Palestras de Sucesso Entrevista Mari Coelho – Parte 1

1- Muitas pessoas desejam empreender, têm boas ideias, mas não sabem exatamente por onde começar.

Você é uma das maiores especialistas do mercado na arte de transformar ideias em negócios de sucesso, conhecimento em produto.

Sendo assim, compartilhe conosco: quais são os passos ou “roteiro” a seguir para concretizar o sonho de empreender em realidade? Quais são as estratégias mais recomendadas?

Primeiro é preciso entender que independente se você tem um negócio próprio ou se trabalha para alguém, você sempre vai empreender. Se você não tem consciência de que você trabalha sempre para você e não para os outros, a chance de você crescer e ter resultados incríveis na área profissional são pequenas. 

Quando temos a consciência de que trabalhamos sempre para nós mesmos, nunca vamos querer fazer algo mais ou menos, ou de qualquer jeito, afinal, quem faz qualquer coisa se torna qualquer um, tenho certeza de que ninguém quer ser qualquer sim, certo? Partindo dessa premissa, vou explicar o passo a passo para transformar um conhecimento em produto:

Fure a bolha 

Furar a bolha significa fazer algo diferente do que você já faz hoje, aprendemos a vida toda a estar na média, o problema é que a média não te diferencia dos demais, nem sempre a média é o mínimo necessário para ter uma boa vida. Então faça diferente, faça a mais e fure a bolha.

Não terceirize seu conhecimento nem seu merecimento

Você é responsável pelos seus sucessos ou fracassos, não espere uma promoção ou uma oportunidade, crie você as oportunidades.

Excelência é exceder a essência 

Entenda qual o seu talento, você só consegue ser muito bom em algo que é natural para você, perceba quais suas qualidades e foque nelas. Gastar energia no lugar certo é muito melhor do que dispersar energia em qualquer lugar. As pessoas que possuem resultado são aquelas que entenderam seu talento e direcionaram para alguma necessidade do mercado.

Tenha todos os dias a energia de quando começou

No caminho algumas dificuldades podem te fazer desistir, mas lembre-se do seu PORQUÊ, e sempre que pensar que isso é difícil demais, saiba que você não precisa desistir, precisa apenas descansar. A melhor estratégia não é vencer o jogo, mas sim, estar na próxima partida.

2- Quais as principais tendências de negócios no mercado digital atual e como você enxerga o futuro do empreendedorismo? 

O futuro está na educação, não falo isso apenas como um educadora, pedagoga e matemática, mas como uma profissional com visão de mercado. As pessoas estão cansadas de fazer anos de faculdade, quando acabam sentirem aquela dúvida: Me formei, e agora?

Profissionais que entrarem de cabeça na nova educação e ensinarem na prática um passo a passo simples e aplicável com foco no resultado e de acordo com a sua própria experiência vão se destacar no mercado. 

Quando digo ensinar não falo dos “charlatões digitais”, falo de profissionais comprometidos com o resultado de seus alunos. Afinal, quando você contribui no resultado de alguém, de alguma forma aquele resultado também é seu. Então se eu fosse escolher duas coisas para o mercado seriam:

  1. Investir em buscar ensinar de verdade, com experiências e materiais que auxiliam nesse processo de aprendizado.
  2. Pensar em novas profissões e como seu conhecimento é capaz de criar um movimento. 

Na nossa empresa, produzimos e criamos materiais didáticos para empresários e infoprodutores que não sabiam que estavam em um mercado educacional. Hoje já atingimos mais de 20 milhões de pessoas com os nossos serviços e uma coisa eu posso te garantir: TUDO É EDUCAÇÃO.

Se as pessoas buscam aprender, quem passa a informação precisa aprender a ensinar.

3-Consumindo alguns de seus conteúdos disponíveis na internet, nos deparamos com uma frase que nos chamou a atenção: “Coragem é fazer agir o que está no coração.”

É comum vermos muitas pessoas “sufocando” o que habita o coração, o que certamente limita a carreira, os negócios, a esfera profissional e pessoal.

Como uma pessoa que é referência em agir, em executar, em criar métodos para realizar, quais dicas você pode dar para aquela pessoa que porventura, esteja trabalhando em algo que não a realiza e que tem medo de se jogar naquilo o que o coração clama? 

Vou iniciar essa resposta com uma frase que escrevi que é assim: É natural ser BOM no seu DOM. Falo isso porque ela está muito ligada a frase: CORAGEM é fazer AGIR o que está no CORAÇÃO.

Entenda que a palavra coragem tem sua origem do Latim CORATICUM, onde COR, significa coração e ATICUM, quer dizer agir de acordo, ou seja, fazer agir o que está no coração. Já percebeu como as pessoas possuem sonhos e desejos diferentes? Tudo está ligado à sua capacidade de realizar as coisas.

Você não tem vontades que não seja capaz de realizar, e você admira as pessoas que tiveram a coragem de fazer aquilo que você também deseja, mas que ainda não conquistou.

Esses dias uma amiga me perguntou se ela deveria criar uma revista de negócios, eu brinquei e perguntei assim: você está com vontade de subir o Monte Everest? Ela respondeu rindo: Não Mari, mas o que isso tem a ver? Eu repliquei: Você não sobe o Monte Everest porque não tem vontade, assim como deve executar a revista porque ficou com vontade. Entende como é simples. Se você tem vontade de fazer algo, execute.

Tenha coragem de ser você, a questão é que você nem sempre se valoriza, porque é tão natural e simples fazer as coisas que você é bom, que nem sempre percebe que isso é um talento. Por esse motivo iniciei a resposta com: É natural ser BOM no seu DOM. Pare de negar o seu natural e permita executar o que está em seu coração. 

Eu como especialista em método, falo que crio método para as pessoas, mas na verdade eu apenas extraio delas. O poder de cada pessoa está na sua trajetória, o meu trabalho é apenas trazer todo esse potencial para fora.

4-Explique sobre como funciona o Método da Imaginação e de que maneira ele ajuda a APROXIMAR, CONECTAR E DESEJAR, construindo uma jornada capaz de atingir o objetivo traçado.

E, aproveitando: ele pode ser aplicado, por exemplo, na gestão do trabalho em equipe da esfera corporativa? De que forma? 

Eu desenvolvi essa técnica dando aula há 16 anos, brinco que por ter ensinado quem não queira aprender, eu aprendi a ensinar. E o que eu percebi nesse tempo? As pessoas só conseguem aprender aquilo que podem imaginar.

Podemos usar coisas que existem ou não existem. Por exemplo, se você não conhece o objeto astrolábio e eu te pedir para imaginar ela, você não vai conseguir. Mas, se eu te pedir para imaginar um cavalo com asa de borboleta você é capaz de imaginar. Engraçado que o astrolábio existe, e o cavalo com asa de borboleta não.

Porém, você conhece a imagem de um cavalo e a imagem da asa de borboleta, com isso você é capaz de formar uma nova imagem, uma nova mensagem na sua imaginação. O mesmo acontece com o conhecimento, para quem está recebendo aquela mensagem aquilo é algo que não existe, porque ela não teve acesso e isso não faz sentido dentro do campo de imaginação dela. Como profissionais que passamos uma mensagem, é necessário criar “novas” imagens na imaginação das pessoas, para isso gosto de citar três maneiras:

  • APROXIMAR

Sempre que você vai se comunicar com um grupo, é importante utilizar exemplos da realidade deles. Eu quando ministrava aula de matemática e precisava ensinar porcentagem para adolescente, não iniciava a explicação falando de número, eu perguntava quem da sala queria um tênis ou um moletom novo, porque todo adolescente sempre quer um tênis ou um moletom, então com base nisso eu falava a respeito de descontos, se eles tinham visto algum desses itens em promoção recentemente. Eu aproximava o meu conteúdo com a realidade deles, para que elas pudessem inserir aquele novo conceito dentro do campo de imaginação que já possuem. Por isso, é necessário que para conseguir ensinar com maestria, você conheça mais do que seu conteúdo, como também o público para quem direciona seu conteúdo. 

  • CONECTAR

Conectar nada mais é do que pegar uma informação que a pessoa já tem e ancorar na nova informação que vai inserir, pode ser o exemplo do cavalo com asa de borboleta, são duas coisas que alguém conhece para formar uma terceira. Ou o exemplo do uso do mal com L ou U, falamos que o mal é o oposto de bem e o mau é o oposto de bom.

  • DESEJAR

Tudo que as pessoas desejam de fato elas conseguem imaginar, então uma ótima maneira de ensinar algo é despertar o desejo do seu aluno por aquele conhecimento. 

Quando eu ensinava matemática eu buscava entender o que aqueles alunos gostavam para mostrar a importância do meu conteúdo dentro da área de interesse dele ou como aquilo iria ajudar ele a chegar no seu objetivo.

Sempre que você aproxima, conecta ou desperta o desejo faz a pessoa imaginar, porque ela cria memória. 

Trazendo isso para o ambiente corporativo, nada muda. As pessoas trabalham porque se aproximam daquela cultura, se conectam com os valores ou desejam atingir algo dentro daquela empresa. Se todo gestor trabalhar a teoria da imaginação no seu negócio, além de clarificar a informação de tudo que precisa comunicar com seu time, irá fortalecer laços e formar equipes consolidadas e com foco no resultado ou objetivo proposto. 

5- Você acredita que cada pessoa é única e que compartilhar nosso conhecimento com o mundo, torna ele um lugar melhor. Você se lembra como teve essa percepção?

Em um mundo onde cada vez mais vemos o famoso “mais do mesmo”, o que fazer para deixar de forma clara para o público, clientes, fãs e consumidores, a nossa originalidade e essência?

Por muito tempo, tentei seguir um padrão ou me encaixar em um molde, mas eu não consegui. Parecia que sempre que eu tinha que dar o próximo passo, eu precisava perguntar para alguém e isso me paralisava. Então percebi que o melhor jeito para fazer as coisas eram o meu, eu podia sim ouvir pessoas, mas o conhecimento dos outros viriam para me ajudar a construir o meu caminho, e não para copiar o caminho de alguém.

Eu acredito que cada um de nós faz parte de um corpo maior, e todos temos sua devida função para esse corpo funcionar. Eu posso falar que em um corpo, o pé é menos importante que a mão? Ou o coração mais importante que o cérebro? Não. Dentro de um corpo, cada parte existente tem a sua função.

Não existe parte mais ou menos importante. Assim é com as pessoas. Porém, se cada um não externar seu método, o seu dom e o seu talento, vamos sempre ter lacunas do conhecimento de alguém que só poderia ser compartilhado por ela, mas que foi calado pela sua insegurança ou pela certeza do próprio valor. 

As pessoas querem resultado, dinheiro e excelência, mas esquecem que a excelência está em exceder a essência. 

A minha missão é mais do que mostrar para cada pessoa que ela é única, como também provar que o conhecimento de vida que ela tem, possui um valor imensurável. O nosso valor se dá pelas coisas que vivemos, erramos e aprendemos, como se tivéssemos pegado um pouco de cada coisa e construído nosso jeito de executar, esse jeito é tão único e valioso quanto a nossa digital. 

Não acredito que alguém precisa de validação externa, a existência de cada um é sua própria validação.

Hoje eu te falo isso, não porque eu trabalho com isso, mas eu escolhi trabalhar com isso, porque é o que eu acredito.

6- Em uma de suas entrevistas, você comenta sobre o fato de seu pai ser comerciante e o quanto isso foi importante na sua carreira em relação ao networking.

Dentre os temas de palestras que você já desenvolveu, uma delas fala sobre a importância de vermos as pessoas como clientes em potencial. Fala para a gente a importância de ter esse mindset e quais estratégias você considera mais poderosas no sentido de fazer um networking assertivo e criar uma rede capaz de gerar inúmeros negócios?

Quando o meu pai era vivo, ele me deu uma base muito importante para aprender sobre relacionamentos, ou como as pessoas chama hoje: NETWORKING.

Meu pai investia o seu tempo entre trabalhar e se relacionar. Só que na verdade não existia essa divisão, era tudo junto, ao mesmo tempo. E o mesmo eu via com a minha mãe, que era professora. 

Não tinha como separar o ato de dar aula com a ação de ouvir os alunos, é tudo junto. E o que é o networking, é gerar valor e criar relacionamentos sólidos com as pessoas. Não digo que você precisa convidar todo mundo para um churrasco na sua casa, mas sempre que possível ajude as pessoas, você nunca sabe o dia de amanhã, o networking para mim, está relacionado a generosidade, ao servir. 

Para explicar isso gosto da frase: TODO CONTATO É UM CONTRATO. Trate cada pessoa como seu cliente, você vai ver como tudo será diferente. Talvez aquela pessoa não tenha condições hoje, mas você pode ser o sonho dela de consumo. 

Quando ministrava nas escolas, eu via meus alunos como clientes, assim eu não podia colocar a culpa da dificuldade que eles tinham nos pais, na escola ou no professor do ano anterior, quando você vê as pessoas como clientes, você precisa resolver e atender aquela pessoa da melhor forma com aquilo que você tem. 

Gosto também de falar que toda vez que você identifica um problema é sua responsabilidade encontrar a solução. Estamos em um mundo onde as pessoas adoram terceirizar as coisas, só que apesar de parecer mais difícil ter a responsabilidade das coisas, é o melhor caminho. Porque quando a responsabilidade é sua, você é capaz de resolver aquela situação. Um pequeno exercício: você fala o mesmo bom dia para todas as pessoas que encontra? Se a resposta for não, comece mudando isso. 

Não faça as coisas porque as pessoas estão vendo, faça sempre mesmo que ninguém veja, porque por mais que você não saiba, o tempo todo tem alguém observando. Uma simples atitude sua pode criar ou eliminar grandes oportunidades.

7-Como você enxerga a relação entre motivação e potencialização de resultados nas empresas? Existe algum segredo para manter as pessoas motivadas a alcançar seus objetivos?

Cole na parede da empresa: “QUE VOCÊ TENHA TODOS OS DIAS A ENERGIA DE QUANDO COMEÇOU.”

(Mari Coelho)

Não tem como ter a mesma energia do dia um, mas tem como estar com pessoas capazes de te energizar. Por isso, forme um time com os valores que você acredita, com os sonhos que eles vão te ajudar a desenhar, as pessoas se complementam. Crie essa cultura na sua empresa.

Eu escrevo poesias e um dia escrevi a seguinte poesia:

“ESTEJA COM PESSOA QUE VIVEM AQUILO QUE VOCÊ ACREDITA, PARA NÃO SE PERDER QUANDO SE ESQUECER DE QUEM VOCÊ É.”

Certo dia, passando pelos stories eu vi essa frase no Instagram da Dani do nosso time, você tem noção o que foi aquilo para mim? Eu tive a certeza de que tinha pessoas certas no meu time. Não busque as melhores pessoas, busque as pessoas certas. A energia e motivação do time vem pelo ambiente que ele está inserido. O ambiente é formado pelas pessoas.

(Continua…)

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes