Palestras de Sucesso Entrevista Mariana Rios – Parte 1

1- Hoje temos o prazer de conversar com a renomada palestrante Mariana Rios, especialista em alta performance e saúde física e mental. Com formação acadêmica como nutricionista, especialização em clínica comportamental e hipnose clínica, Mariana tem conquistado o mercado com suas palestras transformadoras e mentorias. Vamos conhecer um pouco mais sobre sua trajetória e os benefícios de suas palestras. Seja bem-vinda, Mariana, é uma honra tê-la aqui conosco! 

Para começarmos, um tema que você domina como poucos: alta performance.

Compartilhe com nossos leitores, as principais estratégias baseadas no que há de mais atual na neurociência, no sentido de promover a alta performance nas equipes dentro das empresas. E, afinal, quais são os pilares que compõem os chamados “Códigos da Alta Performance” e como implementá-los em uma empresa? 

Os pilares que compõem o método são: estratégia e constância, porém é importante lembrar que o fator humano deve ser a primeira coisa a ser considerada. É sobre isso que aprofundamos nas palestras, buscando obter adesão ao método. É uma forma simplificada de encontrar o equilíbrio entre acreditar em suas próprias capacidades como indivíduo e como parte de uma equipe, sem se cobrar demais a ponto de perder a constância.

Acredito que o extraordinário se constrói a partir do básico bem feito, e isso só acontece quando reconhecemos nosso lado humano e aplicamos nossa energia de forma estratégica, respeitando os ciclos. Dessa forma, nos tornamos eficazes em vez de eficientes. Os seres humanos não são máquinas; precisamos compreender as necessidades do nosso organismo para mantê-lo sempre em alto desempenho, lembrando que essa performance não é constante.

2- Muito tem se falado sobre a importância do desenvolvimento pessoal e em como ele contribui na esfera corporativa em geral. Certamente, quando se fala sobre esse desenvolvimento, o autoconhecimento surge como um dos passos mais importantes, não concorda? Você que tem uma abordagem prática e motivadora sobre o tema em suas palestras, conte pra gente, qual é o passo a passo para que um indivíduo possa se desenvolver, tanto na esfera pessoal quanto profissional e de que maneira iniciar uma jornada de autoconhecimento? 

Com certeza, sem um bom ímpar não existe bom par ou uma boa equipe, cada indivíduo precisa se conhecer e explorar suas competências para que o mecanismo funcione de forma harmônica e satisfatória. Em todas as minhas palestras e workshops trabalho isso como pilar principal, a busca do autoconhecimento é fundamental para resultados positivos! Costumo utilizar um conjunto de ferramentas com objetivo de instigar todos que estão passando por essa jornada de transformação, integrando o sonho coletivo da corporação com o individual de cada um.  

3- Investir na inovação e criatividade no mundo corporativo, comprovadamente, proporciona resultados capazes de superar expectativas. Quais fatores a gestão da empresa deve considerar para incentivar a cultura da inovação e criatividade na empresa? Como criar um ambiente que estimule a criatividade e a experimentação consciente? E, claro, quais resultados e benefícios você poderia destacar, em decorrência de uma postura que favoreça o espírito criativo e inovador no time? 

É extremamente necessário compreender a importância do fator criatividade e inovação em uma empresa, por dois motivos, o primeiro é que o mercado não é estático e todos os dias às demandas e exigências mudam, precisamos de bons observadores e de processos para gestão de soluções inovadoras. Nada deve ser considerado irrelevante a ponto de não ser escutado, mas é necessário um bom processo de triagem para que as soluções viáveis sejam implementadas e que a energia da empresa não seja pulverizada com soluções inviáveis. O segundo fator é lembrar diariamente que o colaborador é quem lida com o cliente final e que vive e respira a rotina da empresa, assim como o consumidor, ignorar as informações e soluções trazidas por eles é no mínimo ignorar a vida (alma)  do negócio, trago alguns bons exemplos práticos de casos em que corporações tiveram excelentes resultados com essa mentalidade, também casos de insucesso onde o processo de triagem foi extremamente burocrático e boas soluções foram ignoradas e perdidas. 

4- Como você observa o cenário das inteligências artificiais e como é possível utilizá-las para obtenção de melhores resultados, aliando-se ao fator humano? 

Como diz aquela frase : Nenhum homem é melhor do que uma máquina e nenhuma máquina é melhor do que um homem com uma máquina. Em termos de processamento e de técnica, máquinas executam diversas funções de maneira mais eficaz do que nós humanos e não devemos lutar contra isso, se podemos surfar esta onda sem ignorar que o fator humano associado a máquina pode trazer resultados extraordinários, esse conjunto é imbatível. Sobrará mais tempo pra nós, não precisamos enxergar este cenário na perspectiva de que estamos sendo substituídos e sim que têm ”quem” faça o trabalho técnico por nós.

5- Pegando esse gancho, ao seu ver, como a inteligência artificial, a inteligência emocional e a inteligência financeira podem trabalhar juntas para criar um profissional mais completo?

Entendendo que estas inteligências são complementares. Conhecemos ao longo da vida pessoas com resultados extraordinários que possuem pelo menos uma dessas habilidades acima da média, mas sem elas três minimamente trabalhadas não é possível ter o verdadeiro sucesso!! O profissional completo sabe que é importante TREINAR os múltiplos tipos de inteligências e identificar a que predominantemente e naturalmente domina.

6- Vamos falar sobre sucesso. Lembrei de uma frase: “Se existe um único segredo do sucesso, ele está na capacidade de ver as coisas do ponto de vista de outra pessoa.” – Henry Ford, empresário da indústria automobilística. Isso me faz pensar na importância da empatia nas relações e no quanto as pessoas têm se queixado da falta dela, sobretudo em questões que envolvem atendimento ao cliente. Quais orientações você poderia sugerir para uma equipe de atendimento que não tem performado bem nessa missão?

Tem uma frase que gosto muito que é : Pra quem só conhece martelo, todo prego é problema! Quando conseguimos identificar outra perspectiva de vida e outras ferramentas passamos a ter o privilégio de perceber a vida de maneira mais ampla! Entenda que nem todo mundo tem uma história de vida similar a sua, é fundamental fazer o exercício de empatia de tentar se colocar no lugar do outro.

7- Problemas de comportamento e relacionamento encabeçam a lista de motivos que levam as empresas a demitirem seus colaboradores. Diante desse cenário, quais as habilidades que você destacaria para alguém que deseja ser bem-sucedido, se aperfeiçoar, e ter relacionamentos saudáveis, tanto na esfera corporativa quanto na vida pessoal?

Acredito que os múltiplos tipos de inteligência, além da ”tradicional” que enaltece a capacidade de memorizar dados, é fundamental fortalecer a inteligência emocional, social, operacional. Para que isso seja possível, precisamos ter autoconhecimento e compreender quais as reais motivações por trás dos nossos comportamentos.

Nos meus treinamentos e palestras utilizo diversas ferramentas como os  4 pilares da auto estima, estratégias práticas de processos que ajudam a visualizar as contribuições individuais de cada membro do time, visando o reconhecimento de habilidades individuais e coletivas, além da psicoeducação que faz compreender o que motiva comportamentos nocivos que estão praticamente automatizados, como por exemplo da ”fofoca” em ambiente corporativo, instintos humanos e como canalizar esta motivação para algo produtivo e saudável.

É fundamental que os líderes da empresa invistam na implementação dessas práticas que fortalecem relações mais saudáveis entre colaboradores, para construir relações mais saudáveis e consequentemente uma dinâmica mais harmônica. 

8- Pesquisas mostram que  há uma demanda cada vez maior por Soft Skills e que esta é uma tendência do futuro. Como aquele profissional que deseja se manter relevante no mercado deve absorver essa realidade e se aprimorar para atender esta demanda?

A importância das soft skills será percebida à medida que tivermos consciência da eficácia das inteligências artificiais, para executar tarefas técnicas. A criatividade, habilidade de resolver problemas e compreender emoções complexas que irão nos diferenciar daqui pra frente, além de saber operar e conduzir as inteligências artificiais. Seremos insubstituíveis enquanto estivermos aqui estimulados a SENTIR e a CRIAR.

Como diz a frase : ”Nenhum homem é melhor do que uma máquina, nenhuma máquina é melhor do que um homem com uma máquina.” precisamos delegar aquilo que não depende de soft skills e focar o fator humano naquilo que só nós podemos fazer com maestria.

9- Sabemos que não há um segredo ou fórmula mágica para ter uma equipe motivada e inovadora, pronta para superar qualquer desafio. Contudo, sabemos que isso é possível e que a gestão e liderança da empresa tem um impacto direto nisso. Quais atributos um líder deve nutrir para acender a chama da motivação e engajamento do time? 

Os principais atributos que um líder deve ter são : 

1 – Comunicação eficaz, para motivar e inspirar mantendo a admiração e o respeito do time;

2 – Escuta ativa, além de saber fazer boas perguntas e respeitar as competências de cada colaborador;

3 -Estabelecer metas claras e desafiadoras, dando a noção de progresso e fazendo a manutenção da motivação da equipe; 

4 – Estar munido de ferramentas para reconhecer e posicionar habilidades adequadamente 

5- por último e não menos importante : saber nutrir o sonho

coletivo da equipe, que o coração do time acredite no que estão construindo. Poucas pessoas sabem o verdadeiro poder de um grupo de seres humanos motivados e com suas habilidades bem adequadas.

10-Quais são as principais lições que você destacaria de nomes que você mencionou como referência, caso de Joel Jota , Simon Sinek, Clóvis de Barros e Gary Vee?

Joel : O poder de executar as funções com excelência e enxergar a competitividade como algo positivo, são as principais lições que extrai do mindset do Joel, admiro a ótica que ele tem sob a vida.

Simon : Entender que o motivo do que estamos fazendo é sempre mais importante do que o como, precisamos deixar as estratégias serem fluidas e entender qual o nosso papel na sociedade. 

Clóvis : Ter o famoso ”’BRIO” é sentar na cadeira e estudar, sendo grato por que alguém descobriu algo para que eu possa estudar, além de lições estóicas de como lidar melhor com as adversidades da vida.

Gary Vee : A forma direta e simples de resolver problemas e a visão de negócios que ele tem a frente do seu tempo.

11- Afinal, quais iniciativas um profissional de alta performance deve adotar para revolucionar o mercado pensando fora da caixa? 

O profissional de alta performance deve entender que é um ser humano e tem certas coisas que não são negociáveis, como uma quantidade mínima de sono, gestão de tempo, uma alimentação minimamente adequada. Como costumo dizer : ”não existe mente forte em corpo fraco” . A melhor rotina é aquela que nós conseguimos fazer e sustentar, muita gente me procura pra fazer o extraordinário sem antes pensar no básico!! Todo bom profissional precisa fazer o básico bem feito com constância e o resto é só cereja em cima do bolo.

12- É fato que manter uma boa saúde física e mental é crucial para alcançar objetivos de forma mais assertiva e eficaz. Muitas empresas despertaram para essa necessidade e tem investido na promoção do bem-estar de seus funcionários. Quais práticas você destacaria para que uma empresa oferecesse aos seus colaboradores, ferramentas e instrumentos capazes de promover uma maior saúde mental e física para os funcionários? 

Tenho observado que empresas de sucesso aderem ferramentas interessantes para melhorar o bem estar e consequentemente a produtividade dos colaboradores, dentre elas, as que achei mais eficazes foram 

1 – Ambiente saudável e acolhedor no trabalho, com espaço de descompressão para elevar o bem estar e a produtividade

2 – Programas esporádicos de bem estar, promovendo interação entre os colaboradores

3 – Educação emocional e de autoconhecimento, aconselhamento e terapia 

4 – Métricas claras para reconhecimento de conquistas e flexíveis em relação a métodos adicionais, possibilitando novas ideias vindas dos colaboradores, com bonificação, como algumas companhias aéreas fazem com muito sucesso. 

13-Você é um entusiasta da leitura, certo? Conta pra gente 5 insights que teve com os últimos 5 livros que leu, e claro, quais livros são hehehe. 

Sim, gosto muito de ler e essas indicações são valiosas : 

1- Liderança : A inteligência emocional na formação do líder de sucesso

2 – Comece pelo porquê

3 – A vida secreta das árvores 

4 – Rápido e devagar duas formas de pensar 

5 – Tribos

Os 5 insights que tive foram respectivamente : 

1 – Percebi claramente a importância da equalização das múltiplas inteligências, por mais que naturalmente possamos ter uma tendência a manifestar uma delas como dominante, pessoas de sucesso e alta performance sempre focam em desenvolver todas elas.

2 – O insight principal que tive com esse livro foi que precisamos fazer a diferença no cenário que estamos atuando, quando o Simon instiga a reflexão : Se sua empresa desaparecer hoje, quem sentirá sua falta ?? isso me põe em reflexão profunda sobre os problemas que resolvo e as vidas que impacto, me incentiva a realmente fazer a diferença

3 – Eu percebi que tudo está integrado através de uma simbiose oculta, no livro o autor mostra como os fungos ajudam as árvores a se comunicarem em baixo do solo em troca de nutrientes, uma analogia perfeita sobre a sociedade, cada um pode contribuir com o coletivo da sua forma.

4 – Fiz uma releitura dele recentemente, é um dos meus livros favoritos e o que mais me colocou em reflexão foi sobre a heurística da disponibilidade, quanto aquilo que se repete e está mais disponível na nossa mente tende a parecer ”melhor” e como o marketing pega pesado e interfere na tomada de decisão.

5 – O principal insight que tive ao ler esse livro foi que precisamos ”vender” sonhos coletivos e representar uma liderança com propósito na mente das pessoas, pra fazermos a diferença no mundo. Muita gente com essa habilidade utiliza esse conhecimento para fins egoístas e manipuladores, precisamos aumentar o barulho dos bons, criar movimentos que façam a diferença positiva na sociedade.

14- Um dos temas mais comentados quando falamos em carreira, negócios e gestão, é inteligência emocional, considerada por muitos como uma das soft skills do momento. Contudo, muitos empresários, líderes e colaboradores, nutrem a falsa ideia de que inteligência emocional é apenas ficar em silêncio diante de um diálogo complicado e conflitos. O que você pensa a respeito e como a inteligência emocional influencia sua carreira e negócios? 

A inteligência emocional deve estar presente em todas as interações e decisões que tomamos, mais sabedoria na mediação de conflitos e menos impulsividade resolveria grande parte de nossos conflitos. Aquele estereótipo de pessoas que ficam em silêncio diante de situações difíceis não ilustra uma pessoa com uma inteligência emocional bem trabalhada, é necessário compreender que precisamos ser bons ouvintes, ao mesmo tempo saber posicionar opiniões em momentos adequados. É uma habilidade que sem dúvidas diferencia um bom profissional de um amador.

15-Qual a sua visão sobre o empoderamento feminino e a participação cada vez maior das mulheres em cargos de liderança?

Fico extremamente feliz em saber que hoje muitas mulheres têm conquistado cargos de liderança com múltiplas competências, gerando resultados extraordinários, sendo respeitadas e admiradas, espero que esse cenário cresça cada vez mais e me orgulho em fazer parte disso. É muito interessante ver como a criação de mulheres foi diferente da dos homens ao longo da história, as mulheres que conseguiram romper as barreiras estabelecidas pela sociedade fizeram a diferença. Além disso, me chama atenção como características que antes eram consideradas sinônimo de ”’fraqueza” são percebidas hoje como essenciais. Sensibilidade, empatia, colaboração, resiliência, tudo isso é produto de múltiplas variáveis, mas tenho observado que a maioria das mulheres tem essas características muito bem desenvolvidas naturalmente.

(Continua…)

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes