Palestras de Sucesso Entrevista Marisol Garcia

1- Olá, Marisol. É um enorme prazer recebê-la no time da Palestras de Sucesso. Você tem uma bagagem considerável no mundo corporativo e tem inspirado muitas pessoas, sobretudo mulheres, a se lançarem no mundo dos negócios e do empreendedorismo.
Sendo você uma empreendedora no mercado de marketing digital e mentora de negócios, conta pra gente: quais as maiores dificuldades de empreender hoje em dia e de que maneira superá-las e crescer no mercado?

Marisol Garcia: Muito obrigada pelo convite! É um imenso prazer fazer parte desse time de sucesso.
Para responder a esta questão, vou considerar os desafios que estou tendo com as minhas mentoradas nessa jornada de empreender e posso citar três dificuldades que elas encontram quando pensam em empreender nos dias de hoje. São elas:
1- MENTALIDADE EMPREENDEDORA: É importante ter uma mentalidade empreendedora e isso significa acreditar no potencial que existe dentro de você e buscar romper barreiras de crenças limitantes para se sentir capaz de empreender. Utilizo muitas de técnicas de coaching nesse processo.

2- BUSINESS PLAN: Muitas das minhas mentoradas já possuem a ideia de negocio mas não conseguem elaborar um business plan, que é tão importante para a avaliação do negocio antes de tira-lo do papel.

3-CAPITAL INICIAL: O Brasil hoje oferece muitas linhas de créditos para o pequeno empreendedor, além de captação de recurso com investimento anjo, mas isso ainda é um limitante para que muitas pessoas iniciem seus negócios.

2- Você diz que para se destacar no mercado de trabalho, é preciso empreender dentro dele. Pode explicar pros nossos leitores um pouco mais sobre essa ideia e nos contar os benefícios de adotar uma postura de empreendedor, mesmo quando você ainda não é dono do seu próprio negócio? E aproveitando, como um dono/gestor pode incentivar esse comportamento empreendedor?

Marisol Garcia: Não nos é ensinado a sermos empreendedores e quando somos funcionários geralmente temos a convicção de que quem deve empreender no trabalho é sempre o dono ou dependendo da estrutura, o gestor. E isso não é verdade! Não é somente o dono que deve empreender, e sim, todo colaborador! Todo colaborador deve empreender dentro do seu trabalho, trazendo ideias de negócios, olhando o mercado e trazendo soluções para dentro da empresa. Eu acredito que essa postura possa te fazer se diferenciar na multidão!
A empresa tem um papel importante neste incentivo ao empreendedorismo interno. É essencial que o dono/gestor abra espaço para ouvir sugestões e até avaliar ideias de negócios dos seus colaboradores.
A realização de premiação para ideias inovadoras/empreendedoras é um dos caminhos para construir essa política interna e incentivar a pratica.

3- Antes de dar o primeiro passo, rumo a concretização de um negócio próprio, o que é mais relevante fazer? O propósito deve ser a mola propulsora para alavancar um projeto empreendedor?

Marisol Garcia: Na minha opinião, quando você conhece seu propósito e inicia um negocio pautado nele, qualquer desafio encontrado será encarado com mais resiliência. Realmente o proposito colocado em pratica é uma mola propulsora e que faz com que as chances de sucesso sejam infinitamente maiores.
Um trabalho de autoconhecimento deve ser realizado para que cada um encontre seu proposito e consiga rentabiliza-lo.

4- Um tema sempre relevante: finanças de um negócio. Qual o principal erro que você percebe que as pessoas cometem e o que fazer para manter tudo organizado da melhor forma?

Marisol Garcia: O principal erro e mais comum do que imaginamos, é mistura da pessoa física com a jurídica. É essencial que todo empreendedor tenha suas contas bancárias separadas para facilitar a avaliação financeira do negócio e projeção de investimento.

5- Você é fonte de inspiração para muitas pessoas, não é mesmo? Você comentou sobre algumas pessoas que te inspiram também. Conta pra gente quais as maiores lições que você assimilou das seguintes personalidades:

Marisol Garcia:

Camila Farani – proposito colocado em pratica. É nítido que a Camila faz o que realmente gosta e é bem sucedida como consequência.

Aline Chelfo – busca de conhecimento sem cessar. A Aline me inspira por tantas habilidades que tem em seu curriculum.

Joel Jota – disciplina em toda e qualquer atividade que você se propõe a executar.

Tathiane Deândhela – Com a Tathi aprendi sobre produtividade, tão essencial para o empreendedor.
Roberto Shinyashiki – palestrante memorável que consegue nos prender em suas apresentações do começo ao fim.

6- No que se refere ao empreendedorismo feminino, qual a importância e o papel de uma mentora de negócios para a mulher que decide entrar em campo e ser a protagonista do seu próprio empreendimento?

Marisol Garcia: Eu costumo dizer que pego na mão da minha mentorada e juntas tiramos todas as pedras do caminho nesta jornada de empreender para que seja possível tirar o sonho de empreender do coração. O trabalho de uma mentora é olhar para as particularidades do negocio da sua mentorada de perto e mostrar o caminho a ser percorrido.

7- De que forma desenvolver uma mentalidade empreendedora ?

Marisol Garcia: A principal forma é buscar conhecimento, seja em livros, cursos ou mentorias. Esse conhecimento dará a você a confiança para iniciar seu negócio.

8- Conte pra gente sobre a necessidade de contar com uma mentoria para negócios, bem como as vantagens e benefícios que ela pode promover ao empreendedor.

Marisol Garcia: A ideia de uma mentoria é trazer o conhecimento e experiência em negócios para que os mentorados consigam planejar e executar seu plano de forma mais estruturada e confiante.

9- O planejamento de um negócio é um grande desafio para muitas pessoas que sonham em empreender mas não conseguem colocar em prática. Como você orientaria alguém que está nesse momento, sem conseguir planejar, embora já tenha uma boa ideia para empreender?

Marisol Garcia: O planejamento é muito importante para dar confiança a todo o processo de empreender. Feito o planejamento você consegue visualizar todos os passos dessa jornada e antever desafios futuros, que certamente todo empreendedor irá encontrar.

10- Qual o papel do autoconhecimento nos negócios?

Marisol Garcia: O autoconhecimento faz com que conheçamos nossas fortalezas e fraquezas e trabalhemos de forma a direcionar essas forças em prol do nosso negócio. Eu costumo dizer que a resiliência é uma das qualidades mais importantes para o empreendedor e só consegue desenvolver essa característica quem buscou o autoconhecimento e sabe onde quer chegar.

11- No alto do seu conhecimento e experiência, compartilha com a gente o que você aprendeu com O Poder da Ação?

Marisol Garcia: Este livro nos mostra alguns princípios e ferramentas que ajudam a sair do circulo vicioso e iniciar uma jornada de transformação. Muitas vezes ideias de negócios nos veem a mente, mas quando não colocamos em prática, perdemos a chance de fazer com que ela se torne realidade e transforme a nós e ás pessoas ao nosso redor. Seu proposito colocado em AÇÃO pode mudar o mundo.

12- Obrigado pela gentileza em nos atender, o espaço é seu para um recado aos leitores.

Marisol Garcia: Muito obrigada pela oportunidade de discutir assuntos tão importantes para quem deseja empreender, seja dentro ou fora da empresa.
Empreender deixa de ser um bicho de sete cabeças quando você tem um método e muita resiliência para iniciar essa jornada. Busque conhecimento, autoconhecimento e pessoas que possam ajuda-lo e apoia-lo nesse processo! Ah, e ter um mentor faz toda a diferença!
Bora empreender!!!

 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes