Palestras de Sucesso Entrevista Mari Coelho – Parte 2

8 – A sua virada de chave veio quando você deixou de atuar como professora e fundou a empresa Palavras dos Céus, certo? Como esse fato mudou sua perspectiva em relação ao empreendedorismo?

Esse foi um dos meus momentos de virada. Eu não acredito que tem um momento EUREKA. Acredito em processos. As pessoas se frustram porque acham que vão em um evento, um curso ou formação e vão se transformar depois dali.

Tudo é um processo e cada pessoa precisa de uma chave ou várias chaves. Eu aprendi nesse processo que funciona diferente para cada pessoa, algumas se transformam de repente, outras lentamente.

Uma vez ministrei uma palestra de uma hora em Vitória/ES e depois recebi um depoimento de uma pessoa me falando que uma fala minha foi o que marcou ele e que aquele momento foi o momento de virada da vida dele, isso é muito forte.

Naquela palestra eu fui ferramenta para a transformação dele, mas não quer dizer que seja assim com todos. Precisamos respeitar nosso tempo e entender que não é uma receita de bolo que pode ser seguida, mas existe uma estrutura funcional que pode ser aplicada.

Por isso, quando me perguntam o que mudou em mim eu digo que foram três coisas: QUERER, FLUIR E EXPERIMENTAR. Quando você quer de verdade algo, você age, querer é decisão. Nesse processo é necessário se permitir fluir, para se encontrar e de repente, como um passe de mágica você experimenta o novo. Não é de repente, eu não abri uma empresa e fiquei milionária em um ano, eu trabalhei 16 anos, fiz duas faculdades, uma pós-graduação, iniciei mestrado no ITA, morei fora do Brasil, fiz diversos cursos e concursos, para entender que o que vale não é o que eu sei fazer, mas o que eu faço com aquilo que eu sei fazer. Entende a diferença?

O meu crescimento foi rápido comparado a data da abertura da empresa e nosso primeiro milhão, esse ano vamos completar apenas três anos de empresa e mais de 200 clientes com 20 milhões de vidas impactadas, é um resultado gigante. Mas não posso esquecer que apesar da empresa ter sido fundada em 2020, ela é apenas a extensão da Mari que nasceu em 1987 e vem vendo preparada a vida toda. Por exemplo, eu escrevo poesias desde criança, por muito tempo me esqueci desse talento, mas ele não se esqueceu de mim. Porque cada aluno que eu inspirava, eu estava sendo uma poetisa, por que o que um poeta faz?

Ele conta a vida de uma maneira mais bonita, e eu como professora inspirava os alunos a verem a vida da uma maneira mais bonita. Quer saber como mudar o jogo? Virar a chave? Responsa:

O que você faz bem, que faz desde criança?

9-Em suas palestras, você aborda a importância de descobrir o talento de cada pessoa. O que você recomenda fazer para que cada pessoa possa descobrir seus talentos, seus “superpoderes”? 

Acabei de responder essa pergunta na resposta anterior, então vou colocar em passos:

  1. Escreva cinco coisas que você faz muito bem.
  2. Veja quais delas você faz desde criança.
  3. Escolha uma delas.
  4. Perceba como você pode direcionar isso de acordo com a necessidade do mercado. 

Tem um livro que eu gosto muito que chama: descubra seus pontos fortes 2.0. Quem puder fazer o teste, é um ótimo exercício. Mas você pode fazer qualquer teste, antes precisa entender que você é único e especial e não existe nada de errado com você.

10-Você acredita que excelência é excesso de essência. Poderia nos contar sobre uma experiência em que você aplicou esse conceito em sua vida e obteve resultados surpreendentes?

Você só consegue ser excelente em algo quando você excede a essência daquilo. Uma vez me chamaram para fazer uma palestra e me deram o tema: excelência. Não entendi o porquê me pediram esse tema, afinal, falo de método. Quando perguntei para a pessoa, ela me respondeu assim: Mari, eu olho para você e vejo excelência, refleti sobre isso e entendi. Ela vê excelência em mim porque ela vê a minha essência, toda vez que você excede quem você é, você é capaz de colocar excelência em tudo que faz.

11-Se você pudesse dar um conselho para aqueles que desejam transformar seu conhecimento em um produto de sucesso, qual seria esse conselho?

Em uma frase: não é porque é fácil que não tem valor.

Aquilo que é fácil e óbvio para você pode ser muito valioso para o outro. Acredite!

12-Qual é a maior lição que você aprendeu como palestrante e empreendedora que você gostaria de compartilhar com aqueles que buscam trilhar um caminho semelhante?

Se está difícil é porque você está fazendo alguma coisa errada.

13-Como você se mantém atualizada em relação às tendências do mundo corporativo e da educação para oferecer conteúdos relevantes e impactantes em suas palestras?

As coisas acontecem quando você está em movimento, o mundo é dinâmico. Esteja sempre buscando servir, a ação gera evolução. 

(Continua…)

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes