela consiga quebrar o ciclo de repetição.

Porque se não curar esses traumas vai ficar sempre repetindo o mesmo padrão de relacionamento.

Lembrando que relações abusivas não acontecem apenas entre cônjuges, elas acontecem em todos os meios, inclusive no trabalho.

Vejo que hoje as empresas gestoras estão dando uma atenção especial para esse tema por entenderem que é de extrema necessidade uma pessoa ser empoderada, pois assim sua produtividade vai lá para cima.

Penso que o tema relações abusivas deveria ser falado com mais constância dentro das empresas para instruir toda equipe.

Essa conscientização aumenta muito o bom relacionamento, o respeito uns com os outros .

Em um ambiente saudável onde todos se respeitam, a  saúde mental, emocional e física voltam a reinar e assim sendo a produtividade vai lá pra cima.

10-Ansiedade, estresse, síndrome de Burnout e problemas relacionados à saúde mental parecem ter dado um salto na esfera dos negócios, sobretudo com a pandemia. 

Quais ações uma empresa pode adotar no sentido de acolher seus colaboradores e ajudá-los a lidar com tais problemáticas?

Realmente tivemos esse salto.

O Brasil é o país mais ansioso do mundo!

A ansiedade está ligada principalmente quando a pessoa teme o futuro e ao invés de estar no presente, fica com a mente no futuro com pensamentos negativos.

 A depressão é quando a pessoa fica com os pensamentos negativos passado muitas vezes no vitimismo e não consegue ver uma luz no fim do túnel, por não enxergar o presente e o futuro .

Esses sintomas podem estar relacionados a relações abusivas sofridas.

Precisa identificar qual a causa.

Síndrome de Burnout- durante a pandemia tivemos uma mudança muito drástica em todos os sentidos o que causou muita insegurança e incertezas na maioria das pessoas afetando muito a saúde mental e emocional .

Com as mudanças que tivemos de trabalhar home office, houve uma sobrecarga principalmente nas mulheres, que tiveram que além do trabalho, ainda tiveram que cuidar dos filhos casa, enfim

Sem falar dos abusos que cresceram de uma maneira absurda 

Vi casos de professoras desmaiando na frente de seus computadores, por tanta carga e mudança.

Nós não estamos preparados para mudanças tão bruscas e ainda mais acompanhada do que foi o COVID.

Tratar as sequelas deixadas por esse momento é de extrema necessidade. 

11-Uma carência muito encontrada nas equipes de trabalho na esfera corporativa, é a o nível de motivação baixo, bem como a comunicação deficiente nos mais variados níveis da empresa. O que pode ser feito para atenuar essa dor ou mesmo resolver essa problemática?

Primeiramente, acho que os líderes devem conversar com seus colaboradores, conhecer suas dores.

Ter um espaço para fazer umas pausas , cuidar da mente, incentivar momentos de respiração , alongar o corpo, nem que seja 10 minutos. 

Não colocar metas abusivas, tenha muitas alunas que chegam estressadas, doentes e sem vontade de voltar no ambiente de trabalho por conta disso.

Esse tipo de pressão quando abusiva causa doenças, além de ser considerada abusiva.

Nutrir seus colaboradores com palestras que instruem e motivam. 

Uma palestra pode mudar o rumo da sua empresa!

O ser humano precisa ter referências de autossuperaçao, vitórias, isso eleva sua autoestima e dá um gás para voltar a sonhar e saber que é possível chegar lá!

Como já disse na resposta a cima vejo que uma forma de melhorar a comunicação, motivação seja dessa forma, através de palestras motivacionais de empoderamento, relacionamento…

Workshops para cuidar da saúde emocional , física.

A comunicação não violenta dentro de uma empresa é de suma importância, mas para isso é preciso instruir os colaboradores e também líderes sobre esse assunto.

Vivemos em uma sociedade extremamente abusiva, por não termos a educação necessária de saber o que é um abuso, quais são os tipos, sinais e na maioria das vezes acaba praticando por não saber o que é.

Você sabe o que é um abuso? Um assédio? Quais os tipos e sinais?

Eu não sabia , achava que era normal viver daquela forma.

Hoje vejo a grande importância desse conhecimento para ter uma vida e relacionamentos saudáveis em todos os meios.

13-Que medidas você orienta para uma pessoa que se vê sem a perspectiva de encontrar um propósito de vida, com dificuldades para conciliar as diferentes áreas da vida, seja a financeira, profissional, ou emocional? 

Procure ajuda de um profissional competente, nosso propósito de vida está ligado com nossa maior dor.

Eu estive perdida por um tempo grande da minha vida, por conta dos traumas do abuso vivido na infância  e quando parei e me fiz a pergunta, o por que de tanto sofrimento ?

Eu tive a resposta  e transformei minha DOR em amor e no meu propósito de vida. 

Fiz a transição de carreira e entendi que tudo que vivi, todos os momentos, cursos, exatamente tudo estava me preparando para o meu propósito de vida.

Então se faça perguntas preste atenção aos sinais que o universo nos dá, saia do vitimismo, veja qual sua maior DOR, com certeza seu propósito está ligado a ele.

E quando encontramos nosso propósito a vida fica muito mais interessante!

É claro que vão surgir desafios, mas o que importa é tomar a decisão de que vai cumprir seu propósito custe o que custar e tudo vai dar certo, pessoas, oportunidades, tudo será colocado no seu caminho para que cumpra seu propósito! Eu acredito muito na força maior  que está junto conosco o tempo todo, a minha é Deus.

Busque a sua, isso vai te trazer muita força e se não acredita nessa força.

Acredite em você!

14-Falando sobre relações abusivas, é comum que muitas  mulheres vivam essa experiência traumática por anos sem se dar conta que estão nesta cilada.

Você tem  lugar de fala no tema, portanto, conte pra gente quais os principais indícios  de que se trata de um relacionamento abusivo ?  No caso de identificar, como pedir ajuda? 

Sim, tenho muita autoridade para falar sobre esse assunto, pois vivenciei na pele todos os tipos de abuso. 

Abusos são muito comuns, pois geralmente quem atrai relações abusivas já sofreu algum tipo de abuso ou cresceu em um ambiente familiar abusivo na infância e nem se dá conta, acha que é normal, que as relações são assim mesmo.

E aí a pessoa acaba levando isso pra vida dela em todos os meios, pode até se tornar um abusador ou abusadora.

Filhos de pais narcisistas se tornam adultos inseguros e cheios de doenças mentais e emocionais. E vão atrair esse tipo de relação para suas vidas se não cuidar desses traumas e feridas emocionais. 

Por isso sempre bato na tecla da importância e esclarecimento sobre esse assunto, principalmente nas empresas. Para que possamos ter uma sociedade mais saudável em todos os sentidos. 

Lembrando mais uma vez que relações abusivas não acontecem apenas entre cônjuges elas acontecem em todos os meios. 

Alguns sinais de que você está ou esteve em uma relação abusiva, tóxica 

A pessoa te humilha!

Te faz sentir incapaz, insegura,

Te agride com palavras ou fisicamente 

Controla seus bens sem a sua permissão 

Te força a fazer sexo ou práticas que você não gosta.

Se você tiver vivendo em uma gangorra emocional, chora mais do que ri,

Se sente deprimida…

Esses são alguns dos sinais, existem muitos outros.

Perceber esses sinais é o primeiro passo, existe uma caminhada para se desbloquear e se empoderar, para se libertar e ser sua MELHOR VERSÃO. Se você tiver passando ou passou por alguns desses sinais, busque ajuda para cuidar dos traumas deixados por essas relações.

Abuso e assédio é uma violação dos direitos humanos, não acontecem isoladas uma das outras e tem graves consequências, não devem ser tolerados em circunstância nenhuma.

Abuso é crime!

Denuncie!

Ou no RH da sua empresa, na ouvidoria do seu estado ou na delegacia da mulher-180 no caso das mulheres. Fale com alguém da sua confiança. 

Homens- 181

Deficientes,crianças,adolescentes e idosos- disque 100.

Abuso mata a autoestima, a autoconfiança, seu amor próprio, sonhos, desejos, brilho, a sua prosperidade e produtividade,  por fim, a sua identidade. 

15-As relações tóxicas e abusivas ocorrem também no mercado de trabalho. O que a gestão da empresa deve considerar no sentido de prevenir que isso ocorra?  Supondo que aconteçam abusos da chefia e liderança em relação aos subordinados, qual o papel da empresa? Como a alta gerência deve se portar para solucionar o problema? 

Para que isso não ocorra precisa haver uma instrução para que todas as pessoas que ali trabalham possam ter acesso a essa informação, para não praticarem e também não  serem vítimas fáceis desse tipo de crime que destrói vidas .

E também para que a empresa não tenha  prejuízos relacionados a denúncias de abuso e assédio.

Quando todos têm a consciência de que podem estar cometendo um crime, tudo muda e os relacionamentos entre colaboradores, líderes e gestores mudam e muito!

O ambiente de trabalho fica mais saudável e prazeroso e como resultado, produtividade e lucros lá em cima!

(Continua na parte 3…)

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes